0comentários

Era uma vez na América… a Grande Depressão e a Fotografia.

por em 18/06/2012
 

Uma das imagens de Lange recentemente liberdas para o público

Era uma vez um país, chamado Estados Unidos da América, que entrou numa puta depressão financeira. Não, não estou falando da crise de crédito imobiliário de 2008. Estou falando da mãe de todas as crises financeiras: a crise que assolou os EUA nas décadas de 1920 e 1930, em um período que entrou pra história como a Grande Depressão.

E, como fotógrafo que é fotógrafo adora uma pobreza (to brincaaaandoooo…), nesse período surgiram alguns dos maiores fotógrafos de todos os tempos (não estou brincando agora), principalmente, ou totalmente, devido a um projeto de uma entidade do governo (chamada FSA: Farm Security Administration) de registrar a pobreza que dominava o país através de imagens que pudessem ser usadas pra comover convencer os governantes a darem um jeito de acabarem com aquela crise de uma vez por todas. Dentre os fotógrafos contratados pra essa tarefa, pelo menos dois se destacaram: Walker Evans e Dorothea Lange.

Evans em ação...

Evans em ação…

“Tá, legal, mas porque esse assunto assim do nada?” Porque a oportunidade faz a… pauta do post. Acontece que foram liberadas pela Biblioteca Pública de Nova Iorque mais de mil fotos inéditas deste período, e muitas delas foram colocadas online pra quem quiser ver. Nem todas as fotos são de Evans e Lange, mas nem por isso são menos boas, ou menos importantes historicamente.

O acervo inteiro pode ser acessado através desse link, e vale muito, muito, o seu tempo. Dica: apesar do layout feio que dói, dá pra navegar por fotógrafo, ou clicar em “see all images”, alí em cima; do lado do campo de busca, e ver todas as fotos em um estilo todo Flickr de ser: clica pra ver maior, navega com setinha pra frente e pra trás, imprime, compra, redimensiona etc etc etc…

Portanto, caro leitor. Dedique um pouco das suas horas de hoje a Evans, Langue e a miséria americana da Grande Depressão. Garanto que você vai esbarrar em imagens absolutamente lindas e comoventes.

E, se você quer ver mais desses fotógrafos, lembre-se que essa coleção é só uma lista de fotos até então nunca divulgadas, mas existem dezenas de sites, livros e videos sobre eles, ok? é só meter os nominhos deles no Google e deitar e rolar… é capaz, inclusive, de você descobrir que tem muita foto que você conhece que é dessa época, desses fotógrafos e você nem sabia… duvida?

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

Seja o primeiro a comentar!
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!