16comentários

Montando um laboratório de revelação em casa – Parte 2 de sei lá quantas…

por em 07/03/2012
 

Comprei isso...

E ai? Simbora continuar a saga do laboratório caseiro? Pois bem… Bom, a primeira coisa que a gente saca olhando praquela lista da semana passada é que metade das coisas são ridículas de achar e juntar Relógio, termômetro, funil, jarra com medição… então nem vou pensar nisso agora. Deixa pro final, que passo numa farmácia[bb], numa loja de 1,99 e resolvo isso. Tá. Então, vou focar em quê? No que der… literalmente. Resolvi ir ao centro da cidade, na rua 7 de Abril (e adjacências), a meca das lojas fotografia[bb] em SP, e ver o que conseguia encontrar. Eis minhas descobertas, que podem ajudar bastante você, que tá caçando as tralhas do seu lab: 1. Não se fazem mais lojas de fotografia como antigamente. Literalmente. Digo, as lojas como a Consigo, a Angel, ainda são fantásticas. Mas, assim como a maioria das lojas “comuns”, estão focando mais no digital. Mas encontrei várias lojas legais por lá que eu não conhecia (nem todas tem site na internet, afinal, né? :-). Mas o triste foi descobrir que nenhuma delas tem mais foco, nem secundário, nem terciário, em equipamentos pra laboratório caseiro. Só o que encontrei, na Consigo, que é a maior da cidade (se não me engano), foi um tanque de revelação de alumínio (bonitinho até, mas mais caro do que eu esperava gastar) da Samigon, e um carretel de alumínio pra filmes 120 da Encor.Porque eu comprei se tava caro? Porque eram os últimos, e não existe qualquer previsão de que vá chegar mais! :-(

... e isso. Só. :-(

2. Uma boa notícia pelo menos: se essas tralhas são difíceis de achar, os químicos da lista são moleza. Em quase todas as lojas tinham pilhas e pilhas, de marcas variadas inclusive. Ótimo. Assim a gente não tem que se preocupar em estocar produto químico em casa sem saber quando vai terminar de montar o lab e usar, né? Bom, é isso. O resultado do meu tour foi esse. Vamos repassar a lista então:

  • Tanque de revelação -> Comprado na Consigo (loja física) por R$70,00. Caro. Só comprei porque era o último.
  • Espiral 135 
  • Espiral 120 -> Comprado na Consigo  (loja física) por R$25,00. Caro. Só comprei porque era o último.
  • 3 garrafas para químicos 
  • Jarra medidora de 2 litros 
  • Termômetro
  • Funil comum
  • Saca-filmes -> já tinha em casa, comprado em outra ida à Consigo.
  • Saco preto 
  • Timer -> vou usar um dos vários aplicativos pra celular que cronometram tempo…
  • Saco de fixador em pó 
  • Saco de revelador 
  • Solução umectante

Tá fraco de tralhas, né? Falta o saco preto (que gosto mais do que de isolar um banheiro) e a espiral de 35, principalmente… vou continuar a minha busca, e semana que vem tem mais, ok?

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Andre
    17/06/2012 em 7:52 pm

    OLá André, muito legal as informações, mas como fazer a impressão do filme em papel sem digitalizá-lo? Gostaria de passar do negativo para papel tambem. MInha ideia
    é futuramente adquirir uma médio formato e fazer todo este processo. Alguma dica?

    Responder

  • 09/03/2012 em 11:46 am

    Na Diafilme, uma loja daqui de Curitiba, ainda se encontra essas tranqueiras pra revelar filme. E dá pra comprar online: http://www.diafilme.com.br

    Outra opção é importar da http://www.freestylephoto.biz
    Eu compro meus filmes e químicos nessa loja. Sai mais barato que comprar no Brasil.

    Outra opção é comprar os equipamentos (tanques, espirais, ampliador, etc.) usados. Muita gente tem essas coisas paradas em casa, pegando poeira.

    Aliás, que tal uma nova campanha? “Eu quero aquele ampliador que tá pegando poeira no fundo do seu armário”.

    Responder

    • 09/03/2012 em 12:01 pm

      Ô rapaz.. eu adoro a Diafilme! Já estive lá uma vez quando passei por aí… o lance é que, pela internet, eles estão com tudo em falta…

      Agora, sobre o Freestyle, você vai ver minha opinião oficial, e recomendação pros leitores, no post de hoje, às 13:00 ;-)

      P.S: Tá sabendo do Workshop que vou dar aí em abril, né? Você vai participar? Me ajuda a divulgar por aí! :-))

      Olha a página do Workshop: https://www.facebook.com/events/340088462697102/

      Abs!

