8comentários

Como funciona um Minilab – Parte 2: A Química

por em 02/04/2012
 

Agora que já sabemos como um filme colorido é feito, vamos entender como funciona o processo químico da revelação colorida.

Etapas da revelação colorida

Etapas da revelação colorida. Clique pra ver grandão.

Quando fotografamos, a luz vai sensibilizar a prata do filme. A mágica toda começa a acontecer quando esse filme entra em contato com o líquido revelador (N1 no gráfico). Nesse ponto essa líquido alcalino faz com que os sais de prata que foram atingidos pela luz se transformam em prata metálica, de cor escura. Isso já é o suficiente para o filme preto e branco, mas no caso da revelação em cores, junto com essa prata escura também são formados os corantes. O filme passa a ter uma imagem visível da fotografia, porém muito escura, culpa da prata.

A prata agora já cumpriu sua função, que era formar os corantes no filme. O próximo passo é o branqueador (N2). Esse líquido faz o oposto do revelador: Transforma a prata metálica novamente em um sal, mas sem mexer nos corantes.

Essa prata ainda pode reagir se exposta a luz, então precisamos nos livrar dela. Essa é a função do fixador (N3), um ácido que dissolve e remove a todos os sais de prata do filme. Agora já temos a imagem visível na película! Yeah! \o/

Antes de terminar o processo, há ainda o enxague (NS). Essa etapa é feita com água, sim água de torneira, mas purificada para evitar quaisquer problemas no maquinário do minilab. Pra terminar o serviço de um jeito bem caprichado é aplicado um estabilizador (N4) que serve para proteger o negativo e evitar manchas. Agora é só secar!

Clique para ver em tamanho real

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!