20comentários

Como colocar filme 35mm na Holga 120

por em 08/02/2012
 

Navegando pelos facebooks da vida, encontrei outro dia esse tutorial, feito pelo colega de lista LomoBR Damião Santana, que mostra de uma maneira muito simples e sem frescuras como fazer uma das gambiarras mais famosas do mundo das Holgas: como usar um filme 135 em uma Holga de filmes 120. Convidei então o Damião a publicar seu tutorial na integra aqui, pra que todos os novos usuários de Holga possam aproveitar a brincadeira, e ele topou na hora (que bom, né? :-)

Então, senhoras e senhores, com a palavra, Damião Santana.

OBS: As fotos estão pequenininhas, mas você pode clicar em todas pra vê-las em tamanho maior.

1/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120 Apresentamos a fantástica Holga. A câmera de plástico mas querida do mundo (falo por mim, ué!). Ela foi desenvolvida para funcionar com filmes formato 120, ou seja, aqueles filmes profissa que nem entram nas câmeras 35mm, mais comuns. Mas o contrário é possível, a Holga pode trabalhar com o filme tradicional de 35mm, basta fazer alguns ajustes.

2/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120 O filme 35m na Holga fica “folgado”. Daí, a primeira coisa a se fazer é colocar um calço para o filme não sair do lugar depois que fecharmos a câmera.

Eu uso geralmente um pedaço do papelão da caixa do próprio filme. Mas quem quiser pode usar uma espuminha também. A funcionalidade é a mesma, mas a espuma deixa o local mais organizado. :)

3/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120 Veja ali nos lados do filmes onde encaixar o calço de papelão ou espuma. O passo seguinte é prender a ponta do filme no eixo ( este rolinho que sempre fica dentro da câmera, ao finalizar um filme 120).

Processo semelhante ao da colocação o filme 120. Sem problemas esta parte. Só tenha o cuidado de centralizar.

4/12 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120

Eis a câmera QUASE pronta para fotografar com o calço de papelão...

5/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120

... e aqui com o calço de espuma.

6/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120Depois de colocar o filme no lugar, é preciso cuidar de um detalhe antes de colocar a tampa. Por natureza, os filmes 120 vem com um papel preto por trás da película. Este papel serve para bloquear a luz que entra atrás das câmeras 120, pela janelinha que serve para vermos o número de poses. Vide a janelinha vermelha na foto acima. (É, as câmeras 120 – as Rolleiflex, p.ex, não tem contador eletrônico, vemos diretamente o número da pose através de um fura que fica bem atrás do filme.)

7/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120

No caso dos filmes 35mm este papel bloqueador não vem no filme e aí entra mais uma gambiarra como solução do problema. Entenda que se colocarmos o filme sem bloquear esta janelinha, todas as fotos serão veladas em função da entrada de luz por este local.
Para fechar a janelinha, basta usar pedacinhos de fita isolante preta. A fita deve ser aplicada por dentro da tampa.

8/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120

A tampa lacrada, vista por dentro.

9/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120

Veja agora como a janelinha ficou.

Pronto, podemos fechar a Holga. Mas ainda existe um último detalhe.

10/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120 O sistema de avanço do filme da Holga não é como a grande maioria das câmeras. A Holga não tem alavanca de avanço, existe apenas um botão de avançar sem delimitador de giro. Ou seja, a Holga não vai te avisar quanto você deve girar para tirar uma nova foto. Sem este controle seu filme pode sair o caos completo, com muitas sobreposições ou mesmo grandes espaço sem exposição nenhuma, um desperdício.

Ai vai mais uma gambiarra: Ao girarmos o botão de avanço de filme da Holga podemos sentir e ouvir uns clics… como se fosse uma catraca. Aí está a solução. Basta saber que girar contando 28 clics é suficiente para o filme avançar para uma nova pose. É isso, ou quase…

A quantidade de clics necessária para uma nova pose pode variar durante o processo de bater um rolo de 35mm completo. No começo são suficientes 28 clics, mas esta quantidade pode ir diminuindo até o final do rolo, chegando a 22 clics. Isso ocorre por uma questão matemática/geometria. C=2ΠR O comprimento da circunferência é duas vezes o raio. Sabemos que quanto mais fotos tiramos menor fica o Comprimento da circunferência… blá blá blá…

11/11 - DiY - Como colocar filme 35mm na Holga 120 Imagine que você já finalizou o filme. Você vai saber disso pois o botão de avanço vai ficar duro, ou seja, não tem mais filme para ser avançado. É hora de tirar o filme da câmera.

CALMA, não abra a câmera ainda! É necessário colocar a câmera num local escuro total para retirar o filme. Lembre-se que o filme fica completamente desprotegido.

No escurinho, abra a Holga, retire o filme completo de dentro do corpo da câmera e em seguida rebobine todo o filme de volta para o canister (o rolo de metal, que é a proteção original do filme).

Pronto, agora é revelar e se surpreender com o resultado.

Se você quiser mais certeza na hora de girar o filme, nesse Flickr aqui tem uma maneira engenhosa de “contar” as poses.

[Update de 08/02/12: O Damião mandou uns exemplos de como ficam as fotos tiradas com essa bichinha. Olha elas aí embaixo!]

from my window

05-

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!