8comentários

Quer conhecer bem sua câmera? Monte ela!

por em 30/01/2012
 

Se quer algo bem feito, faça você mesmo.

Essa frase pode ser meio prepotente quando se fala de fazer uma câmera fotográfica. Afinal, a gente nunca vai conseguir fazer em casa uma Leica M7. Mas e se a gente pensar assim…

Se quer conhecer bem sua câmera, monte ela você mesmo.

 

Exemplo de kit...

Ah sim… mais realista agora, né? “Mas como vou montar minha câmera?” Molezinha. Hoje já existem no mercado vários kits DYI (“Do It Yourself”, ou “Faça Você Mesmo”, em português). Esses kits nada mais são do que câmeras desmontadas acompanhadas de manual de instrução e ferramentas pra montagem. Você compra, monta e, no processo, acaba conhecendo literalmente por dentro e por fora, como a palma da sua mão.

É bem melhor do que pegar sua Trip, sua Holga ou sua Diana, e desmontar sem saber se depois vai conseguir montar de novo, né? ;-)

Montando uma câmera a gente aprende como ela funciona nos mínimos detalhes das lentes ao disparador, passando pelo foco, diafragma, etc etc etc… e ainda pode ter idéias bem doidas de como alterar a câmera, porque não?!

Então tá. Vamos ver o que tem por aí.

Devem existir outras, mas essas são as que conheço. O grande lance aqui não é a alta qualidade ótica da câmera, ou a transparência da lente. A idéia é aprender o quanto a fotografia é um troço simples, sem frescuras, e acessível. É mostrar que a fotografia tá na nossa cabeça, e que as ferramentas são infinitas, e que a complexidade delas, ou o preço, não vai fazer de você um fotógrafo melhor ou pior. Pense nisso… enquanto monta sua câmera ;-)

E, pra fechar o post, cineminha: um cara montando sua Recesky.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Gabriela
    12/05/2012 em 10:48 pm

    Oi André!!!!
    Muito obrigada, você não me confundiu não..rrsrrsrs
    Realmente é um mundo novo e encantador.

    Vou sempre visitar seu blog, adorei.
    Beijos

    Gabriela

    Responder

  • gabriela
    11/05/2012 em 11:18 pm

    Olá!!!

    Não entendo nada de fotos e nem de fotografias, mas tenho uma paixão por maquinas bonitas, dai resolvi comprar e entender um pouco mais sobre a coisa.
    Resumindo, comprei uma RECESKY, montei tranquila com a ajuda de uma amiga. Agora, vem a dúvida… “Como saber se o filme está funcionando, teno que girar a cada foto batida???”

    POr favor, gostaria que me ajudasse, já procurei videos e não achei nenhum.

    Obrigada!!!

    Responder

    • 12/05/2012 em 10:42 am

      Oi Gabriela!

      Olha, sua dúvida é normal pra quem nunca usou filme. É aflitivo, pra quem está acostumado com o digital, ter que esperar a revelação pra ver se as imagens foram realmente gravadas no filme.

      Então, sim, você tem que girar o filme a cada foto que tira, e não pode abrir a câmera até acabar de usar o filme e rebobinar o filme. E tem sim que esperar a revelação pra ver como as fotos ficaram ;-)

      Ajudei? Ou só confundi mais? :-) De qualquer forma, aproveite esse mundo novo, Gabriela. Pra quem nunca usou filme, é exatamente essa confusão, essa estranheza, esse mistério, que é a graça da coisa…

      Bjs,

      Responder

  • 31/01/2012 em 12:27 pm

    Lembrando que se o leitor realmente curte montar coisas, uma das melhores opções é construir uma pinhole. De fato, esses kits de câmera te dão um conhecimento do mecanismo, mas construir uma pinhole te faz entender o mais básico da fotografia. É sempre divertido!

    Responder

  • 30/01/2012 em 5:38 pm

    na verdade a da Superheadz é Plamodel, que em Japonês significa qualquer coisa de plástico montável/kits que é a ideia básica da câmera, no estilo dos carrinhos de brinquedo.

    Responder

Deixa aí seu comentário!