14comentários

Sete Razões pra Fotografar com Filme: 6 – Câmeras Baratas!

por em 13/11/2011
 

ESSE É UM DOS MEUS MOTIVOS FAVORITOS! :-D

6. Cameras Profissionais a Preços Baixos:

Para muitos de nós, antigos usuários de filme, câmeras como Nikon F5, Hasselblads e até Leicas eram coisa de sonho. A simples idéia de, um dia, possuir uma dessas maravilhas do mundo da fotografia alimentava nossa paixão. Pois bem, dê uma rápida passada no Ebay hoje em dia* e você vai encontrar exemplares dessas câmeras em excelente estado a um preço muito menor do que o de uma DSLR.
Jason Row


Câmeras, câmeras, câmeras! Porque essa sede por mais e mais equipamento?
Isso é assunto pra outro post. Mas o fato é que nunca foi tão fácil e barato ter uma EXCELENTE câmera analógica. São tantas as oportunidades que vou criar uma lista de situações que eu mesmo vivi e vivo até hoje:

  • Quando comecei a fotografar com filme, em 2009, avisei a todos os amigos e familiares. Depois de algum tempo, eu já tinha recebido de bom grado, e sem custo, dessas pessoas amadas, uma Yashika MF-3, duas Olympus Trip 35, uma Olympus Pen, uma Nikon F5 (sim! essa daí de cima! de grátis!) dentre outras que passei a usar só pra decoração. TODAS essas citadas funcionam perfeitamente. Todas estavam pegando poeira no fundo do armário. Logo, primeira lição: quer uma câmera? Peça pra todo mundo!
  • Quer gastar 50 reais em uma PUTA câmera? Dá uma olhada, assim como quem não quer nada, nas Olympus Trip 35 à venda no Mercado Livre… eu, que já tenho duas, fiquei com vontade de comprar mais umas três…
  • Quer gastar um pouco mais? Então tá. Ainda no Mercado Livre, fazendo uma busca rapidíssima por “cameras analógicas”, ok?

Enfim, isso é só o começo. Em poucos minutos encontrei uma manada de Leicas, Nikons, Canons, Olympus… todas pedindo pelamordedeus pra serem adotadas. Tem como não atender a esses chamados? ;-)

Abs!

* Ou Mercado Livre, ou Fóruns de fotografia, ou Feirinha do MASP (SP), Feira da Praça XV (RJ), Feira do Centro de Convivência (Campinas, SP) etc etc etc…

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • nina
    11/04/2014 em 12:13 pm

    valeu!
    achei um post aqui sobre a olympus, vou conferir e quem sabe comprar essa mesmo. abç.

    Responder

  • nina
    05/04/2014 em 2:04 pm

    muito bacana esse post.
    eu tenho pesquisando várias câmeras, mas ainda tô na indecisão.

    andré qual vc sugere para uma iniciante?
    vi umas fotos da zenit, gostei muito. mas descobri e inclusive carreguei uma, puts – é pesada demais. pra andar com essa câmera na bolsa, cansa. já carrego tantas coisas rsrs.

    tenho visto em muitos lugares os valores das câmeras, mas estou na dúvida de qual comprar, se será tão difícil o uso, manutenção, essas coisas…

    abç!

    Responder

    • 07/04/2014 em 7:58 am

      Oi Nina.

      Olha, é muito difícil sugerir UMA câmera quando falamos de analógicas antigas. Se por um lado são décadas de modelos lançados, por outro lado nunca se sabe quais desses podem estar disponíveis onde você mora, por exemplo. Mas procure algo simples, como uma Olympus Trip, já que você quer carregar na bolsa… :)

      Responder

    • Silvano Rocha
      07/04/2014 em 8:33 am

      Quer uma camera pequena e leve, com possibilidade de ótimas lentes, inclusive usar uma das melhores 50inhas já feitas? OM-1 + Zuiko 50/1.8. Pule a 50/1.4 e fique com a 1.8 que é melhor.

      Responder

  • Silvano Rocha
    06/12/2012 em 6:55 pm

    Show André, agora que me liguei, está certo. A Nikon F5 é um sonho cara, vi uma por 600 reais e quase comprei, mais me segurei. Se pintar uma F6 por menos de 1000 reais, quando pintar eu compro na hora. Parabens pelo site, abração. Ah, mandei mensagem repetida, pode excluir, achei que não tinha ido.

    Responder

  • Silvano Rocha
    06/12/2012 em 6:53 pm

    Olá André, parabéns pelo post. Eu estou muito feliz com minha Olympus OM-1, que é uma máquina TOP que eu sempre quiz ter mais só agora pude. Quem sabe no futuro tenha uma Nikon F5 ou F6. Falando nisso, essa sua linda NIKON aí não é uma F5 e sim uma NIKON F, a F5 é aquela moderna, cheia de controles eletronicos. Abração

    Responder

  • Silvano Rocha
    06/12/2012 em 6:01 pm

    Parabéns pelo Post André, eu mesmo estou usando, além da Zenit 12xp que foi comprada NOVA por meu pai em 1992, uma Olympus OM-1 Zeradinha que peguei no E-BAY.
    Mais… essa sua linda NIKON não é uma F5 e sim uma Nikon F, ok? A F5 é aquela quase “state of art”, toda eletronica etc…Abração e parabens pelo site.

    Responder

    • 06/12/2012 em 6:11 pm

      Opa Silvano, obrigado! :-) Mas a idéia não foi relacionar a foto da Nikon (que é uma analógica genérica que peguei pra ilustrar) e a citada pelo Jason (autor do texto no original em inglês) ;-)

      Abs!

      Responder

  • 09/08/2012 em 10:33 am

    depois de ler os posts novos, peguei os posts antigos pra ler. e depois de ler muita coisa, e de tanta influencia, eu comprei uma olympus trip 35! ainda não saí pra fotografar, mas nesse final de semana inauguro a bonitinha.

    Responder

  • Eduardo
    07/08/2012 em 9:47 am

    Tenho 3 câmeras de filme: uma Nikon F100, uma Nikon F65 e uma Canon Elan 7. Todas foram compradas usadas, mas em estado de novas, e o melhor de tudo, não cheguei a gastar 2000 reais nas três (apenas nos corpos). E, no comparativo, considero que elas produzem imagens que são absurdamente superiores a qualquer uma das minhas digitais (Canon 40D , Nikon D200 e D300s)…

    Responder

  • 08/07/2012 em 10:36 am

    Tô amando os posts…
    Quase comprei uma polaroid ontem – em leilão.
    Mas não desisti!rs

    Fui ver com minha main se ainda tinhamos a nossa querida Zenit, de pouquíssimo uso (pela falta de experiência do pai) e, pra felicidade geral da nação, ainda tem!
    \o/
    Só que, vou ter que testar muito, talvz até um curso! kkk’
    É uma Zenit 12 xsl…

    Em breve terei uma polaroid 636, e uma Olympus Trip 35.!
    *————–*

    Responder

  • Gabriela
    20/04/2012 em 12:05 pm

    Muito obrigada pelo post, André. Eu não tinha noção que as analógicas estavam a esses preços! Já sei o que pedir de aniversário aos parentes!

    Responder

Deixa aí seu comentário!