10comentários

Kodak falindo, mas a vida segue. Ainda tem filme a dar com o pau por aí…

por em 20/01/2012
 

Vai deixar saudade...

Você deve ter visto que, na quinta passada, a Kodak informou que está falindo, né? Pois é… tá todo mundo triste, torcendo pra algum milagre acontecer, pra algum investidor chegar e comprar a Kodak pra continuar fabricando os filmes, todos os jornais especulando o que é que vai acontecer agora, todo mundo tentando entender porque a Fuji se deu bem enquanto a Kodak faliu… mas e ai? No final das contas, será que vai ter filme pra continuar fotografando?

Hell yeah! E como!

[Update de 20/02/2012: Se você está lendo esse post depois de 09 de fevereiro de 2012, pode, ou deve, saber, que nessa data – 19 dias depois que esse post foi ao ar – a Kodak anunciou que não vai parar de fabricar filmes, dado que esta unidade de negócios é uma das mais lucrativas do momento. Ótima notícia, né? ;-) ]

[Update de 07/02/12: E mais uma reviravolta. A Kodak anunciou no começo de março que vai parar de fabricar todos os seus filmes cromos (também conhecidos como slides, ou reversíveis). Que cosa triste…]

Campanha da Fuji!

Você pode não saber mas, pra fotografia como hobby, tem muito filme dando mole por aí. Muito MESMO. A quantidade de gente fabricando filme hoje em dia dá pra saciar nossa fome de negativos por um bom tempo. Talvez você veja cada vez menos lojas físicas vendendo filmes, talvez você tenha que procurar mais e melhor por filmes pb, ou cromo… mas a resposta está a poucos clicks de distância. Na internet você encontra todos, de todo o mundo. Vamos dar uma fuçada:

Dos antigos e mais tradicionais fabricantes, ainda temos três mandando ver nos filmes:

  • Fujifilm, que tá sorrindo atoa, vendendo digitais e analógicos sem parar;
  • Ilford, que manda ver nos melhores PBs do mundo;
  • Agfa, que foi comprada por uns chineses aí, mas tá produzindo ainda.

Lucky. Os chineses marcando presença

  • Lomography, que manda fazer seus filmes em fábricas legais como Fuji e Agfa, e tem a cada dia uma variedade maior;
  • Rollei, que faz desde filmes supre profissa, até filmes redscale, por exemplo, e que é bem conhecida no mercado;
  • Lucky, grande na china, famosa pelos filmes, digamos, vagabundos porém divertidos e MUITO baratos;-)

Isso sem falar em algumas coisas estranhíssimas que a gente vê por aí, mas que devem ser super divertidas, como os filmes My Heart e Revolog, que só vi na Four Corners (falo mais deles aí embaixo).

Agora peraí. Você clicou nos links aí em cima, nos nomes dos fabricantes? Então clica, pra ver o que cada um deles anda aprontando. Tem MUITO FILME sendo fabricado!

“Tá, mas onde eu acho esses troços?” Como eu disse, moleza. Aí embaixo tem uma lista de algumas poucas das dezenas de lojas em todo o Brasil que vendem filmes hoje em dia.

Filme Rollei. Fácil de achar na Toycamera!

No Brasil

Fora do Brasil

A loja online inglesa de filmes da Fuji

Isso sem falar em Mercado Livre, Ebay… além do que essa lista é só de lojas onde EU já comprei, e portanto confio. Existem muitas, muitas outras. Encontre as suas favoritas, e mande ver!

Bom, é isso. Agora é torcer pra Kodak realmente dar a volta por cima, e continuar fazendo filmes. Não apenas pelo valor afetivo, mas também porque, no mundo dos filmes, quanto mais, melhor, né? ;-)

 

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!