10comentários

Para-sol. Pra que serve, e como fazer um em casa…

por em 11/05/2012
 

Leia as seguintes linhas com o entusiasmo de um apresentador de anúncio de televendas:

Está farto que efeitos de flare e glare invadam a foto sem sua permissão?! Cansou de mudar sua posição, a posição da máquina ou a posição do objeto fotografado e continuar tendo as luzinhas entrando pela lente e arruinando tudo? Meu amigo, o que você precisa é nada mais nada menos do que um para-sol! Telefone para o vinte-vinte-quarenta-e-quatro e encomende já o seu para-sol por apenas R$700!

PQP CARACA!!! R$700???” Pois é, infelizmente e incompreensivelmente, o para-sol é um acessório caríssimo! Para sua sorte, hoje você vai aprender como fazer um para-sol em casa! Mas primeiro, vamos conhecer ele melhor.

à esquerda com para-sol, à direita sem para-sol

O para-sol serve para proteger a lente de danos físicos e danos na imagem. A função principal é impedir a incidência direta da luz, otimizando o contraste e evitando os feixes de luz, círculos, manchas, etc.

“Ah, mas há fotos que ficam bem legais com esses efeitos!” Verdade, mas há outras situações em que você não quer que isso aconteça. O para-sol também serve para recortar o campo visual e evitar a invasão de cores da área periférica, equilibrando o balanço de brancos.

Quanto aos danos físicos…….ia enfiar seu dedo na lente?? O para-sol protegeu! A lente caíu!? O para-sol protegeu! A lente bateu na parede?!? O para-sol protegeu! Bem, o para-sol protege a lente frontal… se o impacto for realmente forte, o para-sol não vai fazer nada… Não sai agora atirando a camera às paredes! ;-)

Por norma, as teleobjetivas utilizam um para-sol grande e cilíndrico, ao contrário, as grande angulares usam para-sol menor e em forma de tulipa/pétala. Por sua vez, as objetivas de zoom “normal” (18-70mm, 28-85mm, etc) usam uma mistura de cilindro terminando em tulipa. Olha aí as imagens ilustrativas:

Agora que já vimos o que é para-sol e para o que serve, vamos então passar ao real motivo deste post. Se você perdeu, partiu, ou simplesmente não tem para-sol, olha aí 3 opções para resolver seu problema:

1. Procura no ebay um para-sol idêntico e não oficial da marca;
2. Agarra um copo de café, corta o fundo e arranja fita adesiva;
3. Vai no site www.lenshoods.co.uk e aprenda a fazer 300 mil para-sóis!

Você entra lá, escolhe a marca que você quer, procura a objetiva na lista que aparece, faz download e imprime a folha com o modelo, recorta e xaran! Já está! Se sua lente não aparece na lista, escolha uma similar. Experimente vários para-sóis! Veja a diferença na utilização de cada um. Inclusivamente, você poderá fazer para-sol para lentes que por padrão não o utilizam, como no caso das toycameras. Olha essa Holga TLR como ficou legal?

Mas atenção: É claro que com um para-sol de cartão você já não vai ter a função de segurança contra danos físicos… mas, por outro lado, você poderá transportar um sem número de para-sóis na sua mala!

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Camila Chiaretto
    20/11/2013 em 5:21 pm

    tenho uma canon t3i com a lente 50mm 1.8
    minha duvida é … qual para-sol é o mais indicado pra essa lente?
    vcs podem me ajudar?
    Obrigada

    Responder

    • 20/11/2013 em 7:06 pm

      Já procurou o pára-sol oficial dela, fabricado pela própria Canon? Dificilmente você vai achar pra comprar no Brasil, mas deve achar facilmente te lojas gringas que mandam pra cá…

      Responder

  • Agatha
    04/04/2013 em 12:32 pm

    Boa tarde… não sou muito boa em inglês, por isso a dúvida ^^’. Entre no site http://www.lenshoods.co.uk e peguei uma lente similar a que possuo. Porem deram duas opções de download. Uma que forma apenas o circulo a outra parecida com a que esta na olga. É para colocar os dois juntos ou são para fins diferentes mesmo? Obrigada.

    Responder

    • 04/04/2013 em 4:24 pm

      Oi Agatha!
      Serão para fins diferentes. O redondo é um para-sol simples. Normalmente previne que as abas do para-sol apareçam na imagem quando rodamos para focar ou aumentar o zoom. O outro com pétalas oferece mais sombreamento, mas tem que ter atenção e certificar-se que as abas não aparecem na imagem final. Espero ter ajudado!

      Responder

      • Agatha
        05/04/2013 em 9:55 am

        Ajudou muito sim Diogo, obrigada ^^. Já imprimi alguns e consegui traduzir o tutorial do site, alem de pesquisar um pouco mais na net. Vou tentar fazer e usar esse fim de semana mesmo ^^.

        Responder

  • Flavio Rosa
    29/11/2012 em 1:43 pm

    MINHAS IMAGENS FICARAM ESCURAS NAS PONTAS DAS IMAGENS !!!
    APÓS TER COLOCADO PARASOL TULIPA.

    Responder

    • Diogo G
      29/11/2012 em 4:20 pm

      Oi Flávio,

      isso provavelmente aconteceu porque não é o para-sol mais indicado para a sua lente e acaba entrando no ‘campo de visão’. Você pode n ter percebido isso ao olhar pelo visor porque a imagem captada por vezes é um pouco maior do que aquilo que o viewfinder mostra. experimenta usar um para-sol com as abas menores :-) é provável que resolva esse problema

      Responder

  • 24/09/2012 em 7:06 pm

    Só complementando com uma observação que não sei se pode ser tomada como verdade.
    Tenho percebido, diferente do que você comentou sobre o parassol ser cilíndrico ou em pétala, que isso se refere principalmente se o elemento frontal da lente gira na hora do foco ou não… Normalmente, quando o elemento frontal gira é cilíndrico, quando é fixo é pétala.. na maioria dos casos é assim o projeto.

    Responder

Deixa aí seu comentário!