2comentários

Filmes Legais: Kodak Elite Chrome 400 35mm (vencido)

por em 22/01/2012
 
Sem Titulo / Untitled

Xpro

Eu ia escrever um post sobre um filme Fuji. Mas como a Kodak tá na moda, (junto com a suruba da Julia Bueno, a Luiza que voltou do Canadá, o Carlos Nascimento), resolvi postar um review de um filme da própria.

Comprei uma penca desses rolinhos no Mercado Livre, em 2009 (como o resto do meu estoque infinito… eu era rico e não sabia?), e já usei uns bons cinco ou seis rolos, tanto revelando como cromo/slide, quanto como xpro. Por isso, vamos ver no que deu cada um dos processos:

Sampa Nights

Normal

Revelado como cromo/slide, o filme se comportou como um anjo, mesmo vencido em coisa de dois ou três anos (mas bem armazenado em geladeira). Belas cores, meio puxadas pro quente, e contrastes bem legais. A granulação saiu bem mais forte do que eu esperaria, provavelmente por estar vencido mas, como eu gosto de grão, só me fez feliz. As fotos saíram legais, mesmo sem flash, em ambientes escuros e à noite, mesmo sendo o cromo um filme de latitude baixa. Mas é claro que o fotômetro da LC-A+ ajudou ;-)

Aqui tem meu álbum das fotos reveladas como negativo.

Pombos na Ciclovia / Doves at the Byke Path

Xpro

Revelado como negativo (revelação cruzada, ou Xpro), o filme ficou bem doidão. Na verdade ficou bem verdão, na maioria das fotos. Alguns rolos, porém, se comportaram bem e não puxaram nada fora do normal. A latitude, já baixa, caiu ainda mais, e perdi muitas fotos de todos os rolos com subexposições, mesmo em câmeras com fotômetro, como LC-A+ e Olympus Trip 35, mas mesmo assim valeu à pena. Desses rolos, o que gosto mais é o que tirei na praia de Icaraí, em Niterói, RJ. Ficou tudo verde, mas com belos contrastes (o filme nunca fica lavado… talvez puxando pra baixo… não sei) e uma granulação muito bem educada.

Aqui tem minhas fotos desse filme reveladas em xpro.

Enfim, considero esse cara um cromo de respeito, e razoávelmente barato pro que apresenta. Eu curti.

Com ISO 100 tem na Toycamera.

Não sei se dá pra achar ele no Brasil, mas, se eu fosse, você, compraria alguns rolos se esbarrasse com eles. Eu sei que a Toycamera tem uns de ISO 100, que devem ser bons também!

Aqui tem um pdf com os dados do filme, pra quem gosta de detalhes.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 15/01/2013 em 7:51 pm

    Tinha uma loja em Buenos Aires que tinha uns rolinhos do elite chrome a preço de banana…me arrependi amargamente de não ter comprado… :(

    Responder

  • Adonias Coelho
    02/06/2012 em 2:15 pm

    A granulação pode estar relacionada a revelação. O primeiro revelador tem que ter um controle melhor que poder(temperatura mais o tempo no revelador),O fato do filme estar vencido pode interferir nas cores cores. Bom…essas são as experiencias que já tive!

    Responder

Deixa aí seu comentário!