14comentários

Filmes vencidos: qual é a do burburinho?

por em 20/12/2011
 
L'Occitane Café, por André Corrêa

L'Occitane Café, por André Corrêa

Muito se fala, pouco se sabe. Filme vencido é mais um fetiche do que uma arte, uma tendência. E vamos nesse post esclarecer algumas coisas pra que você não fique esperando que um filme vencido te faça coisas que ele não pode fazer, ok?

“Porque se usa filme vencido?” Dois motivos basicamente: porque é mais barato, e porque tem filmes muito bons, mas que não são mais fabricados, que ainda estão por aí estocados e, é claro, vencidos.

“Filme vencido fica diferente logo depois de vencer?” Iogurte fica azedo no dia seguinte do vencimento do rótulo? Pão mofa no dia do vencimento? Não, né? :-)

Cracolandia em 2009 com filme vencido em 1997, por Marco Gomes

Cracolandia em 2009 com filme vencido em 1997, por Marco Gomes

“Filmes vencidos têm poderes especiais?” Não. na verdade tá mais pra defeitos especiais. Mas tudo depende de quando o filme venceu e como ele foi armazenado nos últimos anos (mais ou menos que nem comida). Se um filme foi armazenado, desde o tempo em que estava na validade, em uma geladeira, em um pote protegido da umidade e da luz, as chances de ele se comportar como se não estivesse vencido é grande. Mas se ele não foi guardado junto das almôndegas congeladas ou das alfaces e abobrinhas, aí a história é outra.

Um filme vencido e mal armazenado pode ter suas características químicas alteradas de várias formas, dependendo de vários fatores (umidade, luz, temperatura…) que o tenham afetado no decorrer dos anos. O que pode* mudar, então?

Pearl Jam - PoA (11.11.11), por Camila de Ávila

Pearl Jam - PoA (11.11.11), por Camila de Ávila

  • Sensibilidade à luz: O filme pode ficar mais lento, como se o ISO diminuísse. Ou seja, um filme de ISO 200 vencido e mal conservado pode/deve ser tratado como ISO 100 pra ter resultados parecidos com a versão não vencida.
  • [Update de 12/04/2012: Perda de definição: o filme fica menos sensível porque ele começa, mesmo não recebendo luz, a ficar sensibilizado. A emulsão começa a ficar “usada” e, quando você vai tirar uma foto, percebe que a imagem ficou chapada, com as cores/áreas claras com pouco detalhe, como se você tivesse exposto duas vezes o filme, sendo que uma das vezes fotografando uma parede branca sob o sol… deu pra entender? A imagem fica como se tivesse um véu por cima dela. Daí a expressão “filme velado”.]
  • Grãos: Ontem mesmo falamos sobre grãos. O fato é que um filme vencido pode ficar mais granulado também.
  • Latitude: Um filme vencido e mal conservado pode ficar mais sensível a sub ou superexposições, estourando ou escurecendo bem mais do que faria normalmente. (Ahá! Valeu a pena ter aprendido sobre latitude afinal de contas, né? Não disse? :-)
  • Integridade: Um filme vencido e mal conservado pode estar empoeirado, mofado, com vazamento de luz… uma festa.

“Então filme vencido é uma roubada?” Depende, né? Se você está atrás de um filme super seguro, porque está num projeto cujo resultado tem que ser super controlado, sim. Mas se seu hobby inclui a expectativa por resultados inesperados, esses filmes são um prato cheio!

Pronto. Agora você sabe o que significa comprar um filme vencido, e vai saber se quer ou não um desses da próxima vez que for comprar… :-)

* [Update de 04/06/12: Eu disse PODE, e não VAI. Essas coisas podem acontecer, ou não, em maior ou menor grau, nas mais variadas combinações, de acordo com a conservação, marca, tipo, idade etc do filme. Portanto, pense que a única certeza que você pode ter com um filme vencido é que você não tem como ter certezas ;-) ]

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 06/07/2014 em 6:42 pm

    Ah sim! Muito obrigada pela informação. ;)

    Responder

  • 17/02/2014 em 3:58 am

    Olá André! Tenho uma dúvida.
    Ganhei uma Canon analógica (Sure Shot Owl) da minha mãe e gostaria de arriscar uns filmes vencidos nela também. Mas vi que o pessoal das Lomos que usam mais esse filmes né?
    Será que eu posso usar na minha de boa, ou eles dão mais certo (mesmo com os ricos) na Lomografia mesmo?

