2comentários

Projetos: Fotografando a 4a dimensão: o tempo

por em 08/06/2012
 
Samanta Fabri

Por Julio Rossi

Vamos a mais um projetinho legal? Então tá. Vamos fotografar a quarta dimensão!

…hein?

Esse papo de quarta dimensão pode parecer coisa de ficção científica, mas só se você faltou dormiu nas aulas de física do colégio. Isso porque, se você puxar pela memória, vai lembrar que, segundo a física, as quatro dimensões são: altura, largura, profundidade e… tempo!

Parece coisa de maluco, fotografar o tempo? Ahá! Mas não é! ;-) É bem fácil, não requer prática, nem tão pouco habilidade. Quer ver? Fotografar o tempo nada mais é do que você registar, em uma imagem, não apenas um momento, uma fração de um segundo, mas sim várias frações, ou vários segundos… ou fazer séries de imagens que registrem momentos, tempos diferentes. Vamos a algumas sugestões, e depois você mesmo vai entender e ter suas próprias idéias. Vai até descobrir que você já está tocando esse projeto… só não sabe disso ainda.

LOMO Waterfall

Por Guiba Poeta


1) Movimento de veículos:
O movimento de algo significa que em um momento aquela coisa estava em um lugar, e no momento seguinte ela estava em outro, certo? Tempos e movimentos… se você fotografa, registra, o movimento, então registra o tempo que passou entre o início e o fim do movimento! Você fotografou o tempo, parabéns! ;-)

2) Movimento de pessoas: Igual o de cima, só que com pessoas. As pessoas não estão embaçadas, ou fora de foco. Elas estão em movimento! Elas estão se movendo no decorrer de um periodo…

3) Movimento de estrelas: Igual aos dois dai de cima, só que com muuuuito mais tempo envolvido. Fotos assim levam horas pra serem feitas.

Grande Hiure em seu mono

Por Gabriel do Rio

“Pô! Mas você não falou praticamente NADA de novo nesse post! Tá me enrolando?” Não, mané… presta atenção. Não é sobre técnica. Ë sobre conceito, sobre como ver as coisas, sobre como ver as fotos. As SUAS fotos. Sobre ver que elas têm muito mais a dizer do que a coisa, ou a pessoa, que está nela. Sobre ela ter mais dimensões do que altura e largura. É sobre ela representar um ou mais tempos, momentos…. é sobre o tempo ser um personagem da sua foto. Pense nisso.

Gostou? Teve um cara que escreveu um livro sobre isso. Se estiver afim… dá pra comprar em versão em PDF e pra iPad!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!