39comentários

Adaptador fisheye: uma solução económica!

por em 27/06/2012
 

Você tem uma SLR, ou outra camera qualquer com uma lente que permite enroscar filtros, gostaria de fazer fotos com a estética da fisheye, mas não tem dinheiro para comprar uma lente de R$700 e também não quer utilizar uma camera Fisheye da Lomography com controles limitantes? Então esse post é para você!

 Os mais atentos já devem ter reparado que recentemente o Queimando Filme abriu um grupo no facebook. Pois é, além de ser um espaço que promove a troca de ideias sobre fotografia analógica, também permite à equipa do QF estar atenta às necessidades/duvidas dos nossos leitores. Este post nasceu, precisamente, de uma conversa que eu li no outro dia. A Laura Almeida deixou um comentário pedindo ajuda sobre o seu primeiro rolo revelado e falando da sua nova Fisheye One. A conversa discorreu, discorreu e o Caio Brito confessou que é fã de SLR e está com o pé atrás em relação a experimentar uma fisheye da Lomography. Assim que eu li esse comentário me lembrei da solução ideal para o problema dele, e aqui estamos, sem mais delongas, para falar de um adaptador fisheye que custa apenas… tan, tan, taaan… R$60! Não, você não leu mal. Não é 600, é mesmo 60!

o modelo que eu tenho

Quero deixar claro que a qualidade ótica dessas lentes (adaptadores) não se pode assemelhar a uma lente fisheye verdadeira. Isso é facilmente comprovável pela diferença de preços. Contuuuudooo… são uma ótima alternativa à fisheye da Lomography que tem lente de plástico! No ebay há toneladas de lentes dessas, dos mais variados tipos. Eu já utilizei várias, e tenho umas dicas para partilhar com vocês:

1. Esses adaptadores funcionam bem quando montados em grandes-angulares, com distâncias focais entre os 14mm e  24mm. Se você só tem uma lente fixa de 35mm, 40mm ou 50mm, esqueça. Não vale a pena comprar porque não vai funcionar.

2. O diâmetro da lente em que você vai montar o adaptador é importante. Eu já utilizei numa lente de 52mm de diâmetro e noutra de 67mm. Nessa última, utilizando uma distância focal maior (24mm), os cantos distorcem (desfocam) pra caramba. Já na de 52mm, utilizando a mesma distância focal, a distorção é BEM menor. Utilizando uma distância focal pequena, que permita ver o círculo todo da fisheye, o resultado é igual com os dois diâmetros.

3. Quando (se) for comprar, preste atenção ao diâmetro do encaixe do adaptador. Existem vários tamanhos e a maior parte deles traz também uns 3 anéis para adaptar o encaixe da fisheye ao tamanho da sua lente. Então leia bem os anúncios para ter a certeza que vem com o diâmetro correspondente (se por acaso não conseguir achar nenhuma lente que traga um anel compatível, você sempre pode fazer outra pesquisa. Existem mil anéis desses, para adaptar todos os tamanhos a todos os tamanhos).

4. Use para-sol! Nas especificações do adaptador, além de indicar o diâmetro da rosca de encaixe, também vai indicar a medida do filtro que se pode utilizar no adaptador. Tente achar um para-sol próprio para fisheye/grande-angular, porque esse adaptador é muito, sublinho MUITO, sensível a flares.

A meu ver, além do custo, outra grande vantagem desses adaptadores é que quando utilizados numa lente zoom, permite mudar a distância focal e obter resultados diferentes, como se pode ver na galeria aí em baixo. Para quem gosta deste tipo de estética, eu recomendo! É uma solução super económica e não tão ruim assim ;-)

      

      

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Geovanna
    20/02/2016 em 7:26 pm

    Olá gostaria de uma ajuda. Eu tenho uma 5D Mark II com uma 50mm de 52 de diâmetro e uma 28-135 com 72 de diâmetro. Tô em dúvida se compro a fisheye pra adaptar em umas das lentes. Fica o efeito em melhor em qual das lentes?

    Responder

  • Kadu
    23/10/2015 em 5:39 pm

    Ola. Tenho uma Canon rebel t3i e não conheço nada de fotografia. Lógico que fui comprar uma lente em um site e não me atentei no tamanho mas como na descrição estava escrito o modelo da minha máquina acreditei que funcionava. enfim. Lente macro 52mm e minha lente que vem original é 72mm. Existe alguma solução? Desde já agradeço

    Responder

    • 18/11/2015 em 3:19 pm

      Não, não existe. Mesmo que você compre adaptadores para usar filtros de tamanho 52mm na sua lente de 72mm, seriam precisos quatro adaptadores (72mm -> 67mm, 67mm -> 62mm, 62mm -> 58mm e 58mm -> 52mm) para tal, o que com certeza afetaria sua imagem. Compensaria mais você vender o filtro que comprou errado e recomprar um no tamanho certo.