      Responder

      • 09/03/2012 em 1:05 pm

        Cara, acabei de descobrir o seu blog e não estava sabendo do workshop. O básico da fotografia de filme eu já domino. Então pra mim não seria uma boa. Mas vou divulgar pro pessoal daqui.
        Quanto à Diafilme, vale a pena telefonar pra eles e perguntar se eles têm em estoque os materiais que você precisa. Às vezes o site fica meio desatualizado.

        []s

        Douglas

        Responder

  • 08/03/2012 em 12:37 am

    André, não seria mais fácil recomendar tanque com espiral de plástico? Elas são mais práticas pros novatos (até pra mim, falar a verdade). Tenho dos dois aqui em casa, emprestados de um amigo que vive me perguntando quando que eu vou montar esse laboratório, hehehe. Fico praticando com eles com um rolo velado, na maioria sem muito êxito mas tá indo :)

    Só me falta o saco preto (que eu perdi de comprar quando achei num forum nacional por uns $50) e… a coragem de colocar a mão na massa, e químicos e garrafas.

    É boa a dica do eBay. Naquele post de outro dia sobre as lojas online, tem mais uma de Porto Alegre que acho que não foi citada, a Casa do Filme. O site é http://casadofilmers.com.br/ . Uma outra dica que talvez funcione é tentar procurar estúdios fotográficos desses antigos que tenham equipamento aposentado (e perguntar de câmeras velhas também, hehehe). Algumas universidades também estão se desfazendo dos laboratórios analógicos nos cursos de jornalismo, já que agora só se usa DSLR. Vale conferir por aí antes que vire sucata…

    Abraço!

    Responder

    • 08/03/2012 em 8:10 am

      Opa Edu!

      Na verdade eu nem sei o que é melhor ou pior em tanques de aluminio ou de plástico. Eu comprei de aluminio só porque só tinha esse :-)

      Sobre o Ebay, não me sinto bem de recomendar porque na verdade não é um vendedor, mas sim vários. E se um leitor compra e toma um golpe, vou me sentir mal. No Mercado Livre, pior exemplo, pra comprar filme pra Polaroid, eu já tenho um vendedor em quem confio pra recomendar. Mas no Ebay não conheço nenhum de equipamentos de lab, entende?

      Sobre procurar labs em fase de desmonte, com certeza é uma boa! Vou colocar isso no próximo post! ;-)

      Abraços e obrigado!

      Responder

  • 07/03/2012 em 5:22 pm

    Trabalho aqui no Espaço f508 de Fotografia e acompanho seu blog há algum tempo, parabéns pelo trabalho!
    Eu também comecei a montar um pequeno laboratório e depois de um tempo parei por conta de trabalho, posso dizer que um bom lugar pra comprar itens pra lab é no ebay. Comprei um tanque de plástico com 2 rolos 35 que também funciona como 120, foi cerca de 25 dólares, veio da china e demorou cerca de 1 mes pra chegar. Comprei também uma camara escura portatil (basicamente é um saco preto que voce consegue enfiar a mão pra colocar o filme no tanque, vale bem a pena! Dá uma olhada lá que sempre tem umas barganhas de lojas, pode demorar um pouco pra chegar mas chega! Só cuidado pra nao comprar itens acima de 50 dolares pois pode dar problema na alfandega.
    Outra coisa, será que usar o celular pra conometrar não da algum problema? A luz emitida pro celular pode interferir em algum processo.
    Abraço!

    Responder

    • 07/03/2012 em 5:37 pm

      Opa Vitor! Como estão as coisas por aí? Abraços pra turma de BSB!

      Olha, acho que o celular não vai atrapalhar porque estou falando de revelação do negativo, e não de ampliação. E, pelo que me lembro (posso estar errado!) todos os processos cronometrados da revelação do filme são feitos com o tanque já fechado e as luzes acesas… ou não? :-)

      Abs!

      Responder

  • Danilo Medeiros
    07/03/2012 em 3:00 pm

    Próxima semana tem mais… Espero consiguir encontrar esse material na próxima semana. (=

    Responder

  • Eduardo Sato
    07/03/2012 em 2:49 pm

    André,

    Outro dia eu fui naquele laboratório da Xavier de toledo, o fotoferrara e consegui comprar o tanque de revelação mais os dois carretéis, 35 e 120, por 50 reais. Acho que tinha mais um lá.

    Saudações da montagem da loja da Lomo no rio!

    Eduardo

    Responder

  • 07/03/2012 em 1:36 pm

    Uma vez conheci um cara que tinha um saco preto desses próprios para fotografia, que tinham espaço para enfiar a mão e td. Nunca consegui achar um pra vender no Brasil…

    no ebay é só procurar por film changing bag que vem zilhoes de resultados a preços bons

    Responder

Deixa aí seu comentário!