1comentário

Revistas Legais: Light Leaks Magazine

por em 23/12/2011
 

Em 2009, enquanto procurava por livros e revistas que me ajudassem a ver mais do mundo da fotografia analógica, esbarrei com uma revista em inglês com um nome bem sugestivo: Light Leaks Magazine. E a revista ainda sustentava o slogan Low-fi Photography”, deixando claro que seu objetivo era falar sobre fotografia analógica de “baixa qualidade” (low-fi), ou seja, fotografia amadora, feita com filmes vencidos, toycam, etc.A revista, que hoje é apenas digital, podia ser comprada pelos correios, e tratei de fazer uma assinatura pra recebê-las em casa. Consegui receber umas cinco antes que, por falta de dinheiro, as edições impressas fossem encerradas. Desde então todas as edições, novas e antigas, estão disponíveis em formato digital.

A revista é super simples, e por isso deliciosa. Cada edição é focada em um tema, e em cima desse tema, são publicadas entrevistas com fotógrafos e dezenas de fotografias enviadas pelos leitores e/ou selecionadas pelos editores. São sempre fotos analógicas, geralmente tiradas com o uso de toy cameras, agrupadas em uma diagramação que busca valorizar cada foto.

Confesso que eu não comprei nenhuma versão digital ainda, mas guardo minhas versões impressas com carinho. Pra mim são parte valiosa da minha biblioteca sobre fotografia.

Recomendo fortemente a compra, mesmo na versão digital. E o mais legal é que, por serem editadas por tema, você pode escolher somente (ou pra começar) o tema que mais te agrade e mandar ver! E não se preocupe. Você pode folhear parte da revista antes de comprar.

Outra coisa bem legal de fazer é se inscrever no mailing deles pra receber comunicados e avisos sobre as pautas das edições futuras e convites pra envio de fotos. Quem sabe eles não escolhem uma foto sua? :-)

* “light leak”, em inglês, significa “vazamento de luz”, que é um fenômeno bastante comum em fotografia analógica, e que causa aquelas manchas brancas, vermelhas e amarelas nos filmes, como se estivesse pegando fogo.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!