      Responder

  • Erica
    30/10/2014 em 3:13 pm

    ola.. estou precisando de uma ajuda..minha filha comprou uma câmera canon 60d e veio com uma lente 18-135…agora comprou uma lente fish 58mm.. mas preciso de um anel adaptador.. alguem sabe me informar qual anem daria certo?

    Responder

    • Diogo G
      30/10/2014 em 3:57 pm

      Oi Erica! Tudo depende do diâmetro da rosca da lente 18-135. Deve estar indicado na lente, com um símbolo semelhante a um O com um / em cima. rs
      Pelo que pesquisei, o diâmetro dessa lente é de 67mm, então terá que comprar um anel conversor de 58 para 67. O ebay tem trocentos desses…

      Responder

  • Lucas Teixeira
    18/03/2014 em 2:58 pm

    Diogo, to doido pra comprar uma lente dessas pra minha T3i 18-55, mas nunca encontro para comprar.
    Sabe me dizer onde acho, de preferência em sites nacionais?

    Responder

  • Isadora A.
    10/12/2013 em 9:30 pm

    e aí diogo! esse post me ajudou bastante na escolha. comprei um adaptador igual ao da foto. porém, as fotos ficaram muito ruins.. não focaram de modo algum, em nenhuma distância. to usando uma 18-55mm. alguma dica? :/

    Responder

  • José H
    20/09/2013 em 5:00 pm

    iae Diego, tranquilo? gosto muito de deixar a câmera ligada a noite toda tirando fotos seguidas para depois montar time lapse. porém quero melhorar o ângulo. Testei um olho de peixe e não obtive muito resultado, pois se não usasse o zoo perderia boa parte do ângulo, uma vez que aparecia a parte preta do adaptador.
    tenho uma câmera powershot sx40, 52 mm e gostaria de saber se o resultado melhora com a compra de uma grande angular com 72 mm de rosca; claro que usando o adaptador de 52mm para 72mm…
    ah… outra coisa: estas lentes perdem o foco com a distância ou permanecem nítidos os objetos??

    muito obrigado e aguardo resposta

    se tiver algum material, por favor me mande. sou um simples amador apaixonado por estrelas

    Responder

    • Diogo G
      27/09/2013 em 10:55 am

      Opa José, além de chegar atrasado, trago pouca ajuda… É difícil imaginar abstratamente se vai funcionar ou não, sem testar. Mas pela minha experiência, quanto maior é o diametro da rosca, mais distorção/desfoque existe… mas isto é o que acontece com uma fisheye 72 numa lente 72. Não faço ideia o que pode acontecer com uma fisheye 72 numa lente 52. Talvez até funcione!

      Responder

      • José H
        27/09/2013 em 3:11 pm

        tranquilo!
        valeu pela ajuda. O jeito é arriscar mesmo!
        vou primeiro comprar em site chinês uma grande angular, 72 mm ou 64 de rosca… funcionando falo aqui a experiência.
        mais uma vez obrigado!

        Responder

  • Anderson
    15/07/2013 em 4:56 pm

    Vai funcionar com a minha 18-55 de kit? ou seja, vai dar o efeito de distorção?

    Responder

  • 17/05/2013 em 11:30 am

    Estou prestes a comprar uma 24-105 L pra usar na 60D, que tem sensor crop. Eu vou substituir a 18-55 com essa lente, pra ganhar um ponto de abertura e nitidez. O problema é que em 24mm a lente vai pra 38mm mais ou menos. Sabe me dizer se o adaptador funciona normalmente ou não vai dar distorção?

    Responder

  • Luiz Anísio
    08/12/2012 em 10:36 am

    Prezados, gostei muito das informações e troca de experiências que eu encontrei aqui. Eu fiquei interessado nos adaptadores para usar com uma 35mm DX para transformá-lá em uma superwide para fazer umas fotos panorâmicas cropando o centro. Acredito que deva ficar melhor do que montagens panorâmicas. Alguém fez esse teste? Eu entendi que não terei uma fisheye mas como superwide teria uma qualidade aceitável para fotos não profissionais?

