4comentários

Contando Até 10 com LomoCouple, o Casal Ícone da Lomografia Brasileira

por em 10/11/2011
 
Colago

Colago

E vamos estrear nossa sessão de entrevistas, com um bate-papo com o casal Guilardo e Ana Paula (ou, pra ser justo, Ana Paula e Guilardo, já que ela é que infectou ele com o virus da fotografia ;-) Os dois contam um pouco sobre sua relação com a fotografia analógica, e dão algumas dicas pra quem tá começando.

1. Apresentem-se pro povo…
Ana Paula e Guilardo, muito prazer! Ah, quando nos unimos para tirar fotos analógicas nos transformamos em uma entidade chamada lomocouple.

Bicicletas

Bicicletas

2. O que fazem da vida?
Para o pão de cada dia, Ana trabalha como designer e Guilardo como arquiteto.

3. E a fotografia?
Uma paixão antiga de Ana, que contaminou o Guilardo de uns anos pra cá.

Infinito

Infinito

4. E a fotografia analógica?
Começou como uma brincadeira com as cameras lomo. Gostamos tanto que começamos a procurar outras cameras analógicas e querer testar filmes diferentes. O fator surpresa sempre nos cativou. E a fotografia com filme tem uma aura que a digital ainda não conseguiu alcançar.

5. Quais cameras analógicas você tem?
Em nosso flickr, cada album corresponde a uma camera de nossa coleção. Até o momento são 16 cameras diferentes, desde toycameras de plástico até uma Hasselblad profissional. Mas a família vive crescendo…

Revoada

Revoada

6. Tem algum filme de preferência?
Gostamos muito do Ektachrome, quando revelado em processo cruzado. Negativo cor, o Ektar 100 é lindo. E para preto&branco, qualquer um da ilford é garantia de boas fotos.

7. Tem algum estilo de preferência, dentro da fotografia com filme?
Não sei se chega a ser um estilo, mas procuramos registrar as cenas do cotidiano que, por algum motivo, chamaram o nosso olhar.

Despedida do sol

Despedida do sol

8. Tem algum fotógrafo que seja referência pra você nessa área? Porque?
Ana: gosto muito do Keith Carter. Fotos misteriosas e belíssimas!
Guilardo: o primeiro que me passa na cabeça é o Steve McCurry. Acho impressionante como capta o sentimento das pessoas em uma única imagem.

9. Uma dica pra quem tá começando na fotografia analógica.
Teste diversos tipos de filmes, sem medo de errar. Você pode ter boas surpresas quando pegar a revelação!

Outeiro

Outeiro

10. Outra dica, pra não chamarem vocês de egoístas…
Procure revelar em lugares de confiança, principalmente aquele filme especial. E mais uma dica: recomendamos sempre fazer contato, pois ajuda quando for escanear um negativo.

Agora vamos ver mais algumas fotos deles, e você pode conhecer mais do casal mais lomo do Brasil através do site deles, que é http://flavors.me/lomocouple.

Abs!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!