26comentários

Uma pinhole que é fogo!

por em 04/01/2012
 

Se iniciar no mundo da fotografia pinhole é muito mais simples do que parece. Você na verdade só precisa de um rolo de filme 135, um caixinha de fósforo e pouco de tempo livre!

Super simples de se fazer, com um pouco de trabalho manual e materiais que você acham em casa pode construir sua primeira pinhole e e se aventurar pela fotografia mais lo-fi possível! Primeiro, organize um lugar para trabalhar, de preferencia em uma mesa grande. Recolha os materiais da lista e parta para o ataque!

A lista

  • Filme 135 (de preferência iso 100);
  • Fita isolante;
  • Caixa de fósforo vazia;
  • Tesoura;
  • Estilete;
  • Caneta hidrocor preta
  • Lata de alumínio;
  • Alfinete.

Comece cortando a parte traseira da parte interna da caixinha de fósforo. Ela vai servir de máscara para suas imagens, dando forma para as fotos no filme. É agora que você precisa decidir se quer que os buracos do filme sejam sensibilizados (sprocket holes), se quer uma imagem quadrada ou no formato tradicional 36x24mm. Detalhe, sempre pinte de preto com a caneta hidrocor preta, por dentro e por fora.

Agora vem a parte difícil, que é fazer o pinhole propriamente dito. Pinhole é um furinho de agulha em um material metálico, como por exemplo lata de cerveja. Corte um quadrado de 2cm x 2cm e para furar coloque o quadradinho de alumínio sobre a pedra da pia da cozinha ou um vidro e segure o alfinete com a ponta na chapinha. Gire-a até o alfinete fazer o furo. Verifique se ficou bem redondinho com uma lente de aumento.

Corte a caixa de fósforo fazendo um quadradinho de 1 cm por 1 cm, bem no centro da caixa e cole a chapinha com fita isolante por dentro. Tome o cuidado de deixar o furo bem alinhado no meio da caixa. Lembre-se de pintar por dentro de preto também, para evitar reflexos de luz.

Complete a câmera passando o filme por dentro da caixa, por trás da parte interna que você cortou no começo, prenda em outro rolo vazio de filme (você consegue rolos vazios no laboratório, só pedir) e vede bem envolvendo tudo com fita isolante. Cuidado extra na parte que o filme se encontra com a caixa de fósforo. Como obturador, faça um trilho usando pedaços de papel mais rídido para a cobertura se mover livremente.

Exposição do filme

  • Externo, sol forte: 1 ou 2 segundos
  • Externo, nublado: 5 segundos
  • Interno, luz interna normal: entre 5 e 10 minutos

Mas são números aproximados usando filme ISO100 ou 200. Fique vontade para experimentar! E para avançar o filme, uma volta e meia do rolinho do filme já dá. O site Matchboxpinhole.com ainda tem um esqueminha de clicker para fazer barulhinho a cada avanço, mas eu não consegui o tal plástico que usaram.

Divirta-se!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!