    Responder

    • Diogo G
      10/12/2012 em 12:39 am

      Oi Luiz, olha, penso que não vai funcionar. As fotos dos skaters que usei como exemplo já estão no máximo wide que o adaptador permite. com distância focal de 35mm já perde completamente o efeito.

      Responder

  • 20/09/2012 em 5:42 pm

    Pois é, já tinha visto sobre esses adaptadores e achei beeem legal, tenho uma fisheye one, mas essa solução é realmente uma ótima alternativa, aliás para as cameras digitais também é uma ótima opção, e tem muita coisa no mercado livre

    Responder

  • Karla
    18/08/2012 em 6:51 am

    Acabo de adquirir uma fish-eye Diana+ e adaptador para Nikon, o único problema por enquanto é a dureza do encaixe lente-adaptador, já o encaixe adaptador câmera funciona suavemente como se usasse uma lente própria,muito bom. Estou pensando em comprar outro adaptador para deixar encaixado direto nas lentes, a fish-eye e a super-wide, pra não correr o risco de quebrar os encaixes com o tira e bota das mudanças de uma para a outra. pois pelo q notei as lentes da Diana são muito mais frágeis que a mais frágil das Nikon. rsrs

    Agora caro amigo, tenho dúvida é quanto ao uso da Holga, ainda não tive tempo de traduir o manual (recebi-a ontem) e tomei um susto quando abri a caxa e encontrei um rolo de fita isolante. rsrs É preciso mesmo lacrar a câmera como mostra na foto do manual? E como eu faço pra instalar e desisntalar o rolo de filme se ele é tão sensível assim à luz? Desculpe-me minhas perguntas basiconas,mas é que nunca usei uma câmera com filme 120 antes na minha vida. ;)

    Grata pela ajuda.

    Responder

    • 18/08/2012 em 12:32 pm

      Oi Karla! A Holga é famosa pelos vazamentos de luz, e muita gente usa isso nas fotos. Por isso o fabricante não resolveu isso na fabricação. Você pode ou não usar a fita. Pode inclusive testar com e sem :-)

      Responder

  • 14/08/2012 em 12:23 pm

    se alguém tiver interesse tenho um adaptador olho de peixe novo para vender. Comprei para fotografar estrelas com a digital, mas não consegui usar como gostaria então estou colocando a venda!

    Responder

  • marcelo Braga
    10/08/2012 em 10:58 am

    Qual o adaptador efeito fisheye serve para 18-55 mm efs- canon?

    Responder

    • Diogo G
      10/08/2012 em 12:03 pm

      essa é a lente q vem com os kits digitais, certo?
      em principio, qualquer um vai funcionar. tem só que ter atenção ao diâmetro da rosca da sua lente. deve ser 58mm

      Responder

    • 14/08/2012 em 12:25 pm

      eu tenho um adaptador fisheye que serve na 18-55 (rosca 58mm) a venda, se tiver interesse me escreva. podemos fazer negócio!

      Responder

  • Augusto
    06/07/2012 em 9:13 am

    Pessoal, gostei muito da matéria, ja estou de olho em uma fisheye a algum tempo!
    Tenho uma finepix s4000 com grande angular de 24mm. Estou pensando em comprar um adaptador que conecte lentes e fitros de 72mm, pois esse vai preso ao corpo da maquina e nao danifica o motor do zoom. A duvida é a seguinte, conseguiria eu o efeito dessas lentes fisheye? Sou novo na area, qual a diferença nessas lentes, entre 0.21x, 0.45x, qual seria a mais indicada? a com menor abertura?

    Abraço! a todos!

    Responder

    • Diogo G
      06/07/2012 em 12:01 pm

      Penso que vai dar! Mas em principio não vai ser fisheye completo, ou seja, não vai aparecer o círculo todo… Utilizando 24mm deve ficar com uma imagem tipo as fotos dos caras com skate. Quanto às diferenças de 0.21x, 0.45x… penso que isso tem a ver com a ampliação do Macro. Esses adaptadores fisheye costumam ser compostos por uma lente macro… então, se você vai utilizar a distância focal máxima para conseguir efeito fisheye (24mm), talvez o melhor seja a fisheye com ampliação menor…pelo menos é o que faz sentido na minha cabeça…

      Responder

      • Diogo G
        06/07/2012 em 12:08 pm

        aliás, agora que penso nisso… os adaptadores q usei eram de 0.45x. talvez se forem de 0.21x, dê para utilizar com distâncias focais maiores que 24mm!

