9comentários

Raridade: O daguerreótipo em um video que não é chato de se ver!

por em 23/06/2012
 

Logo no começo desse video, uma das entrevistadas diz uma frase que define bem o impacto que a fotografia teve na geração que viu ela surgir:

“Pela primeira vez, você iria saber como seus avós se pareciam, mesmo que eles tenham morrido antes de você ter nascido. (…) Isso mudou tudo.”

E, sinceramente, foi essa frase que me fez escrever esse post. Afinal, já existem trocentos zilhões de posts falando do início da fotografia, e da importância do Daguerreótipo, do conflito entre Daguerre e Niepce… Mas esse video se preocupa em mostrar como as coisas eram quando ele surgiu, e como a fotografia mudou a forma de se registrar o mundo. Outra parte favorita minha é quando um dos historiadores do George Eastman House diz:

“Fotografia, em grego, significa, literalmente, desenhar com luz. Então, quando você desenha com a luz você o faz com químicos. Mas antes da fotografia, você olhava para as sombras e você traçava um desenho.”

E eles continuam, mostrando que muito antes de existir a capacidade de se fixar uma imagem, já existia a vontade de se fixar uma imagem… e depois como Niepce descobriu que asfalto é sensivel à luz…

Mas chega, né? Se não vou narrar o video todo aqui ;-) Vamos a ele!

Véi… na boa… assiste o video todo. É MUITO legal… não que ele seja revolucionário. Mas os caras conseguem te deixar curioso até o fim ;-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!