6comentários

Do que os filmes são feitos? Plástico e emoções…

por em 06/01/2012
 
por André Auke

por André Auke

Tenho pensado a semanas em como escrever um post sobre como os filmes são feitos. Montes de textos? Bullets? Esquemas? Diagramas? Confesso que cansou só de pensar… e tinha algo que não estava legal: um post assim seria…chato, concorda?

Eis que… ahá! Eis que um tweet do @FellipeC me ilumina as idéias com o link de um documentário bem legal. Pesquisando mais, encontrei outras coisas, que falam não só de onde vêm os filmes, mas pra que serviam, sua importância… e resolvi juntar tudo aqui, num  post técnico, mas também emocional. O resultado é uma compilação de vídeos que mostra, sim, como o filme é feito, mas também reúne alguns dos mais emotivos e belos vídeos feitos sobre o assunto.

Portanto, apaguem as luzes, peguem a pipoca e o refrigerante, e vamos ao cineminha! E não esqueça do lenço. As lágrimas vão aparecer… principalmente nos últimos vídeos. Afinal, o melhor fica sempre guardado pro final ;-)

1. Kodak: How The Films Are Made.
Nesse video de 18 minutos de duração, dividido em duas partes, e produzido em 1958, a Kodak mostra como fabricava seus filmes. Os exemplos mostram filmes 120 (os mesmos usados nas Holgas e Dianas hoje em dia). O áudio está em alemão, e as legendas em inglês.

2. “Carousel”, como deve ter sido a criação da primeira campanha do projetor de slides mais famoso do planeta.
Mad Men é uma das melhores séries da atualidade. Ela narra a vida em torno de um publicitário de sucesso dos anos sessenta. Durante os episódios, muitas vezes ele é apresentado como o inventor (ficcional) de algumas das campanhas publicitárias mais famosas daquela época. Uma delas é a do Carrossel, o projetor de slides que revolucionou o uso caseiro dos filmes cromo, e é fabricado até hoje. Ao ver o vídeo, lembre-se: não existiam computadores, internet… nenhuma forma de compartilhar fotos a não ser a impressão de várias cópias. Qual seria, então, a importância de um aparelho que permitisse famílias inteiras verem fotos, juntos?

3. “Live Forever”, um registro emocionante da importância da fotografia em geral para a humanidade.
Este vídeo ficou muito famoso em 2009. Ele foi feito pra divulgar um projeto da Kodak chamado Gallery, que se propunha a guardar todas as fotos do mundo (o_O). Infelizmente, passados três anos, sabemos que não foi pra frente. Mas o vídeo é uma das coisas mais bonitas já feitas no que diz respeito a fotografia em geral (analógica ou digital). O vídeo está em inglês. Se tiver dificuldade em entender o que é dito, aqui tem uma versão com pior qualidade de video, porém com legendas.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 04/04/2012 em 9:43 pm

    Sim, o processo K14 é mega específico e tals… Pelo que entendi, as cores eram ativadas separadamente… Mas de qualquer forma, não consigo entender pq no caso do cromo as cores não invertem… Como ele vira um slide após a revelação? Se ele tem grãos de prata que são sensibilizados pela luz, então os grãos que recebem mais luz ficam mais claros, e não mais escuros? :/ Como seria um cromo velado?

    Responder

  • 02/04/2012 em 9:38 pm

    Oi! Adorei o filme da Kodak! Acho que o áudio está em holandês, hein… haha Bacana, gostaria de ver como se faz cromo… Não consigo entender pq ele funciona de maneira inversa… :/

    Responder

    • 03/04/2012 em 8:13 am

      Oi Patty! Pois é… acho que a fabricação é bem parecida: acetato, quimica, quimica, quimica… :-) Mas a revelação é diferente. Já viu o post sobre o Kodachrome? Tem um video mostrando a revelação…

      Responder

  • 06/01/2012 em 3:00 pm

    O que que eu achei? Putz, é sempre bom!

    A propósito, cheguei lá no grupo do Flickr! =)

    Responder

Deixa aí seu comentário!