16comentários

Fazendo suas próprias máscaras de bokeh

por em 24/06/2012
 

A gente já falou sobre bokeh aqui, e você já deve ter visto kits de alteração de imagem como esse à venda. Mas hoje vamos aprender com esse coxinha, mauricinho, engomadinho da Make Magazine como se faz um kit desses em casa.

O topetinho cara do video ensina, de maneira rápida e indo direto ao ponto, como se cria todo o material, é dá dicas essenciais (coisa que pouco se vê por aí) como a abertura de diafragma e velocidade ideais.

Dica minha: Se você tem uma câmera digital em casa, experimente primeiro com ela. Assim vai aprender mais sobre a velocidade ideal, sobre como cortar os desenhos e etc, sem gastar filme à toa :-)

[vimeo http://vimeo.com/24615591]

E ai? Que desenhinhos voc6e vai fazer pras suas fotos com bokeh personalizado? :-P

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • JR Rodrigues
    11/12/2013 em 11:15 pm

    Ándre, primeiro parabéns pelo trabalho. sou iniciante e ainda não sei muita coisa. tenho uma nikon d7000 com lente 18-105mm. eu até consegui fazer o efeito bokeh, porem a foto fica preta em volta, com a marca do desenho q fiz no centro e só depois a foto em si com o efeito. como faço pra foto fica “cheia” sem essa sombra do desenho q fiz. entendeu? ficar foto quadrada normal sem o contorno do desenho. Obrigado.

    Responder

  • Agatha
    04/04/2013 em 11:57 am

    Oi André, fiz algumas máscaras mas ainda não testei. Fiquei na dúvida de como configurar a abertura do diafragma e a velocidade antes de sair fotografando. Você poderia me ajudar com algumas “opções” de abertura/velocidade? Obrigada.

    Responder

  • Amanda
    23/01/2013 em 6:38 pm

    Oi, tudo bem? Então, eu tô tentando loucamente fazer essas mascaras de bokeh mas não consigo. Alias, o problema não são as mascaras, eu até faço direitinho, mas na hora de tirar a foto não sai nada além de um furinho e um ponto de luz desfocado. Tem como fazer em camera digital que não seja dslr? (A minha é uma semi/compacta, mas não é dslr :/)
    Obggg =D

    Responder

  • Niw Durães
    14/01/2013 em 7:55 pm

    Olá André,
    Parabéns pelo site, gostei bastante.

    Fiz um teste, mas não deu muito certo. Minha lente é a 18-200mm da canon, e as fotos que tentei fazer fiaram com a moldura do desenho (no caso uma estrela). Quero saber o porquê de não ter dado completamente certo. O tamanho do desenho influência no resultado final?

    Desde já obrigada,

    Niw.

    Responder

    • 15/01/2013 em 8:29 am

      Opa! Olha, afeta sim. tem gente que faz uma porrada de mascaras até acertar o tamanho. Mas sei também que o ideal é começar com o menor tamanho possivel.

      Responder

    • 09/04/2013 em 10:14 pm

      Boa Noite Niw… um amigo meu fez o mesmo e deu errado também. Hoje eu fiz um teste e, antes mesmo de tirar a foto, consegui o efeito de “estrelinhas na luz”… O tamanho influencia (quanto menor, melhor, pelo que percebi) e você deve desfocar e dar zoom… pelo menos comigo apareceu as estrelas e ai eu tirei a foto, agora vou revelar e ver o resultado. Espero ter ajudado. ^^

      Responder

  • Bárbara
    28/06/2012 em 10:22 pm

    Ok, mas então não rola com câamera digital, pq precisa de dupla exposição né?

    Responder

    • Debora
      21/10/2012 em 12:05 pm

      Eu sei que existe como fazer dupla exposição usando o Photoshop (não me pergunte como, pq eu nao manjo de PS haha). Mas tem como fazer, sim…
      Acho que pra fazer a técninca, em si, nao precisa de dupla exposição… a menos que vc queira criar uma composição com a técnica e com outras imagens… mas só pra ter as luzes no formato do desenho, não precisa.
      Certo, André?

      Responder

    • 15/01/2013 em 9:06 am

      Barbara, não, bokeh não tem nada de dupla exposição :-) É perfeitamente possível fazer com digital, ok? Aliás, se você tem uma SLR digital, é até bom fazer com ela pra aprender direitinho antes de gastar filme fazendo :-D

      Responder

  • Bárbara
    27/06/2012 em 10:36 pm

    Sou nova nisso… Não entendi muito bem… como ele fez as estrelinhas, notinhas, etc? são os desenhos ? me perdi

    Responder

  • 27/06/2012 em 1:44 pm

    será que dá pra fazer com compacta? Se der me dá uma luz! (trocadilho não intencional) P.S.: Eu tenho uma analógica, primeira vez que tô usando :D Mas geralmente eu testo na minha compacta primeiro as coisas, e como você disse, pra não desperdiçar filme!

    Responder

Deixa aí seu comentário!