6comentários

Como substituir, ou refazer, a vedação de luz da sua câmera antiga

por em 11/04/2012
 

Eis que o Queimando Filme ganha seu primeiro correspondente internacional! Estréia hoje em nosso time Diogo, o portuga analógico.

Conheci o Diogo pelo twitter, em um papo que acabou resultando no primeiro post escrito por ele, sobre o aplicatio Analogger, porém editado e publicado por mim. Com o passar dos dias, outras idéias foram surgindo na cabeça dele, e o convidei pra escrever no blog com a gente. E hoje ele faz sua estréia em seu primeiro vôo solo.

Com vocês, Diogo.

Um dos trocentos kits disponíveis no Ebay…

A maior parte das cameras de filme tem vedantes de luz nas abas de encaixe da porta (e também no espelho, no caso das SLRs). Os vedantes são feitos de uma espécie de espuma/borracha que se degrada com o tempo. Se você tem uma camera com mais de 20 anos, provavelmente ela está sofrendo desse mal!

Vedantes degradados não vão funcionar como deveriam, e vão permitir a entrada de luz através da porta ou do visor. Além disso, quando extremamente degradados, a espuma transforma-se numa substância pegajosa e desagradável, dificultando a sua remoção, podendo até manchar a tela de focagem, o espelho, a lente, ou desintegrar-se sobre o filme.

Felizmente, tem solução para essa tragédia! E pode ser feita em casa!

Uma curta pesquisa no ebay, introduzindo “light seals” (procuramos no Mercado Livre, mas não encontramos nada…), irá mostrar diversos resultados positivos. Alguns dos kits à venda já vêm personalizados para alguns modelos de câmera, mas caso não encontre nada específico para a sua, também existem kits globais que podem ser facilmente adaptados a qualquer camera. Um conselho: na hora de escolher os vedantes de luz que vai comprar, verifique se eles são autocolantes. Isso vai poupar a merda o trabalho de usar cola para os fixar no lugar.

Não é uma tarefa muito difícil, mas é preciso ter uma certa dose de cuidado para não danificar o espelho, a tela de focagem ou as cortinas do obturador. Faça tudo com calma e num local bem iluminado.

Clique para ver em tamanho legível ;-)

Vamos ao processo?

Material necessário: kit de vedantes do ebay, palitos, guardanapos, alcool etílico, água, pinça e lâmina (para remover o vedante antigo do espelho sem fazer muita sujeira)

Passo 1: Com um palito (é preferível o palito a utensílios de metal, porque a madeira não vai danificar o material da camera) raspamos os vedantes antigos das ranhuras e da dobradiça da porta.

Passo 2: Envolvemos outro palito em guardanapo, embebemos a ponta numa mistura de 50% alcool etílico (álcool comum, de cozinha), 50% água, e limpamos os restantes vestígios de cola dos vedantes antigos.

Passo 3: Retiramos o adesivo dos vedantes novos e colocamos no lugar dos antigos, com a ajuda da pinça para posicionar e, no caso dos vedantes que têm de ser colados na ranhura, um palito pode ajudar a fixar o vedante.

P.S.: Para quem precisa também substituir o vedante do espelho… não use o palito! use uma lâmina que remova facilmente o vedante antigo sem fazer merda porcaria. Depois sim, pode utilizar o palito envolto em guardanapo (e embebido na mistura de água e álcool) para limpar a superfície. Retire o autocolante do vedante novo e aplique com a ajuda da pinça.

E é isso! Boa sorte!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • 08/05/2014 em 4:38 pm

    Levei minhas olympus trip 35 e pen para quem lida com conserto de câmeras. Ele disse que a vedação estava acabada, disse que qualquer coisa que vedasse, como feltro, camurça, funcionaria. Fui numa casa de tecidos e materiais diversos, vi até o “e vê á”, mas acabei achando algo mais interessante lá. 1 material composto por 3 texturas, porém não tão grosso de modo que viesse a atrapalhar o fechamento da câmera. A primeira face é 1 tramado fino, e de aparência sintética e parece que com 1 camada de algo fino, uma lã muito fina. No meio, espuma e a outra face, algo semelhante ao couro. A parte que colei na câmera foi a tramada, apesar de ter refletido se a de couro não seria melhor, pq ela resolveria a questão do reflexo de luz no couro, mas acabei apostando que com o espaço preenchido, a luz não passaria. Bom, as fotos eu acabei de pegar, ficaram normais, para um primeiro contato com ISO 100, num foto que encontrei aqui. É isso aí, fotografia com câmera antiga hoje tem de ter 1 bocado de Miroslav Tichi. Nem tudo o que pensamos, conseguimos, então, partimos para o experimentalismo improvisado.

    Responder

  • Bárbara
    15/01/2013 em 8:17 pm

    Meu pai (fotógrafo amador), me ensinou a fazer essa vedação com lã preta e funciona muito bem também. É só colocar cola branca nos espaços da tampas e dobradiça e socar a lã (sempre ir testando de modo que se consiga fechar a tampa sem problemas.

    Responder

  • Thais
    26/10/2012 em 11:37 am

    acho que vocês leram meus pensamentos! estava conversando HOJE com um amigo meu e reclamei da minha canon (AE1) que estava deixando entrar luz…a coitada tá sem vedação nenhuma. :(
    como encontrei a solução fiquei até mais feliz!

    Responder

Deixa aí seu comentário!