18comentários

Qual o Seu Projeto Fotográfico?

por em 15/12/2011
 
Projeto N_REM - REM, Galeria Experiência

Projeto N_REM - REM, Galeria Experiência

Uma coisa muito legal de se fazer em fotografia, e acho que mais legal ainda na analógica, é construir um projeto fotográfico.

Projetos são simplesmente temas, que podem ou não ser acompanhados por características específicas. Tipo “fotos de seguranças de loja” ou “fotos de seguranças de lojas de luxo”.

“Tá, mas pra que serve isso?” Bom… pra responder a essa pergunta, vamos ver alguns projetos reais:

  • Blind Photography – Shooting Without Seeing Anything – Duas amigas fotografando o Jardim Botânico de Curitiba vendados!
  • Projeto Fotográfico: Persona – Uma fotógrafa sai por aí fotografando o que as pessoas têm na bolsa.
  • N_REM – REM Colegas fotografam pessoas dormindo em lugares inusitados
  • (Meu Preferido!) Lomo in Lomo – Amigos que incluem as fotos dos outros em suas fotos, criando um “cordão de fotos”. veja as fotos por esse slideshow. Dica: navegue pelos thumbnails até a última foto da direita, e depois vá em options e selecione “Play backwards”. Você vai conseguir ver, na ordem, as fotos aparecerem nas fotos seguintes…
  • Fotos de Apartamentos – Yuya Takeda tira fotos de fachadas de prédios em composições que parecem texturas.
  • Dicas da Vovó – Conselhos que nossas avós nunca deram… mas deveriam ter dado :-)
  • Pessoas e Peixes – Ted Sabarase fotografa pessoas e peixes muito parecidos com elas…
lomo in lomo 2, por roberta zouain

lomo in lomo 2, por roberta zouain

Viu as fotos desses projetos? Não? Então volte e veja, se não não dá pra continuar o papo…

Viu? Então você já deve estar percebendo que eu te enrolei. Um projeto não é só um tema. É a construção de uma narrativa, uma linguagem, uma historinha… enfim, “algo” mais do que só tirar fotos da mesma coisa. É uma forma de criar a sua linguagem, de passar pros outros uma mensagem maior do que a que você passa em uma só foto.

Mas por onde começar? Escolhendo o assunto, é claro. Eu já escolhi o meu, mas nunca consegui botar pra frente (veja se adivinha :-). Mas vamos brincar de pensar em temas? De repente surge aí na sua cabeça um que você realmente curta…

Sem Título, por _rebecca

Sem Título, por _rebecca

Finalmente, faça uma busca por “projeto fotográfico” no Google. Você vai encontrar centenas, alguns inclusive super bem explicados. Quem sabe você não descobre hoje ainda um projeto que faça você sair fotografando alucinada e alegremente por aí? :-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!