Um dia pensei: “será que aquecer o filme pode alterar suas propriedades?” Para testar essa hipótese maluca resolvi clicar dois rolos de Kodak Proimage 100 com a minha Lomo LC-A fabricada em 1985 e deixar “cozinhando” lentamente no parasol do meu carro, que sempre ficava sob o sol no horário de trabalho.
Sabe, aquela aba que a gente abaixa pra proteger do sol ou para sua namorada retocar o batom? Então.
Escolhi o Kodak Proimage 100 por N motivos: de longe é o meu filme predileto, já tinha várias fotos com ele e poderia comparar os resultados e, principalmente, era o filme que estava sobrando na geladeira. Para quem não conhece, o Kodak Proimage é um filme negativo da linha profissional, bastante equilibrado e balanceado para tons de pele. É um filme que você dificilmente vai ter alguma alteração de cor. Exceto se o colocar no parasol do seu carro!
Usei o parasol pois o interior do carro se enche de calor (e raios infravermelhos, eu acho…) mas sem correr o risco de derreter os filmes deixando direto no sol ou aquecendo no forno ou fogão. A película é muito sensível ao calor e não podia correr esse risco de derreter meus os filmes!
Assim, depois de mais um mês e alguns dias no parasol (realmente não lembro exatamente) mandei revelar os dois filmes e fazer ampliações 12×9 sem correção de cor e pronto! Cores mais frias quando sob sol e cores mais estranhas quando sob luz de tungstênio, praticamente um Xpro só com negativo e C-41.
Veja os resultados:
E aí? Se empolgou em experimentar mais com seus filmes?
Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)
Voy a intentarlo. ¿Alguien sabe qué pasa si se mete una película (um filme) al microondas?
Cosette, acredito que vai derreter o filme… e a parte metálica do cartucho do filme vai dar aquelas faiscas dentro do microondas. Recomendo NÃO tentar…
estava pensando aqui: e se expôr o filme a uma lâmpada para infravermelho? assim, tecnicamente, ele “cozinharia” da mesma forma, não?
Tem certeza que aquece o filme primeiro e depois fotografa? Estou embaralhado, o texto da a impressão de que primeiro fotografa depois coloca no microondas ambulante.
Aliás, da diferença caso troque a ordem das ações?
Opa Pedro! Na verdade não :-) só recentemente reparei que eu havia entendido errado de fato. O Júlio fotografou primeiros depois deixou no parasol. :-)
Sobre a diferença de fazer isso antes ou depois, que eu saiba, vai resultar mais ou menos na mesma coisa. Pois o filme é quimicamente o mesmo antes e depois de usado. Suas características só mudam quando revelado…
Já testaram fazer isso com um PB? Curti muito a idéia! Abraços.
Olá! Adoro o seu site, sempre leio, mas só agora vim comentar. :)
Bem… Tenho uma dúvida, é para deixar o filme cozinhando rebobinadinho dentro da “latinha” dele ou puxar o filme todo q tem dentro e deixar ele exposto?
Beijos!
Oi Maria!
Você deve manter o filme dentro do rolo. Se você retirar o filme do rolo, expõe ele à luz e, dessa forma, vela ele e impede que ele possa ser usado pra tirar fotos, ok?
Obrigado pelos elogios, e conte sempre com a gente! :-D
Cara tenho vários filmes Kodak Proimage 100, já estão perto de vencer mais minha minha câmera é dessas analógica bem simples mesmo, se eu colocar esses filmes nela as fotos vão ficar normal, ou se sem alterações nas imagens. vc me diria um jeito mais mais rápido de poder alterar o filme e tirar fotos legais. abs
Robério, a técnica sugerida pelo Julio nesse post independe da câmera usada. Pra câmeras simples como você disse que a sua é, essa, e outras técnicas que dependem mais do negativo do que da câmera, realmente são o ideal. Outras boas são: revelação cruzada e fotografia em preto e branco, por exemplo.
Abs!
Hum, na verdade primeiro eu bati as fotos com os filmes e depois deixei “cozinhando” no carro. Do carro foi direto pro lab. Pode dar um resultado diferente bater o filme depois. Eu preferi já ter as imagens no filme e depois “tratar” com o calor.
Você tirou as fotos primeiro e depois deixou ele “cozinhar” ou primeiro “cozinhou” e depois carregou a câmera?
Primeiro cozinha, depois com… quer dizer, carrega a câmera :-)
Caraca, curti a ideia. Vou tentar! :D
Que experiência ANIMAL! Realmente as fotos parecem muito xpro. Vou fazer tb.