3comentários

Livros Legais: “Robert Doisneau”, da coleção “Icons”.

por em 10/01/2012
 

A coleção “Icons” da editora alemã Taschen é legal por três motivos bem conhecidos: é boa, bonita e (relativamente) barata. Ela publica livros de ícones (daí o nome) de todas as áreas ligadas a arte. A maioria dos livros é sobre cinema, mas tem também os de fotografia (como o que vamos falar aqui),  dentre outros assuntos. São livros de tamanho médio, recheados básicamente de fotos e textos muitas vezes em três línguas (o meu é em inglês, espanhol e português de Portugal).


O livro que trata do fotógrafo francês Robert Doisneau é especial pra mim porque foi o primeiro livro de um fotógrafo clássico que comprei, em uma compra de oportunidade quando estava passeando por uma FNAC.
 Eu não conhecia o cara (como muitos de vocês também não devem conhecer), não conhecia seu trabalho, nem das polêmicas nas quais ele se envolveu alguns anos atrás*. Simplesmente olhei pra capa, gostei da foto, folheei o interior, e adorei o trabalho do cara.  Achei de uma sutileza impressionante, e me deu aquela puta vontade de conhecer mais. Daí comprei, né? Fazer o quê…

Doisneau viveu de 1912 a 1994, e fotografou básicamente as redondezas de París, onde morava. O legal disso (já que tanta gente já fotografou Paris…) é ver como a visão que ele tem da cidade vai mudando com seu amadurecimento (as primeiras fotos são timidas, de muros e fachadas) e com os acontecimentos (as fotos durante e após a segunda guerra mundial são incríveis).

O livro pode ser encontrado nas maiores livrarias, ou naquelas pequenas cheias de livros bonitos também, e nas virtuais. Pelo que pesquisei, o preço vai de R$34,00 a R$40,00 dependendo do lugar.

É isso. Boa leitura!

* Quer saber do que eu estou falando? Há! Pesquise! Estude! Quem sabe, na sua sede por fofocas, você não se apaixona pelo Doisneau como eu me apaixonei? :-P

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!