7comentários

Filmes Legais: Fuji Provia 400X ASA 120mm Color (Xpro)

por em 17/01/2012
 
"Santos Dumond Cruzado" teria mostrado mais do interior do aeroporto se não fosse o xpro. Mas eu forcei a fotometria pra destacar o exterior...

"Santos Dumond Cruzado" teria mostrado mais do interior do aeroporto se não fosse o xpro. Mas eu forcei a fotometria pra destacar o exterior...

Já falei aqui (e aqui) de dois filmes 135 e pb. Vamos falar então agora de um filme 120, cromo, ok? Filmes 120 costumam dar “medinho” em quem tá começando, mas isso é bobagem. O filme em si é igual a um filme 135. Depois que se aprende a colocar na câmera, acabou o mistério :-)

Foto tirada na rua, andando com os amigos (em movimento, à frente).

Esse filme foi um dos primeiros 120 que comprei. Descobri eles na Four Corners Store, achei barato, comprei uma penca de rolos… valeu muito à pena! Junto com a minha recém comprada Diana F+ Snowcat, tirei fotos que – mesmo com a pouca experiência que tinha na época – considero algumas das minhas melhores.

O filme dá belíssimos contrastes (bem lomográficos! :0) Tanto na luz quanto nas sombras, gosta de umas belas vinhetas, trabalha bem com flashes coloridos, e fica lindo quando revelado em processo cruzado.

"Gata dus Inferno!" feita com flash colorido vermelho em uma sala escura.

"Gata dus Inferno!" feita com flash colorido vermelho em uma sala escura.

Um filme cromo, de ISO 400, numa câmera toda manual como a Diana, é uma boa pedida porque te permite uma latitude bem razoável pra um cromo, mesmo revelando em Xpro (que é o caso nesse review), além de ser um filme obviamente rápido (o que é muito bom pra evitar imagens tremidas em câmeras manuais como a Diana e a Holga).

Infelizmente, parece que na Four Corners Store não tem mais dele. Mas ele continua sendo fabricado (está listado tanto no site gringo quanto no brasileiro da Fuji). Então vale ficar de olho nas lojas online pra ver se pinta algum qualquer dia desses!

E, pra finalizar, o link pra todas as minhas fotos feitas com esse filme.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!