23comentários

A regrinha Sunny 16, ou “tudo que você precisa saber pra sua foto não sair escura”

por em 09/02/2012
 

Camiseta com a Sunny 16 estampada

Você já deve ter ouvido falar, visto por aí, lido… e talvez nem tenha reparado, mas pode ter uma tabelinha da regra Sunny 16 com você, neste momento, na sua caixinha de filmes. Curioso? Que bom. Essa era a idéia ;-)

A “Sunny 16” (ou “Dia ensolarado 16”, em bom português**) é uma regrinha, parecida com aquelas de colégio, que a gente usa/usava pra decorar umas fórmulas… que eu não me lembro mais, mas deixa pra lá… que serve pra você conseguir tirar uma boa foto com qualquer câmera. E não requer prática nem tão pouco habilidade. Requer decoreba mesmo. mas vamos lá que é moleza…

A regra diz o seguinte:

Em um dia de sol (dai o “Sunny”do nome), configure a abertura de seu diafragma pra f/16 (daí o “16” do nome) e configure a velocidade do obturador pro valor mais próximo possível do ISO que você estiver usando (ISO 100 = 1/125 segundos, por exemplo). Seguindo essa regra você garante uma boa foto.

Tabela Sunny 16 impresso na aba de uma caixa de filme. Já viu se na sua tem?

Complicado? Nem é quando vemos na prática. Exemplo: vamos pegar uma SLR, que tem controles ISO,  de velocidade de obturador (tempo que a câmera fica “aberta” expondo o filem à luz) e abertura do diafragma (tamanho do “buraco” por onde a luz passa pra chegar no filme). Você pega um daqueles Kodacolor ISO 200 que vende até em padaria e coloca nela, ok? Tá um dia de sol bonito, e você sai pra fotografar.

Então, segundo a Sunny 16, pra você garantir uma boa foto, sem usar o fotômetro (a SLR tem, mas vamos ignorar), você tem que colocar o marcador de ISO em 200, a abertura em f/16, e a velocidade em…? em…? no número que estiver mais perto de 1/200, já que seu ISO é 200. Ainda parece complicado? Simule um pouco com a sua câmera que vai ficar moleza.

“Mas e se não estiver fazendo um dia de sol?” Ahá! É ai que entra a famosa tabelinha que você encontra até em camisetas. A regra continua a mesma, e só muda o a abertura do diafragma (o “f/algumacoisa”). Olha a tabela aí embaixo.

Abertura do Diafragma Condições de Luz Detalhes das Sombras
f/22 Neve / Areia de Praia Escuras com bordas nítidas
f/16 Ensolarado Distinta
f/11 Levemente nublado Bordas suaves
f/8 Nublado Quase não visível
f/5.6 Tempo bem fechado Sem sombras
f/4 Na sombra / pôr do sol Sem sombras
Adicione um Stop Luz por trás (backlight) n/a (não se aplica)

Tela de app pra iPhone

“Mas e com câmeras que não têm controle de ISO, nem de velocidade do obturador nem  de abertura de diafragma?” Bom… aí não dá pra levar a regra ao pé da letra, mas muitas vezes o manual da câmera traz boas dicas que te permitem ter muito mais domínio do que você imagina.

A Diana F+, por exemplo. Quem leu o manual dela sabe que ela vem “calibrada” pra um filme de ISO 400. Ou seja, as aberturas do diafragma dela (simbolizadas pelos famosos “solzinho, nuvem com sol e nuvem”) funcionam lindamente com esse ISO (Uma foto num dia de sol, num local com sol, com filme com ISO 400 e a câmera com a abertura setada no icone de sol, vai dar quase que com certeza uma bela foto, em termos de luz).

“Mas e se eu estiver com um filme de ISO 100?” Aí você já sabe que tem que puxar dois stops (já que o ISO 400 está dois stops acima do ISO 100). Como fazer isso? Bom…você tem poucas opções, né? A câmera só tem três opções de abertura. Logo, use a que for menos iluminada do que você usaria (a que permite que entre mais luz). Se estiver sol, não use o solzinho, use o solzinho com nuvem. Se estiver nublado claro, use o nublado escuro. Se estiver nublado escuro, use o “Bulb” (“B”) com exposição de um segundo… e por aí vai.

Bom, é mais ou menos isso. Mas se você quer ir além, se deu bem, porque esse é um dos temas (de fotografia) mais debatidos e difundidos da fotografia. Então, você pode começar com os links abaixo, e depois continuar no Google. Te garanto que de tédio você não vai morrer ;-)

Wikipedia sobre Sunny 16
Artigo com video no site Squidoo
Uma infinidade de tabelas de todos os tipos, pra você copiar ou imprimir
Artigo no Guide for Film Photography
App para iPhone (e iPad… e iPod…) com a Sunny 16 e outros trecos.

Uma tabelinha bonitinha pra você salvar no seu computador ;-)

*Brincadeirinha, né, gente? :-) É claro que isso não é tudo. É apenas o bastante pra um iniciantes e sentir seguro. É que nem barrinha de cereal, cola super bonder e band-aid. Sempre bom ter na bolsa ;-)
**Não, ninguém usa a expressão em português. Só traduzi pra facilitar pros que não entendem a língua bretã…

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!