13comentários

Revistas Legais: Revista Zum

por em 21/12/2011
 

Outro dia um colega estava reclamando pelo twitter sobre como as revistas brasileiras de fotografia só querem saber de publicar reviews de câmeras, dicas de como fazer seiláoquê “como fulano de tal”, e outros clichês do tipo. Entrei no papo, e depois de alguns minutos chegamos a uma conclusão: existem muitas “revistas para fotógrafos” no Brasil. Mas “revista sobre fotografia” só existe uma: a Zum.

Agora, o mais irônico é que a Revista Zum não é bem uma revista. Ela não vende em banca, não custa por volta de 15 reais, e não é mensal. Ela parece um livro de tão grossa, custa trinta e poucos reais, só vende em livrarias, e tem publicação semestral. Mas, sinceramente, nada disso interessa. O que interessa é que ela é boa DEMAIS.

A Zum não vai te ensinar a fotografar assim ou assado, a usar esse ou aquele equipamento. Na verdade, através de seus artigos profundos, porém leves e gostosos de ler, e sua avalanche de fotos em papel de primeiríssima, vai te ensinar a usar o único equipamento que realmente importa: seu cérebro.

O Instituto Moreira Salles, que edita a revista, a define assim:

O objetivo da ZUM é divulgar a fotografia, estimular a reflexão crítica e fazer com que esse universo se relacione com outras áreas artísticas, como o cinema, a literatura e as artes plásticas.

E, tendo lido a primeira edição, posso garantir que é isso mesmo. A revista te faz “pensar gostoso” em fotografia. Você folheia ela e fica morrendo de vontade de sair fotografando, sem se preocupar com técnica, equipamento, ou – mais importante – em agradar fulano ou cicrano. A revista te faz lembrar que a fotografia (pelo menos como hobby) é algo que fazemos pra gente, e pela gente, do jeito que quisermos.

Pra terminar, o cineminha que tanto gosto de colocar no final dos posts. Abaixo, duas matérias, ambas da Globo News, falando e mostrando a revista. A primeira é mais pra você ver “como ela é legal”. A segunda é maior, mais rica, e mais detalhada (e foi ela que me fez me apaixonar pela revista antes mesmo de comprar).

Instituto Moreira Salles lança nova revista de fotografia: Francisco Bosco confessou que não é especialista em fotografia, mas queria dividir a qualidade e a beleza da revista Zum. Ele destacou uma série sobre o Piscinão de Ramos, no Rio.Estúdio i | 10/11/2011

Instituto Moreira Salles lança revista de fotografia: A Zum é uma revista com validade de seis meses e que não é voltada só para quem entende de fotografia, é para todos os curiosos. A publicação traz ensaios e a qualidade de impressão é especial.Jornal Globo News | 07/10/2011

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • giovannanucci
    22/07/2015 em 9:12 am

    Oi Lina, voce conseguiu a numero 1 ? tb estou procurando, voce tem alguma dica ?

    Responder

  • Lina
    13/07/2014 em 11:06 pm

    Olá estou colecionando a zum e estou atras da No. 1. Alguem tem a no. 1 em venda?

    Responder

  • ludimilla
    30/01/2013 em 11:30 am

    excelente a revista. tenho o seg número. o preço caro compensa pois o conteúdo é bem interessante. é uma revista que faz pensar sobre fotografia, e discute a técnica atrelada sempre ao conceito dos trabalhos mostrados. vale mt a pena mesmo.

    Responder

  • Claudia
    01/09/2012 em 7:01 pm

    Já li as duas. É do tipo que não dá para parar de ler, e você fica deprê quando acaba e tem que esperar 6 meses pela próxima! Como moro no Rio gosto de ir no Instituto Moreira Sales, que produz a revista, ver uma exelente exposição, bater umas fotos e comprar a Zum. Melhor programa do mundo fotográfico!

    Responder

  • 29/02/2012 em 10:40 am

    Ela é como um farol para iluminar aqueles que já estão cansados de ler sobre “reviews de câmeras, dicas de como fazer seiláoquê “como fulano de tal”, e outros clichês do tipo.”

    Não vejo a hora de comprar a 2ª edição.

    Em tempo, o melhor da 1ª edição está na pág. 146.. a foto amarelinha logo acima. Mas não vou dizer sobre o que é heheh COMPREM!

    Responder

  • 29/02/2012 em 10:04 am

    Realmente uma excelente dica viu!!!

    Responder

  • 08/02/2012 em 6:51 pm

    38 reais a menos no bolso, com certeza. Quem mandou resenhar isto aqui? Grrrrrrr!!

    Responder

  • Nirvana.
    21/12/2011 em 2:27 pm

    Muito legal a dica!!!
    Antes de ver os vídeos me surpreendeu o preço, mas após ver os videos é capaz de perceber que o preço é bastante justo!! A “revista” vem em alta qualidade, se assimilando mais com um livro!! Vou ver se eu acho dela aqui em Brasília, me chamou bastante atenção!!
    Como sempre, tudo excelente!!
    Abraços.

    Responder

Deixa aí seu comentário!