9comentários

Caiu líquido dentro da minha lente! O que é que eu faço?

por em 22/04/2012
 

No outro dia, um amigo estava a mostrar-me a sua câmera e, no meio da conversa, notou que a lente estava suja. Foi buscar o pano e líquido de limpar os óculos e borrifou para cima da lente. Foi tão rápido que quando eu percebi o que ele ía fazer, ele já estava fazendo. Resultado: entrou líquido para DENTRO da lente.

Dica: nunca, mas NUNCA, espirre líquido directamente na lente. O líquido coloca-se no pano e não na lente.

Ora, como o líquido de limpeza é feito de álcool, nós pensamos: bom, talvez evapore… vamos esperar por amanhã para ver o que acontece. E então, o que aconteceu? aconteceu que o líquido não evaporou e, pior, a lente ficou embaçada POR DENTRO. E agora?

1. Não tente desmontar a objetiva! Se ela fosse só um amontoado de vidros montados a esmo, não custaria o dinheiro que custa. E não, você não vai conseguir colocar tudo no lugar certo outra vez.Antes de apresentar a solução, vamos ver o que NÃO fazer:

2. Não tente aquecer! O calor vai puxar o óleo dos rolamentos e fazer uma sujeira (isso acontece o tempo todo dentro de carros deixados ao sol).

3. Não faça nada que envolva soprar ou sugar ar para dentro/fora da lente. Isso pode fazer com que entre sujeira, ou que partículas de pó, que estavam bem quietinhas em pontos da objetiva que não afetavam a imagem, se movam e passem a ser visíveis. Sim, há uns caras que dizem para usar o aspirador e fazer sei lá o quê…

Ok, então e a solução qual é mesmo? Gel Silica. O André já escreveu sobre esse gel aqui:

Silica Gel: É a mesma coisa que tem naqueles saquinhos pequenininhos que vêm em embalagens de coisas novas, como eletrônicos. Só que você pode comprar aos montes, fazer seus próprios saquinhos, e  colocar com seus negativ os, lentes… pra não mofar. A silica suga a umidade do ar a sua volta. Quando ela muda de cor (geralmente de azul pra rosa) é porque tá na hora de colocar no forno (tô falando sério!) pra ela secar. Secou, tá pronta pra usar de novo.

Como não estávamos perante um simples caso de manutenção/prevenção, o uso tradicional da Silica podia não ser o suficiente. Então eu fiz aquilo que eu sempre faço quando preciso de uma resposta que não tenho: vou no Google e leio não 1, não 2, não 5, mas umas 10 opiniões sobre o assunto. Para este caso, a maior parte das opiniões era convergente:

Enrolar a lente em lenços de papel, ou num pano, e colocar num recipiente hermético junto com os cristais de silica. Alguns falaram em sacos de congelar com zip, outros em tupperwares e outros disseram que o uso de caixas de metal, ao invés de plástico, iria impedir a entrada de humidade do exterior. E é claro, quanto mais pequeno o recipiente, melhor.

esses últimos até parecem feitos de propósito para objetivas, não é não?

Pois bem, nós envolvemos (muito bem!) a lente em papel e colocámos numa caixa de metal (de biscoitos) junto com a silica. Resultado: no dia seguinte o embaciamento tinha desaparecido e, dois dias depois, o líquido também! VITÓRIA!



Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • gabriela
    30/07/2014 em 5:18 pm

    minha maquina caiu no chão e o cristal liquido foi se espalhando nela o que eu faço?

    Responder

  • Jessyka Lucena
    17/04/2014 em 11:28 pm

    Oi, dá um help aqui pra mim, Sou nova nessa área e tem o grãozinho de poeira por dentro da minha lente e quando tiro fotos de longa exposição a noite esse grãozinho fica no meio das minhas fotos, como faço pra resolver isso, a assistência desmonta a lente e limpa?
    Obrigada !!

    Responder

    • Diogo G
      20/04/2014 em 12:38 pm

      Oi Jessyka! Poeiras dentro das lentes é coisa comum, principalmente quando já são lentes bastante usadas. Normalmente não afeta taaanto a imagem, mas sim, costuma ser um problema de noite e com longas exposições. Se vale a pena desmontar e limpar a lente? Fica dificil dizer… é um serviço complicado, pode até custar mais caro do que comprar uma lente nova. Além de que nem todos os “assistentes” sabem fazer isso bem feito. Não é tão simples assim desmontar uma lente e voltar a montar com tudo no sítio certo. Mas pergunte no Grupo Queimando Filme no facebook se alguém conhece um local seguro para fazer isso, perto de onde você vive. Não custa ir lá perguntar e saber :-)

      Responder

  • Itauri
    23/05/2013 em 6:32 pm

    Nunca caiu nas minhas, mas já anotei. “Vai que!”

    Responder

  • 17/10/2012 em 11:46 am

    Cuidado com o Silica Gel.
    Depois de um tempo ele começa a soltar o que absorveu, principalmente em dias quentes.
    Dica é não deixar mais de dois dias se vc mora em lugar com muita humidade.
    O que eu aconselho e já testei depois de me ferrar com o Silica Gel, é colocar em um pote com um punhado de arroz.
    Se o arroz inchar, é só trocar.
    Deu certo e nunca falhou comigo.
    Abraços
    Bruno Valente

    Responder

    • 17/10/2012 em 12:15 pm

      Boa dica! Obrigado Bruno! :-)

      Responder

    • Diogo G
      29/10/2012 em 1:30 pm

      posso estar sendo apenas ignorante, mas penso que o que pode ter acontecido é que a Silica chegou à sua capacidade máxima e deixou de fazer efeito. E não fazendo efeito, a humidade natural (e não a absorvida) vai afetar o material fotográfico. mas é só uma ideia e posso estar errado :)

      quando a silica chega no limite, basta colocar um pouco no micro-ondas e fica ok de novo

      Responder

  • 23/04/2012 em 6:13 am

    desespero mesmo!!!
    sua decisão foi a melhor… sempre que existe risco real de danificar o equipamento, o melhor mesmo é entregar a profissionais para resolver.
    é claro que é sempre bom ter um ninja por perto para resolver metade do problema :) mas cuidado com os ninjas só de nome!!!

    Responder

  • 22/04/2012 em 6:54 pm

    nossa! senti o desespero! eu li pelo menos 20 opiniões sobre poeira no sensor… não mechi, falei com meu padrasto e ele, ninja, resolve o grosso la Agora so tirarei na assistencia mesmo!

    Responder

Deixa aí seu comentário!