18comentários

SNCE: A doença que assola os fotógrafos…

por em 20/11/2011
 
"possibly the world's largest instant camera collection"

"possibly the world's largest instant camera collection"

Eu sofro, você sofre, todos sofremos. E não tem cura. Só dá pra administrar, gerenciar, cuidar, um dia após o outro.

Repita comigo: “Meu nome é [Seu Nome], e eu sofro de Sindrome de Necessidade de Comprar Equipamentos.”

Proooonto. Agora que assumiu, está se sentindo melhor? Que bom. Eu também.

Mais de 150 rolos de filme comprados no impulso...

Mais de 150 rolos de filme comprados no impulso...

Eu não conheço um fotógrafo, amador ou profissional, que não fique com os olhos brilhandos frente a possibilidade de comprar “coisas novas”. Sejam lentes, câmeras antigas, novos lançamentos.

Eu mesmo, em 2009, tive uma crise séria de SNCE, o que resultou em um estoque de mais de 200 rolos de filme 35mm e 120 comprados em espasmos de ansiedade por toda a internet. Até hoje tenho mais de 150 desses rolos.Todos vencidos, mas ainda assim úteis (ainda bem, né?).

Mas filme até que é barato, O difícil é quando coça a mão pra comprar o último modelo de DSLR, ou comprar mais (e mais, e mais, e mais) lentes…

"Owen's Camera Collection"

"Owen's Camera Collection"

Outro dia o Fotografia DG publicou um ótimo texto sobre isso que, em resumo, dizia que a solução é, sempre que der de cara com uma oportunidade, usar a técnica dos três nãos (não posso, não quero, não preciso). Eu já tenho outra técnica, que usei recentemente, e é mais produtiva também: fotografe.

Quando bater aquela vontade de comprar uma câmera nova, saia pra lugares novos, procure pessoas novas, ângulos novos. Explore formas novas de usar sua câmera. Com certeza você não conhece nem 50% do que ela pode fazer, e – o mais importante – uma câmera nova não vai te dar mais prazer ao fotografar. Vai apenas te dar mais prazer ao comprar.

Outro bom caminho é explorar seu equipamento. Tire tudo do armário, limpe, organize, toque, monte, desmonte… logo logo a velha paixão por aquela peça vai voltar, e você não vai mais pensar em trair sua velha paixão com uma câmera nova.

Negativos "pegando poeira", e eu querendo comprar máquina nova?!

Negativos "pegando poeira", e eu querendo comprar máquina nova?!

Vou te dizer que essa técnica funciona, viu? Principalmente com fotografia analógica, que aliás, geralmente se manifesta não frente a coisas novas, mas sim frente a coisas antigas (câmeras vintage) e câmeras diferentes (toycameras). Eu estava prestes a comprar mais câmeras (já tenho umas dez) e – pasmem – mais filmes! Daí me dei conta da merda que eu ia fazer, e busquei formas de me distrair.

Encontrei dez rolos de negativo pra revelar, mais cinco pra scanear, duas câmeras carregadas com filme pela metade e uma caixa com os famosos 150 rolos de negativo. Limpei, organize, cataloguei e, principalmente, levei todas as câmeras pra rua pra fotografar. Voilá! Cadê que eu quero coisas novas? Descobri que não fiz nem metade do que eu sempre quis fazer com as velhas! Eu só não me lembrava disso…

Enfim, pra cuidar da SNCE é assim: um dia depois do outro, com calma e carinho. Todos somos vítimas, todos estamos juntos. Basta nos lembrarmos que o que importa é a fotografia, e não o equipamento ;-)

Abs!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • luiz h. carneiro
    19/02/2014 em 4:00 pm

    Meu nome é Luiz Henrique e eu sofro de SNCE, tenho umas 10 cameras, mas não bato muitas fotos, rsr e ja estou atrás de meios para construir mais uma (das 10 uma eu mesmo fiz), mas no meu caso nem tento controlar… rsr e não são apenas câmeras… são rádios, videogames, maquinas de costura, vinil, livros, brinquedos… pior que em casa o negocio é endêmico eu e a patroa.. passou de 20 anos estamos carregando para dentro de casa… rsrsrsr

    Responder

  • Thais
    01/01/2013 em 10:20 pm

    Controlar a compra de câmeras é bem mais fácil pq são caras e eu sou mão fechada…kkkkk.
    O problema, no meu caso, são os filmes, tive uma crise de abstinência pq meus filmes ISO 200 tinham acabado e mesmo com 10 rolos (5 de 400 e 5 de 100) em casa comprei mais 3 de 200 e um P&B só pq tava num preço bom…kkkkkkkkkkkk

    sei que preciso parar, mas só depois de comprar mais uns rolinhos de cromo

    Responder

  • 13/10/2012 em 9:39 pm

    Meu nome é Fernando, e eu sofro de Sindrome de Necessidade de Comprar Equipamento.
    ahahaha, Não li isso a tempo. Há cerca de 2 horas acabei de adquirir minha ‘nova’ Canon AE-1 PROGRAM + Lente Five Stars 75-200mm(fuleira). Amanhã vou pagar no caixa eletronico para tê-la ainda essa semana. hahaha

    Estou com 6 analógicas, sendo 2 SLRs, 3 Analógicas compactas e 1 Polaroid i-zone.
    Filmes? tenho milhares para revelar e imprimir, porque ainda não tenho laboratório e nem scanner.

    PS: Ótimos Posts André.

    Responder

  • tduarte
    23/06/2012 em 12:30 am

    equipamentite aguda. não tem pra onde fugir. resistir é inutil!

    Responder

  • Abrahaoms
    21/06/2012 em 10:39 pm

    Putz achava que já estava com problema psicológico. Nem bem começei a ler os post do blog e já comprei 03 garotas: Pentax K1000, Trip35 uma Canon AE-1, fora a Canon EOS REBEL X que tá guardada e uma digital da Fuji HSP-10. Tô na roça!

    Responder

  • 11/04/2012 em 12:20 am

    Caro André, obrigado por me ajudar, só por hoje, a negar a minha SNCE!!! Depois de uma Nikomat, uma FM2, uma F3 (recém adquirida numa recaída), uma Pen EES-2, e uma Mamiya 645 (e um par de objetivas para cada uma delas), mais o ampliador e os 20 rolos de TRI-X na geladeira, estava quase levando uma Rolleiflex e uma Yashica Mat 124.
    Mas hoje me sinto melhor apenas com isso. Obrigado amigo André.
    Bons Clicks!!!
    :)

    Responder

  • 14/03/2012 em 11:42 pm

    poxa, me sinto muito melhor agora com esse post! é como uma terapia pra fotógrafos (que sofrem de SNCE) :D haha

    Responder

  • 13/01/2012 em 6:34 pm

    achava que só eu que tivesse essa doença!!!rs

    Responder

  • Nirvana
    20/11/2011 em 11:23 pm

    Meu nome é Nirvana, e eu sofro de Sindrome de Necessidade de Comprar Equipamentos.
    ahhsauhsaui. Adorei!!
    Eu sou assim, mas com filmes, só que eu ainda não achei lugar barato para comprar 200 rolos de filme!!!
    Adorei o blog, mas uma vez!!
    Beijos.

    Responder

    • 21/11/2011 em 7:34 am

      Oi Nirvana! Eu juntei compulsivamente meus 200 rolos em compras “pequenas”, de 20 em 20, basicamente no Mercado Livre, na Four Corners Store, e em compras de colegas em listas de discussão e fóruns…

      Não sei se é bom ou ruim dizer isso, mas “com calma você chega lá! :-)”

      Responder

Deixa aí seu comentário!