        Responder

  • 27/06/2012 em 9:42 pm

    Eu estou namorando um adaptador desse há um tempo já. Eu pretendia usar na digital canon 50mm 1.4, pois no mercadolivre os vendedores anunciam que funciona com a 18-55. Eu fiz um teste com um desses adaptadores mais antigos, usados para filmadoras, e o que eu testei achei bem ruim, mas as fotos e videos desses novos que vi, parecem estar bem melhores, a menos que seja propaganda enganosa. no caso da analógica, como faço então? é bem mais difícil achar lentes angulares, ainda mais entre 14 e 24mm… para achar uma 28mm já é uma briga!
    minha ideia era usar esse adaptador na 50mm apenas para conseguir mais ângulo, não necessariamente fisheye, apenas maior ângulo, afim de usar a grande abertura da lente (1.4) para fazer fotos noturnas da estrelas. Alguma dica?

    Responder

    • Diogo G
      27/06/2012 em 10:30 pm

      Eles dizem que funciona na 18-55 e é verdade, mas só vai funcionar com o efeito fisheye dos 18 aos 24mm. a partir daí perde todo o efeito fisheye… a imagem fica completamente normal. Nas fotos que coloquei ali, principalmente as do skate, que já têm o ângulo bastante aberto, a distância que utilizei devia estar bem perto do limite dos 24mm. Mais do que isso já não dá nada…
      não sei se existe um adaptador que permita ter mais ângulo numa objectiva com distancia focal de 50mm…é uma distância que não dá muita margem de manobra, penso eu. Se alguém tiver uma ideia diferente, me corrija :)

      Responder

      • 27/06/2012 em 10:45 pm

        hum interessante.
        comentei anteriormente sobre eu ter usado um adaptador antigo, ele realmente abria bastante o ângulo, porém só ficava nítido bem no centro, as bordas ficavam completamente borradas, ou seja, não funcionava como eu gostaria. mas em termos de angulação, usando na 50mm, acredito que ficava em algo como uma lente 20mm ou menos, o que seria bem interessante, imagina só, ter uma 20mm ou 17mm ou menos ainda com um f1.4, luxo não?
        por isso me interessei em pesquisar algo mais novo, que pudesse ter isso corrigido, com as bordas mais nítidas.
        as fotos que tenho visto no mercadolivre me parecem bem interessantes, porém não informam que tipo de lente foi usada e menos ainda em que distância focal. por isso fico com um pé atrás de comprar um desses adaptadores, pois não quero comprar para usar na minha 18-55. mas se alguém me dissesse que funciona bem com a 50mm eu compraria e já meteria um adaptador para usar na analógica tb. ahh uma coisa que tem que ser considerada é que usando a 50mm na digital APSC, ela passa a uma distância de quase 85mm…

        Responder

  • 27/06/2012 em 4:37 pm

    Como eu disse no Grupo do Queimandofilme, eu já adquiri essa câmera fisheye da lomo nos últimos dias hahahaha mas é mto bom saber que existe uma alternativa a um custo bem menor, pois apesar de gostar muito das lentes fisheye, considero que as da lomo tem um custo mto alto para a limitação delas.. vejo nas fisheyes da lomo, uma camera p diversão total e apenas isso hehehe :)

    Responder

  • GabRio
    27/06/2012 em 4:33 pm

    bem eu fiz um pra mim :) custo zero e diversão massa! (tenho prazer em fazer :)) mas eu tinha na epoca conseguido um projetor desutilizado e tempo de ocio criativo

    Responder

  • João Pedro
    27/06/2012 em 2:12 pm

    aqui no Brasil, onde encontro dessas?

    Responder

    • Diogo G
      28/06/2012 em 10:16 am

      Desculpa ainda não ter respondido! Logo por azar, eu sou o único colunista português do Queimando Filme… então não sei onde dá pra comprar no Brasil. Já pedi socorro ao André! Fique atento que ele deve responder :)

      Responder

  • Douglas
    27/06/2012 em 1:37 pm

    Por que não vai funcionar em lentes fixas?
    Eu só tenho uma 35mm fixa e a 18-105, que tem 67mm de diametro. Não vale a pena?

    Responder

    • Diogo G
      27/06/2012 em 2:31 pm

      Douglas, para ter o efeito fisheye só pode utilizar distâncias focais entre os 14mm e 24mm. A objetiva de 18-105 que você tem vai dar! mas só tem o efeito fisheye dos 18 aos 24mm, a partir daí o adaptador não funciona mais como uma lente fisheye.

      Responder

Deixa aí seu comentário!