55comentários

Então É Pra Comprar Um Scanner de Filme? Yep!

por em 30/11/2011
 
000012, por tatianaduarte

000012, por tatianaduarte

Scanner em casa é vida. É liberdade, é amor. Sim, eu acredito que todo entusiasta de fotografia analógica deve ter seu scanner de negativos em casa. #prontofalei.

Esse post não é pra ensinar ninguém a usar scanner. Até porque pra isso existem dezenas de posts muito bons por aí (o meu preferido é esse aqui do Vida Analógica). Esse post é pra te convencer a comprar um scanner.

 

Trocentos motivos pra comprar um scanner de filme:

  • Facilidade: Esqueça o medo. Scanear filme é MUITO fácil. Mais fácil do que carregar filme 35mm numa Holga.
  • Liberdade: Não precisar de um lab pra digitalizar suas fotos é bom demais. Você scaneia quando quer, como quer, com o carinho devido. Pode scanear com ou sem bordas, com ou sem os buraquinhos/sprockets, pode brincar de scanear dois filmes sobrepostos… enfim, mil coisas. E se você gosta de imprimir as fotos, pode usar qualquer serviço online de impressão de fotos digitais, ou colocar as fotos num pen drive e levar na sua lojinha preferida!
  • Custo: Quanto você paga pra scanear um rolo? Uns R$20,00? Um scanner legal está por volta de R$600,00. Ou seja, em 30 rolos de filme você pagou o scanner. Se você for scanear 50, 60, 100 rolos em uma loja, já poderia ter comprado uns 3 scanners ou um scanner de filme profissional!
  • Flexibilidade: Scanner é paz de espírito. Scaneou em baixa resolução, e agora precisa daquela foto em alta? É só scanear de novo! Scaneou e percebeu que tem um fio de cabelo ali no canto da foto? Scaneia de novo!
  • Fonte de renda: Que tal scanear pros amigos pela metade do preço cobrado pelas lojas? :-D
  • Ritual: Scanear faz parte do ritual. Olha: você comprou o filme, colocou o filme na máquina, tirou as fotos. Daí você manda revelar, o que já dá medinho porque você está delegando parte do seu ritual pra outra pessoa. E ainda vai delegar a última parte, que é scanear? Com seu scanner, a última parte de colocar uma foto no mundo é sua! A emoção de ver a foto aparecendo na tela, enquanto o scanner leeeentamente passa pelo negativo, é sua! Você começa com o controle, e termina com o controle. A sensação de que a foto “é sua” é ainda maior.
São Paulo Black & White, por mais-uma

São Paulo Black & White, por mais-uma

Ok, mas qual scanner comprar? Olha, acho que tem vários bons por aí. Mas, coincidência ou não, 90% das pessoas que conheço usam o HP G4050.Ele é fácil de achar no Brasil, facílimo de mexer, fácil de limpar… bom mesmo.

Tá. E precisa de programa? Precisar de um software só pra scanear, não precisa. O scanner vem com um bem bonzinho, que eu recomendo pra aprender nas primeiras digitalizações. Mas depois você vai perceber que poderia fazer aquele rolo em menos tempo. Daí entra um programa que eu adoro, chamado VueScan, e sobre o qual não carece falar muito aqui também. Só vale dizer que o preço é justo pro tempo que você economiza e a qualidade que ganha. E não é mais complicado que o software que vem com o scanner.

Beleza? Então agora vamos ver alguns videozinhos de gente usando scanner pra fotos? Só pra ver na prática como a coisa acontece? By the way, as molduras pra negativos que vocês vão ver nos vídeos já vêm com o scanner, ok?

Dúvidas? Manda elas aí nos comentários!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 10/09/2015 em 12:16 pm

    Meus caros, vocês poderiam atualizar o post, informando bons modelos atuais de scanner?
    Estou começando agora, acabei de comprar minha 1ª SLR e faltam muitas informações sobre o assunto aqui no Brasil. Obrigado, parabéns pelo site e abraços.

    Responder

  • 12/08/2014 em 7:11 pm

    olá queria saber se mesmo não revelados os filmes, dentro da case, eu consigo scanear e não queimar o filme ?

