9comentários

Contando Até 10 com André Auke

por em 07/01/2012
 
Holga TLR 35mm

Holga TLR 35mm

Eu “descobri” o André Auke no Flickr Group daqui do blog. Pra ser mais específico, uma determinada imagem me prendeu a atenção. Essa, que está aqui do lado. Vai dizer que ela não é incrível? Imediatamente fiquei curioso pra conhecer o cara por trás da foto, o que acabou dando nesse bate-papo. Sugestão? ANTES de ler, dá uma olhada no resto das fotos dele… você vai gostar ;-)

1. Apresente-se pro povo…
Bom, vamos lá… Sou André Auke.
Um pouco sonhador, esperançoso, que gosta das coisas simples e sutis… não gosta de complicar a vida… pelo menos tento.

2. O que faz da vida?
Sou ator, diretor de teatro e, em algumas horas, poeta.

canonet Ql 19 - Tri-x 400

canonet Ql 19 - Tri-x 400

3. E a fotografia?
É uma outra forma onde tento escrever meus poemas.
A tentativa de contar, narrar uma história, um momento com a chamada luz. É uma meditação. Ela me faz observar melhor o mundo e tudo ao meu redor. Conhecer nuances que normalmente passaria despercebido. Apreciar os detalhes, a vida, as pessoas, as coisas, pequenas e grandes.

4. E a fotografia analógica?
Fomos apresentados na minha adolescência.
Por um curto tempo tivemos um bonito caso, mas depois fomos separados. Mas as lembranças desse romance sempre ficou na memoria, e agora muito tempo depois, voltamos nos encontrar. Estamos nos conhecendo novamente e sinto que será uma longa descoberta. Adoro a sua textura e o ar de algo além da realidade nítida de quando registrada pela digital.

canonet Ql 19 - Tri-x 400

canonet Ql 19 - Tri-x 400

5. Quais cameras analógicas você tem?
Uma Canonet QL 19 e uma Holga BC TLR 35mm. Já tive uma Zenit 12 xp, e logo mais vou experimentar uma Leica lllcde uma amiga. Tenho o sonho de ter uma Leica. Talvez uma CL, M3 ou MP.

6. Tem algum filme de preferência?
Ainda não tenho nada definido
, pois não experimentei muitos ainda. Dos que usei, gostei de todos. Tri -X 400, Pro Image 100, ColorPlus 200, Fortepan 100 e Redscale caseiro. Acho que estarei logo mais experimentando mais P/B, pois quero começar a revelar em casa.

canonet ql19 - redscale 200@25

canonet ql19 - redscale 200@25

7. Tem algum estilo de preferência, dentro da fotografia com filme?
Gosto de andar sempre com minha maquina, por isso também gosto de rangefinders (costumam serem menores que SLRs). Não sei definir se ainda tenho um estilo de preferência. O que gosto é estar com o olhar sempre atento, pois brinco que é a fotografia que pede para eu registrá-la… de repente BUM, está lá montada. É só ajustar a câmera, sentir a luz e clicar. Lógico que tem algumas coisas que busco. Eu chamaria de uma certa limpeza. Gosto de poucos elementos, para não dispersar a história a ser contada, gosto de contrastes, de cenas mais poéticas e menos realistas, mas ainda tenho muito o que aprender nessa busca. E é isso que me chama atenção nas fotos de outras pessoas.

8. Tem algum fotógrafo que seja referência pra você nessa área? Porque?
Nossa! Tem tantos bons de hoje e de antes. Sou meio lesado para guardar nomes, principalmente dos novos, vai alguns que gosto de acompanhar, mas vai faltar vários outros que vejo muita gente bacana no flickr/analog.Elliot Erwitt, Vivian Maier, Henri Cartier Bresson, Robert Doisneau, Ralph Gibson, Fer Juaristi, Alexey Titarenko, Mary Robinson´s, Marcelo Greco, Anders Petersen…

9. Uma dica pra quem tá começando na fotografia analógica.
O que posso dizer é o que faço; experimentar, ver muitas fotos da galera, ler e estudar sobre… Mas uma coisa eu aconselho, mesmo que goste de muitas, escolha aquela maquina que você possa carregar sempre, como fosse parte do seu corpo. Pois perder uma imagem por não ter a maquina consigo é triste. Eu sei. Já passei por isso.

Av. Brig. Luis Antonio

Av. Brig. Luis Antonio

10. Outra dica, pra não te chamarem de egoísta…
Aproveitar esse processo de desaceleração que a analógica nos proporciona.
Nesse nosso mundo onde tudo é muito imediatista, é gostoso reaprender ver as coisas com mais calma. Aproveitar o processo em vez de só pensar no resultado. Olhar, respirar, observar, esperar ou não, sentir e clicar.

Pinturas… Ver pinturas também. Principalmente impressionismo é incrível como esse caras usavam a Luz, traz muita inspiração para nossas fotos.

Veja mais fotos de André Auke em seu Flickr, aqui.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!