2comentários

Sete Razões pra Fotografar com Filme: 5 – Aprender sobre Temperatura de Cor

por em 12/11/2011
 

Quinta razão…

5. Aprender sobre Temperatura de Cor:

Diferente de câmeras digitais, onde você pode setar o balanço de cor ou deixar a câmera fazer isso automaticamente, em uma câmera analógica você tem que comprar o filme certo pro tipo de luz certa. Quando você usa um rolo de filme feito pra ser usado sob a luz do dia (do sol) sob uma luz artificial (tungstênio), você começa a entender a importância da cor da luz.
– Jason Row

Sem Titulo / Untitled

Vish, ficou tudo verde....

Novamente, esqueça a caretice do Jason. Ele está certo quando diz que um filme pra luz do sol vai produzir imagens bizarras se você usar dentro de casa e/ou com flash… mas isso não é um problema, e sim uma opção, uma oportunidade. Aprendendo que fontes de luz diferentes produzem luzes de cores (temperaturas) diferentes (saca “luz fria”, “luz quente”…?), você pode se planejar de antemão pra tirar fotos com filmes “trocados” e saber que coisas muito loucas vão aparecer… simples assim ;-)

Ah, Minhas Unhas... / Oh, My Nails...

Xiii... ficou tudo laranja!

Agora, posso contar mais um segredo? Eu não ligo. Eu uso indiscriminadamente os filmes na luz que estiver rolando na hora… e curto muito os resultados. Eu poderia dedicar alguns minutos pra olhar, antes de colocar o filme na máquina, qual a luz ideal pra ele (vem escrito em algum lugar da caixa, sempre), mas não faço isso. Porque eu não ligo. Deixo a gosto de deus ;-)

E TEM MAIS! Sei que não falamos de filme cromo e revelação cruzada ainda… mas, em resumo, você pode zonear mais ainda as cores das suas fotos na hora de revelar o negativo. Logo, se você vai zonear, pra que se preocupar com a cor que deveria ser mas nunca será?

Abs!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!