9comentários

Curiosidade: Você sabia que a tonalidade sépia vem da lula?

por em 12/02/2012
 

Não sou de publicar “cultura inútil” aqui no Blog, mas achei essa bem interessante, simplesmente porque A) eu nunca tinha pensado nisso, e B) eu não tinha a minima idéia disso. Mas é isso aí. A cor sépia, usada em fotos antigas pra que elas ficassem mais… sépiaamarronzadas, foi nomeada com base no pigmento produzido pela lula (a que vive no mar, não o ex-presidente).

sep1.jpg

A cor e a lula...

É o seguinte. O nome da cor vem do nome científico da criatura (“Sepia Officinalis”), porque originalmente a tinta da pobre lula era usada pra causar esse efeito nas fotos quando essa técnica surgiu, em 1880. Hoje em dia outros pigmentos são usados, e – pelo menos pra isso – deixaram as pobres lulas em paz. E eu que achava que foto alaranjada era coisa de foto que envelheceu pegando muita luz… cada coisa que a gente aprende nessa vida, viu… Bom. Mas tá pouco pra um post descente, né? Então vamos explorar mais. A Wikipedia diz:

fotografia em sépia é mais conhecida hoje em dia no mundo como “foto envelhecida”, mas essa expressão só tem fundamento pois muitas fotografias eram armazenadas de maneira inapropriada, e acabavam adquirindo a tonalidade sépia pelo contato com colas a base de PVC, sendo que isto normalmente gera uma cópia manchada, e até mesmo a emulsão se descolando de sua base. O processo de viragem sépia também foi mais popular nas primeiras décadas do século XX.

Ué! Então eu tava certo! A foto fica sépia quando envelhece! Humm… mas tem mais.

A cor sépia obtida não é a mesma do processo foto-químico, que provém de outra substância bem diferente da orgânica. Ela tem base em uma mistura de químicos, sendo um dos principais o enxofre. Atualmente, alguns programas informáticos como o Photoshop transformam uma foto comum em sépia em minutos. Bem diferente do método convencional de revelação, onde é necessário se fazer a revelação primeiramente em preto e branco para depois passar pelo processo de viragem em sépia.

Ah tá… então tem séeepia, e tem séeepia. Sépia por viragem (que era a parada com a tinta de lula), sépia por envelhecimento, e agora sépia por photoshop. Beleza então. Acho que chega de sépia, né? Eu particularmente nem gosto… acho super cafona ;-)

[Update de 29/02/12: A Paula, nossa leitora, nos envia o seguinte recado: “Oi André. Só um adendo (como bióloga) esse bichinho fofo que vc colocou aí não é uma lula propriamente dita, é uma sépia mesmo, apesar de ser parente da lula (são da mesma classe Cephalopoda) são de ordens diferentes. A lula é da ordem Teuthoidea e a sépia da ordem Sepioidea. Seria quase como confundir um polvo com uma lula, apesar das semelhanças anatômicas, são coisas diferentes, sendo q a sépia e a lula são ainda mais parecidas entre si do que com o polvo, portanto vc está perdoado rsrsrs.”. Valeu o puxão de orelha, Paula! ;-)]

Disclaimer: A primeira parte deste post é uma tradução livre do post original “Did You Know: Sepia Toning is Named After the Common Cuttlefish”, publicado por Michael Zhang, em 03 de fevereiro de 2012, no site PetaPixel. O post pode ser visto aqui.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Valeska
    06/07/2012 em 11:38 pm

    Falando em lula, por acaso alguém saberia me dizer qual é a composição quimica da tinta de lula? Procurei mas não encontrei! Agradeço muito quem puder ajudar, um abraço, Valeska

    Responder

  • 29/02/2012 em 5:45 pm

    Adorei a dose de “cultura inútil”! Além de aprender mais sobre o tom, também aprendi sobre o bicho com a Paula!rsrs :)

    Responder

  • 29/02/2012 em 1:16 pm

    Oi André. Só um adendo (como bióloga) esse bichinho fofo que vc colocou aí não é uma lula propriamente dita, é uma sépia mesmo, apesar de ser parente da lula (são da mesma classe Cephalopoda) são de ordens diferentes. A lula é da ordem Teuthoidea e a sépia da ordem Sepioidea. Seria quase como confundir um polvo com uma lula, apesar das semelhanças anatômicas, são coisas diferentes, sendo q a sépia e a lula são ainda mais parecidas entre si do que com o polvo, portanto vc está perdoado rsrsrs.
    Sem querer ser chata (mas já sendo), só um pouco de conhecimento inútil.

    Responder

  • Alex
    16/02/2012 em 3:11 pm

    Só pra dar uma acrescentada… (olha o enxerido). Essa história de tonalizar as fotos veio, na verdade, das tentativas de fazer as ampliações PB ficarem quimicamente mais estáveis e durarem mais tempo. No processo, a imagem acabava ficando não tão PB assim e puxando pra alguma cor – ficava bonitinho e as ampliações mais duradouras, então ninguém reclamava.

    Responder

Deixa aí seu comentário!