17comentários

Já conhece Vivian Maier? Devia… ela parece mais com você do que você imagina!

por em 26/12/2011
 

Olha, eu já tinha ouvido falar dessa mulher, e de que ela fotografava assim, que nem a gente, nas horas vagas, como hobby. Também tinha lido que ela tinha ficado famosa depois de morrer. O que eu não sabia até recentemente é da incrível história da descoberta dela por um cara comum, que comprou sem pretensões um lote de trocentos negativos velhos, sem saber que lá dentro encontraria as fotos mais incríveis que já tinha visto. A história completa tá no video aí embaixo. Mas o resumo é o seguinte:

Vivian Maier era uma babá que trabalhava em casas de casais ricos. Passou a vida e tirando fotos apenas por prazer. Tirava as fotos, revelava e guardava, só pra ela. Ela também lia sobre fotografia, mas aparentemente não dividia esse hobby com nenhum amigo, e nunca estudou formalmente fotografia.

Eis que um carinha, procurando por fotos do bairro onde morava pra colocar em um livro que estava escrevendo, compra em um leilão algumas caixas com centenas de negativos esperando encontrar fotos antigas do bairro. Mas pro azar dele, e sorte do resto do mundo, as caixas não tinham fotos antigas do bairro, mas sim fotos inéditas e incríveis de uma fotógrafa absolutamente desconhecida, e cujo o nome nem estava nas caixas! Percebendo o quão legais eram as fotos, ele scaneia algumas e coloca em um fórum na internet… e aí… bom, o final da história eu deixo pro video.

Agora, pense nisso: ela NUNCA quis ser fotógrafa profissional, e era essa fotógrafa toda… o que impede você fazer a mesma coisa? ;-)

Outra coisa: esse video é de um ano atrás (dezembro de 2010). Hoje ela já tem livros publicados, um site oficial, já teve várias matérias sobre seu trabalho publicados e vários blogs de fãs… pena que ela não viveu pra ver esse sucesso. Morreu dias antes do trabalho dela ser descoberto… :-/

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!