3comentários

“Shake it Like a Polaroid Picture”, ou “Porque os filmes Polaroid precisam, ou não, ser sacodidos.”

por em 09/04/2012
 

[cadeiras] Todo mundo lembra (pelo menos os maiores de 30 anos, né André?) da época em que uma fotografia polaroid era até comum na nossa vida, apesar de ser coisa de amigo rico! Mas lembro que todo mundo ficava sempre agitando e chacoalhando a foto que tinha acabado de sair da polaroid para “acelerar” a revelação, como se isso fosse uma regra estabelecida ou que constava no manual do filme.

Bem, eu lembrei disso ao ler aqui no blog o post sobre “Porque filmes polaroid precisam ser protegidos da luz” e o André comentou sobre esse hábito e não saber bem o motivo de todo mundo fazer isso.

Aí me lembrei do clip do Outkast em que eles cantavam “Shake it like a polaroid picture” e da própria Polaroid soltar uma nota na época recomendando que não fizessem isso com os filmes modernos.

É, o hábito de chacoalhar a foto vem dos antigos filmes polaroid Peel Apart, que a gente retirava da câmera e separava o negativo da foto. Como essa foto ficava mais exposta, fazia mais sentido chacoalhar para “secar”.

Agora com os modernos filmes Integrais (uma vez revelados, negativo e positivo ficam juntos forevis) não tem o menor sentido ficar balançando por vários motivos: LomoWall 2

  • Os químicos não entram em contato com o ar pois estão selados dentro do “frame”, então mexer o filme não adianta nada;
  • Os roletes da câmera espalham os químicos pra revelação apertando bem a foto na saída da câmera, uma balançadinha com não vai ajudar a melhorar a revelação;
  • Os modernos filmes da Impossible precisam ser protegidos da luz, como vai fazer isso chacoalhando a foto recém saída da sua polaroid?
  • Segundo a própria Polaroid, um chacoalho mais forte podia distorcer a imagem, e uma chacoalhada mais leve não adiantaria pra nada. Não sei para os filmes da Impossible, mas a inventora do filme instantâneo integral dizia: “don´t shake it”!

Então, amiguinhos, fica a dica: apesar de ser historicamente reconfortante dar aquela chacoalhada na foto que sai da boca da polaroid, não o faça. Deixe sua foto revelar quietinha, escondidinha da luz e sem movimento ;).

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Isabella
    11/04/2012 em 10:09 am

    Também comprei a minha (One Step 600 rainbow preta e novinha!!) e preciso de filme, ou ao menos um cartucho vazio pra poder testar e ver se ela funciona. Quero agora uma rainbow one step land e aí tá bom demais! E foi ótimo ler esse post porque tinha minhas dúvidas quanto a sacudir ou não a foto. Acho que esconder a foto e ver só depois é como mandar pra revelar. Li em outro lugar que a foto ainda fica diferente uns dias depois. Deve ser muito legal, tenho que ver isso de perto!! :) Parabéns pelo site, já li ele todo, acho que não faltou nenhum post mesmo!! Muito bom!!

    Responder

  • 10/04/2012 em 12:52 pm

    maravilhoso, já que acabei de comprar uma polaroid color, só falta os filmes pra testá-la!!!!

    Responder

Deixa aí seu comentário!