    Responder

    • 13/08/2014 em 7:36 am

      Olá William. Um filme precisa ser revelado para que as imagens apareçam nele. Já o processo de passar fotos pro papel se chama ampliação. Talvez você esteja confundindo… :-)

      Responder

  • Carol Reis
    23/06/2014 em 1:45 pm

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo site! Estou lendo tudo e aprendendo cada vez mais.
    Gostaria de saber se a Impressora Hp Psc 1210 funciona para scannear nesse caso.
    Obrigada desde já!

    Responder

  • 06/05/2014 em 3:13 pm

    Obrigado Bruno! Links corrigidos ;-)

    Responder

  • 03/05/2014 em 5:47 pm

    Os links do youtube não estão funcionando!

    Responder

  • Aiesca
    15/08/2013 em 10:03 pm

    Oi, um tenho uma dúvida sobre scanner : o Epson 330 ainda pode ser considerado bom ou tem muitas limitações e já está ultrapassado?
    Sobre a impressão de fotos com os sprockets :o meu lab falou que para que eles saiam na impressão tem q escanear o negativo e depois imprimir. Verdade? Se for isso preciso comprar um scanner djá!
    3a duvida: mandei um ct precisa vencido para revelar e veio super escuro nem quiseram imprimir, só disseram : seu filme tá velado. Alguém pode me dizer o q pode ter ocorrido?
    Desculpa essa msg tão grande mas aproveitei para tirar minhas dúvidas mais cruciais de uma só vez.

    Responder

  • Victor Augusto Azevedo
    13/08/2012 em 2:00 pm

    Acabo de comprar uma HP G4050, eu fiquei com duvidas, usando ela e o vuescan as fotos ficam boas?

    Responder

    • 31/07/2012 em 10:19 am

      Oi Nat! Esse pequeno do ML eu não curto não. A qualidade é baixa e a flexibilidade também, já que ele não trabalha com formatos diferentes do tradicional. Já o Canon me parece legal, mas nunca usei nem vi comentários…

      Responder

  • Júlia
    23/07/2012 em 3:34 pm

    Oi, estou em dúvida sobre qual scanner comprar, estou pensando em um Epson PERFECTION V500. Será que vale à pena o investimento? Obrigada!

    Responder

    • 23/07/2012 em 4:10 pm

      Oi Julia! Nunca usei esses Epson, mas eles estão sendo elogiados, viu…

      Responder

    • 23/07/2012 em 4:22 pm

      Oi Júlia, estou usando um V700 e gosto muito dele, de todos que usei, esse sem dúvidas foi o melhor, e ainda tem suporte no Brasil. Fora ele tem o HP G4050, e o Canon 9000F, scanners muito bons. Não sei o valor dele aqui, mas se vai usar, com certeza vale o investimento, e o prazer de digitalizar suas imagens.

      Responder

    • Filippo
      23/07/2012 em 6:32 pm

      eu comprei o v500 e ainda estou quebrando a cabeça de como usar.. parece bom, talvez um pouco devagar.. mas pelo preço, achei a melhor opção (comprei na amazon e trouxe na mão de la)

      Responder

    • Rodrigo Netto
      27/06/2012 em 5:58 pm

      Eu já vi funcionando, mas só pela descrição não teve ter uma qualidade muito boa, pelo que fala ele faz uma foto de 5 megapixel direto, com o filme sendo retroiluminado, é como se fosse uma camera fotográfica, para internet e se não procura muita qualidade, pelo preço deve ser legal, mas não espere muito.

      Responder

  • Bianca Carvalho
    03/06/2012 em 9:57 pm

    Alguém conhcece o Epson Perfection V330?

    Responder

  • Filippo Ronca Cavalcanti
    09/05/2012 em 1:13 am

    alguem conhece o Canon CanoScan 9000F? to quase comprando, qualquer opinião seria bem vinda

    http://www.amazon.com/gp/product/B003JQLHEA/ref=gno_cart_title_2

    Responder

    • Rodrigo Netto
      27/06/2012 em 5:53 pm

      Vi alguns testes, e parece que é um ótimo equipamento, o único porem é a falta de assistência no Brasil. Nunca usei scanner da Canon, mas no geral, seus equipos são muito bons!!

