4comentários

Conheça Alfred Stieglitz, o “pai da fotografia moderna”…

por em 03/06/2012
 

Quer saber porque essa foto é importante? Dá uma olhada nos primeiros minutos do video… ;-)

Pois é… mais um domingo, mais um dia de cineminha no Queimando Filme. E hoje a parada é emocionante.

Tem uns caras que realmente fazem a diferença. Não inventam nada, mas inventam formas de usar, novos olhares, novos ângulos. Esse cara aqui, Alfred Stieglitz, é um deles. Em uma época onde a fotografia não poderia ser mais quadradona, careta, chata, técnica, o cara levou a câmera pra rua e começou a tirar fotos “das coisas e pessoas na rua”. Sei não… Cartier-Bresson que me desculpe, mas esse cara pode muito bem ter sido o verdadeiro inventor da Street Photography…

Me acompanhe e veja o que acha.

Ousado? Sem sentido? Não pra Stieglitz…

Nos primeiros minutos do video (depois de uma penca de agradecimentos créditos), o narrador conta como, um dia, em 1893, o Tio Alfred resolveu colocar sua câmera na rua e tirar uma foto… da rua. Neve, carruagem, luz natural e tal… até aí, nada de mais. Mas a gente percebe a importância dessa foto quando o narrador conta a reação dos coleguinhas fotógrafos dele, que riram da foto e disseram que não tinha nada de interessante ali, porque a foto não estava bem definida, sem contraste. Ele nem ligou… ele tinha conseguido o que queria: uma nova visão do mundo através da fotografia.

O cara começou a fotografar as coisas como elas eram, ali, naquela hora, naquelas condições, enquanto que seus colegas ainda estavam na onda de fotos posadas, armadas, tecnicamente “perfeitas”. O cara descobriu que fotografar o momento como ele é, e não como deve ser, ou como foi planejado, poderia ser mágico.

Sim, o video é grande, Mas se estiver com preguiça sem tempo, veja só os primeiros 5 a 10 minutos. Vai por mim: já vai ser o bastante pra você nunca mais esquecer quem é Alfred Stieglitz, e porque ele foi, e é, tão importante pra fotografia que você tanto ama hoje…

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=wMxxgYrT2PQ]

[UPDATE de 04/09/2013: O video infelizmente foi retirado do ar, e ainda não encontrei ele em outro endereço. Caso encontrem, por favor me avisem pra que eu possa atualizar o post, ok? Obrigado!]

Stieglitz tem bem mais história pra contar, como a sua importância na história dos Fotoclubes norte-americanos, e a importantíssima revista Camera Work, criada por ele, e considerada a antecessora de todas as grandes revistas fotográficas existentes hoje. Mas isso fica pra outro post… ;-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!