    Responder

    • 17/02/2014 em 4:32 am

      Oi Andressa! As características dos filmes não variam de câmera pra câmera, seja ele vencido ou não. Ou seja, um filme vencido vai dar o mesmo resultado (no que diz respeito as suas características de formação de imagem) tanto numa Lomo quanto na sua Canon :)

      Responder

  • Andressa Cutini
    15/02/2014 em 9:30 pm

    Tem algum lugar seguro aonde posso comprar filmes 35 vencidos na internet? Muito obrigada

    Responder

    • 15/02/2014 em 9:37 pm

      Oi Andressa! Olha, filme vencido não é um produto seguro de se vender, porque sempre pode apresentar problemas tão graves que o comprador acabe pedindo o dinheiro de volta. Por isso você dificilmente vai encontrar uma loja “de verdade” vendendo esse tipo de filme…

      Responder

  • Victor Luis
    28/01/2013 em 2:37 pm

    Caras, eu consegui uns filmes vencidos aqui na minha cidade por 3 reais, dai ja era ne.. comprei logo tudo hahah Até hoje venho usando, e a verdade é essa.. a única certeza é que não dá pra ter certezas quando se usa um deles. Muitos vem com os dentes danificados e tudo mais.. Porém se no seu hobby você espera resultados locos, cai pra dentro! rs

    Responder

  • André Ferreira
    10/07/2012 em 9:51 am

    Bom dia André blza? Então, to fazendo uma pesquisa sobre usar filmes vencidos e tudo o mais. E, assim, como não tenho como averiguar se um filme vencido foi armazenado de uma maneira boa para ser revendido, a quem se interesse. Eu fico suscetível aos malefícios dos maus tratos com o filme, né? Tipo poeira e mofo. Eis a minha pergunta e o motivo da minha pesquisa, é se o filme vencido, pode prejudicar a minha câmera, de alguma forma?
    Valeu, espero que possa me ajudar.
    ps.: Muito bom o teu site.

    Responder

    • 10/07/2012 em 9:56 am

      Opa xará!

      Sobre os filmes vencidos, realmente não tem como saber o estado deles. O que é legal de se fazer é se compra mais de um do mesmo lote. O primeiro você testa (fotografa normalmente e vê no que dá) e o segundo você usa incorporando os (d)efeitos nas suas fotos…

      Sobre a possibilidade do filme fazer mal à câmera, eu dira que em 99% dos casos não tem como isso acontecer. A única coisa que me vem à mente é o filme soltar particulas (de poeira, de mofo, de sei lá o que que pode estar dentro doc artucho de um filme velho) e você esquecer de limpar. Daí essas particulas podem A) se fixar nas lentes ou nos próximos filmes que você colocar na câmera, B) crescer e se transformar em monstros-fungo-godzilla que vão tomar conta da sua câmera e transformar ela e uma… câmera cheia de mofo ;-)

      Abs!

      Responder

      • André Ferreira
        12/07/2012 em 2:59 pm

        HAHAHAHAHA

        Pode crer, fungo-godzilla é fogo!

        Ah, entendi, é que ganhei uma Diana F+ e to com aquela pena né? E quero testar todas as posições. hehehe

        Valeu pelas dicas. ;)

        Responder

  • adonias Coelho
    04/06/2012 em 9:24 am

    Não posso concordar com a explicação a cerca de filmes vencido. Primeiro existe mais de um tipo de filme,segundo a comparção e groseira, terceira filmes conservados por longos periodos tambem perde parte de suas caracteristicas. Se voce revelar um filme cromo novinho que esteve bem armazenado e revelar com uma temperatura de dois graus acima e agitar normalmente ao final vai ter um filme com desequilibrio nas cores e granulação. Se gosta de filme vencido e de surpresa vai ter ao revelar!Mas cada um tera um comportamento. Mas que fique bem claro pra quem não tem experiencia. Essas ponderações e com base em experiencias propias minhas.

    Responder

    • 04/06/2012 em 9:29 am

      Oi Adonias! Que bom que não concorda :-) Eu mesmo já alterei esse post três vezes desde que ele foi criado exatamente porque a cada dia vou aprendendo coisas novas. Mas, sem dúvida, a “regra de ouro” é que “cada filme é um filme”. E que diferentes tipos, marcas e períodos trazem experiências diferentes. Se isso não está claro no texto, vou destacar imediatamente!

      Obrigado,

      Responder

  • 20/12/2011 em 3:22 pm

    Eu curto usar filme vencido exatamente pelo incerto, pra ver a surpresa após a revelação.

    Recentemente fotografei com filme Ektachrome vencido em 1994, o filme mais antigo que já usei, o resultado:
    http://www.flickr.com/photos/marcogomes/6430499643/in/set-72157614449857158

    Responder

Deixa aí seu comentário!