      Responder

  • jux
    08/05/2012 em 11:53 pm

    nossa, tb tenho o g4050 e acho ele HORRIVEL!! fotos com alto contraste ele é incapaz de compreender, filme positivo revelado cruzado então… PELAMORDEDEUS! horrível! não recomendo mesmo.

    ainda não usei o vuescan, mas do jeito q ele é ruim, não tenho esperanças de melhoras tão agressivas. vou tentar!

    Responder

  • Andrezza
    17/04/2012 em 5:52 pm

    Desculpa, mas é que nao entendi algumas coisas. To super afim, de revelar o filme sem cortes e participar do processo. Tenho um scanner o Multifuncional HP PSC-1315, será que serve?

    Responder

    • 17/04/2012 em 6:42 pm

      Oi Andrezza!

      Olha, infelizmente multifuncionais não servem, porque é necessário que o scanner tenha na tampa um dispositivo que iluymina o negativo por trás, permitindo que o scanner, abaixo do negativo, digitalize uma imagem clara e nítida, entende?

      Bjs,

      Responder

  • 15/04/2012 em 11:18 am

    Estou usando o software que vem com o scanner. Vou dar uma olhada nesse que vc indicou. Tnks!

    Responder

  • 14/04/2012 em 10:22 pm

    Oi André!
    Adorei o post.
    Acabei de adquirir um HPG4050, confesso que to penando pra conseguir escanear legal, não entendi direito ainda o lance das cores, não me parecem reais…mas enfim, alguma hora eu aprendo =b hehe
    Bjss!!

    Responder

  • Andrea Xavier
    05/04/2012 em 8:16 am

    Estou procurando um scanner para negativos e todas as matérias que tenho visto são a respeito destes de mesa, aparentemente são os mais populares, mas pesquisando vi que alguns scanners vem com uma tela LCD e alguns até dispensam o uso de um computador e tem um preço um pouco mais baixo que estes scanners de mesa. Será que a qualidade é a mesma?

    Responder

    • 05/04/2012 em 8:19 am

      Oi Andrea!

      Olha, não sei exatamente de quais modelos você está falando, mas é possível que alguns deles tenham qualidade até bem superior aos der mesa. Eu recomendo os de mesa porque são mais fáceis de achar, mais fáceis de se usar em fotos com formatos “diferentes”, como fotos com sprocket holes aparentes, ou panoramicas, além de suportarem fotos 120…

      A pergunta é: você precisa de um scanner com uma qualidade mais alta do que de um scanner de mesa? :-)

      Responder

  • Bruno Totti
    03/02/2012 em 12:44 am

    Eu tenho uma dúvida, eu vou digitalizar a foto da maneira que ela foi revelada, certo? Por exemplo, se revelei de maneira normal, não vou obter um x-pro, correto?

    Responder

    • 03/02/2012 em 7:46 am

      Exato. Mas, como diz a Anitta, da Toycamera, um cromo revelado como cromo já é um show de cores e contraste. Mas se você quer as cores diferentonas, vai de xpro mesmo. E ai, quando for scanear, scaneia como negativo normal…

      Abs!

      Responder

  • 01/02/2012 em 1:57 pm

    Oi André.
    Muito legal essas dicas de scanner, mas eu fico com uma dúvida. Sempre penso que gostaria das minhas fotos 35mm em raw e o que pensei foi em comprar uma mesa de luz e fotografar meus negativos ou cromos com a minha DSLR. Perguntas infinitas:
    Vc acha q to viajando?
    Vc acha que funciona?
    Quais os pros e contras em relação ao um scanner?
    Conhece alguém que faça ou já fez isso?
    Esses scanners de mesa são tão bons quantos os scanners de negativo mesmo, tipo esse aqui (http://www.bhphotovideo.com/c/product/310480-REG/Nikon_9240_SF_210_Auto_Slide_Feeder.html)?
    Valeu :)

