0comentários

Como as câmeras de grande formato são fabricadas…

por em 13/05/2012
 

A gente postou outro dia aqui um video sobre como são feitas as lentes das objetivas fotográficas. Hoje vamos mostrar mais um video do tipo, do mesmo programinha de televisão (o “How It’s Made”), sobre câmeras de grande formato.

Como o texto introdutório do video já adianta, essas câmeras não são muito diferentes das do começo do século passado. O fole/sanfona, as grandes placas de filme, etc. Mas por isso mesmo elas são tão interessantes. Afinal, porque esse tipo de câmera sobrevive até hoje? A resposta talvez esteja exatamente na sua construção (extremamente simples!), que permite um controle absurdo por parte do fotógrafo, uma experiência de visualização da imagem em tamanho “bem grande”, diferente dos pequenos visores das SLRs e câmeras de visor direto, sem falar na capacidade de se usar filmes em… grande formato (duh!) com excelente qualidade de imagem (essa é, afinal, a fotografia analógica hi-fi, diferente da low-fi das câmeras de menor formato…).

Mas o mais legal de ver essas câmeras é comprovar a máxima que reforço em todos os meus workshops: uma câmera fotográfica não é nada além de uma caixa com um buraco numa ponta e um filme do outro. O resto é firula ;-)

Vamos ao cineminha, então.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=V9dMn2CbrpQ]

Gostou da câmera? Legal como ela dobra no final do video, pra ser guardada de forma mais portátil, né? Eu também gostei, e fui pesquisar. Ela é uma Walker Titan SF 4×5, e no site da Walker Cameras dá pra ver ela e as irmãzinhas dela. bem legal!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!