6comentários

Você já fez um retrato pela metade? E de propósito? :-)

por em 18/01/2012
 

Foto de Camila Alves

Com essa história de experimentação, lomografia, low-fi e o escambau, fica todo mundo procurando coisa nova pra experimentar. Muitas dessas “coisas novas” não são nada novas, e muito menos tem a ver exclusivamente com fotografia de filme… mas, se fica legal em filme, porque não falar por aqui, né?

Foto de Stellaela

Uma dessas brincadeiras, que é super informal, e tem tudo a ver com o que acabou se denominando “Lomografia” (entenda porque das “aspas” lendo o “artigo” que está “linkado” nesse “link”.. ;-) é o Half-portrait,ou “retrato pela metade”, ou “meio retrato”, que é – muita atenção agora – um retrato, só que pela metade.

“Dãaaa… eu já fiz isso um monte de vezes!” Tá, eu também. Mas quantas dessas foram de propósito, pensadas como tal? ;-) A questão é que não estamos falando de um enquadramento ruim, mas sim de um enquadramento proposital.

Essa é mais uma dessas “técnicas”, como o “não sorria” ou o “abaixe“, que são super simples e podem colocar mais graça nas suas fotos (não graça de rir. Graça de beleza, ok?).

Lomo(in)Lomo2.

Foto de Tati Almeida

Pra utilizar a técnica é assim, ó: aponte a câmera pra pessoa, focalize o nariz dela, e depois chegue a câmera pra um dos lados (ou pra cima, ou pra baixo) de modo a cortar metade do rosto da criatura. Daí dispare. Simples, né? É. Mas isso é só o começo. É? é.

Half-portrait é mais do que isso. É sobre esconder uma coisa que todo mundo nasce e cresce acostumado a ver, a entender, a interagir com: o rosto das outras pessoas. A gente passa a nossa vida interagindo com os rostos dos outros e suas expressões. É por isso que esconder (ou cortar) parte de um rosto numa foto é meio como colocar uma máscara no sujeito que aparece na foto. E isso gera curiosidade, né?

Ou seja, eu menti. Pra utilizar a técnica não é só cortar a cara do sujeito. É legal pensar e formas legais e inusitadas de criar a “máscara”, esteja ela em quadro, ou não. O céu é o limite!

Enfim, é só isso só. Agora é testar pra ver no que dá. Depois manda as fotos pra gente, pra eu colocar aqui no post? Valeu, hein? ;-)

"Let's dance to joy division and celebrate the irony"

Foto de Chico Soll

BÔNUS! Links legais sobre o assunto:

1. Exemplos de Half-Portrait no blog do banco de imagens Stockvault

2. O que o Flickr traz quando buscamos por Half-Portrait.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!