    Responder

    • 01/02/2012 em 5:38 pm

      1. Vc acha q to viajando? Sim ;-) Não precisa ser RAW pra você ter uma elasticidade razoável. Até porque o RAW não vai fazer mágica, né? Se a foto está escura no negativo, fotografar o negativo em RAW não vai fazer a foto ganhar detalhes que não estão lá ;) Scanear em TIF já é excelente…

      2. Vc acha que funciona? Sim! Claro que funciona. E vão ficar lindas as fotos, principalmente os cromos. Mas o trabalho e o custo, sinceramente, não compensam a meu ver…

      3. Quais os pros e contras em relação ao um scanner? Scanner é vida. Scanner é a amor.

      4. Conhece alguém que faça ou já fez isso? Só pra necessidades muito especificas, ou como projeto/desafio pessoal…

      5. Esses scanners de mesa são tão bons quantos os scanners de negativo mesmo(…)? Não. Aliás, se você quer tanta qualidade assim, um scanner de negativo é uma ótima opção. Eu não recomendo pra todos porque, pra quem fotografa por hobby, é um desperdicio. vale mais a pena comprar um de mesa que scaneie filme e, quaaaaando quiser uma SENHORA digitalização, contrata um birô pra scanear AQUELA foto em específico… ;-)

      Bjs!

      Responder

      • 02/02/2012 em 11:57 am

        Opa André, muito obrigada pela atenção.
        Mas eu pensei justamente o contrário. Uma mesa de luz é mais barata q um scanner. Vc pagou R$ 90,00 por uma na Conselheiro não foi? E uma vez que vc acerte a altura do tripé com a mesa de luz, é só ir trocando os slides/negativos e disparar, achei que seria mais rápido que escanear… eu vou tentar e ai te conto como foi o processo ;)

        Responder

        • 02/02/2012 em 12:02 pm

          Oi Paula, realmente não fui claro… o custo financeiro pode valer a pena. Mas o custo de tempo, homem/hora, acho que fica bem mais lento…

          Mas, de qualquer forma, se você tá empolgada com o projeto, vai em frente! Projeto é projeto: a gente faz porque fica curioso, dá tesão de experimentar ;-) Depois conta sim! Se quiser a gente até coloca um post seu aqui no blog contando a experiência!

          Bjs,

          Responder

  • 01/02/2012 em 1:47 pm

    Que soe um tanto ignorante, mas fiquei na dúvida.
    Scanners normais não resolvem, ou só precisam de um bandeja?
    E sobre esse scanner da hp, resolve tanto pra negativos, cromas, 35 e 120mm?

    Responder

  • anac
    09/01/2012 em 2:24 am

    Me convenceu a comprar um, já que o laboratório onde eu vou sempre amplia as minhas fotos errado, eu ando gastando demais em revelação e tenho preguiça de organizar as fotos em álbuns

    Responder

  • 28/12/2011 em 11:58 pm

    Uma alternativa, mas só se você nunca for usar médio formato, é o HP G2710. É inclusive um pouco mais barato. E também se encontra relativamente fácil no Brasil.

    Responder

    • 29/12/2011 em 8:12 am

      Dei uma olhada e pareceu um ótimo scanner? Mas porque ele não serve pra médio formato? Se for por falta de máscara, a Lomography vende uma mascara DigitaLIZA pra 120, e acredito que devem haver máscaras avulsas por aí, não?

      Responder

      • Bianca Carvalho
        03/06/2012 em 9:35 pm

        To nesta mesma dúvida. Gostei dele pelo preço, mas to preocupada com esse lance de não conseguir escanear o formato 120. To pesquisando um bocado pra ver se ele funciona com a máscara da lomography. Quem descobrir, poderia fazer a gentileza de postar? thanks!

        Responder

  • 30/11/2011 em 11:43 am

    Está quase me convencendo viu :D

    Mas olha, eu pago R$8 para revelar em C41 e escanear em alta, então vai ser difícil o tempo de escanear compensar a economia, o melhor argumento é realmente ter mais controle do “ritual” :)

    Responder

Deixa aí seu comentário!