6comentários

Pinholes pra recortar e montar: Corbis Readymech Cameras

por em 10/02/2012
 

Modelo "Picasso"

Já falamos aqui sobre o que é uma pinhole, e como fazer uma em casa. Depois falamos até de uma revista só sobre o assunto. Então, tô entendendo que você já sabe o que é uma, né? ;-)

Pois então. De quando em vez, algum maluco (ou malucos) publica na internet umas receitas de como fazer umas pinholes bem diferentes… e às vezes publicam moldes também, pra você imprimir, cortar e montar. Tem várias dessas por aí. Mas a “bola da vez” é a coleção que a galera da Corbis (um dos maiores bancos de imagem do mundo) publicou – aparentemente só de farra – pra uso de quem quiser: são as Corbis Readymech Cameras.

Modelo "Dr. Livingstone"

Os moldes em formato PDF, com todas as instruções, estão originalmente nesse site deles, mas nós baixamos e hospedamos aqui no nosso cantinho, pro caso deles tirarem do ar.

São cinco modelos de câmera pinhole, e parece que vem um sexto modelo por aí… mas vamos ao que interessa: as tais câmeras.

World Pinhole Camera Day: Câmera feita especialmente para comemorar o dia da câmera pinhole, que é comemorado mundialmente no último domingo de abril (esse ano cai dia 29/04).

Modelo "Peyote"


Pablo
Modelo obviamente inspirado nas obras do artista Pablo Picasso.

Dr. Livingstone: Homenagem a um famoso explorador britânico (Dr. David Livingstone) que, em 1855, foi pioneiro na exploração das selvas africanas.

Peyote: Homenagem (?!) ao famoso cacto usado amplamente como alucinógeno em rituais indígenas e práticas medicinais na América do Sul, principalmente no México.

Modelo "Mother"

Mother: Homenagem ao pai da psicanálise Sigmund Freud. O nome vem do fato de que Freud atribuía “quase tudo” que acontecia na vida de um paciente a resultados de experiências do relacionamento do paciente com sua mãe.

AstrocamUma coisa assim meio Jetsons… bem legal!

Analog: Um passarinho na toca. O mais fraquinho na minha opinião.

 

Tá… gostou? Mas não pense que acabou. A Corbis a gente já disse quem é. E essa tal de Readymech? Uma dica: você pode ter todos os produtos dele pra decorar suas estantes sem gastar nada mais do que algumas folhas de papel! ;-) Go and have fun!!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!