14comentários

O que é melhor que uma foto? Meia foto! – Conheça as câmeras de meio quadro.

por em 29/06/2012
 
Não, meio quadro não é isso!!!

Não, meio quadro não é isso!!!

Então, um dia, alguém chega pra você e fala:

“Já viu aquela câmera que dobra o filme?”

Foi assim que eu soube da existência das câmeras half-frame, ou meio quadro em bom português. Nesse dia minha resposta foi algo como “Não, só conheço câmeras que enrolam o filme.”, mas lógico, não era disso que estavam falando.

O pessoal costuma dizer que essas câmeras de meio quadro dobram o filme, porque conseguimos fazer o dobro de exposições. Num rolinho de 36 poses, conseguimos fazer 72 cliques. É bastante coisa!

Bruxaria? Não não, é bem simples, na verdade! Uma maquinha de meio quadro fotografa num espaço menor que uma camera comum, usando o espaço de uma foto para fazer duas! Mistério resolvido!

Pra entender, observe abaixo, uma Olympus Trip 35, que fotografar no tamanho tradicional. Olha o buraco onde passa a luz e bate no filme:

Agora, aí embaixo, uma Olympus Pen EES-2, que é uma maquininha de meio quadro. Observe que o buraco onde a imagem é projetada no filme é a metade do tamanho da Trip 35. E sim, as fotos saem “em pé”. Se quiser fotos “deitadas” tem que virar a câmera!

Você deve estar curioso para saber como fica um filme feito com ela não é? Claro que está! Então confere aqui em baixo. Na esquerda, um filme em meio quadro, da Olympus Pen. Na direita, um filme em quadro inteiro (full frame) da Trip 35:

 Dá pra ver bem certinho que duas fotos em meio quadro ocupam o espaço de uma, não é? Bem, vendo esse filme vem uma pergunta na cabeça:

“Mas Fellipe, e quando a gente manda revelar o filme, no papel sai duas fotos uma do lado da outra?”

Não! Os laboratórios são espertos os suficiente para ampliar cada foto individualmente! Você vai ter suas 72 fotinhas em papéis separados, não é o máximo? Claro que o laboratório vai te cobrar pelas 72 impressões também, nem tudo são flores, e papel não é grátis, não é mesmo?

Bem, e porque inventaram isso? Filme era tão caro assim? Não! Na verdade essas câmeras surgiram para concorrer com as câmeras miniaturas que surgiram em na década de 1960. A vantagem do meio quadro era poder fazer uma câmera menor do que as normais da época, sem precisar de um filme diferente, como por exemplo, o formato 110. Quando alguns fabricantes conseguiram fazer câmeras de quadro inteiro do mesmo tamanho das de meio quadro, como a Rollei 35 ou a Olympus XA, o meio quadro começou a morrer, afinal, o quadro inteiro permite uma qualidade maior na ampliação, e economizar filme não era bem uma preocupação.

Mas se você é mão de vaca gosta de economizar um filme, não perca tempo, arranje uma máquina de meio quadro e saia clicando!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • bluevalentine
    12/02/2014 em 11:30 pm

    acabei de pegar uma diana mini, então no caso de eu escolher a opção half-frame, quando eu for revelar o laboratório vai deixar 72 fotos, uma por uma? eles não fazem de jeito nenhum 36 fotos – sendo duas imagens no papel?
    ou… deixando 72 fotos, porém em 36 folhas, o preço vai sair mais caro?
    obg!

    Responder

  • Ana Clara
    28/10/2012 em 5:23 pm

    Mas você perde qualidade na ampliação, né?

    Responder

  • 29/09/2012 em 9:01 am

    Estas câmeras possibilitam fazer uns truques bacanas. Tenho uma Canon Demi.
    Nos anos 1960/1970 estas cameras foram muito usadas pelos “retratistas”, ou seja, os populares fotógrafos de rua e seus monóculos!

    Responder

  • Luiz
    17/08/2012 em 7:24 pm

    Descobri que meu pai também tem uma dessa! Todos comemora \o/

    Bora colocar filme e testar.

    Responder

  • Marcela
    16/07/2012 em 12:34 am

    Ai que decepção, pensei que você iria falar das câmeras que possuem essa função, adoro half-frame mas queria saber de mais câmera que possuam este recurso, como Holga 135TIM, Golden Half, Diana Mini, …

    Responder

  • Bianca Carvalho
    06/07/2012 em 5:54 pm

    To pensando em fazer da minha diana uma meio quadro através do splitzer. Mas acho que não vai ficar tão certinho assim né? Será que consigo?

    Responder

  • Murilo
    01/07/2012 em 12:37 am

    No fim do mês resgatarei a Pen EE-2 da minha mãe. Sei que está com defeito, pois não dispara quando ajustada para filmes ASA 100 ou mais, e certamente está mofada. Mas, resgate é isso.

    Responder

  • 29/06/2012 em 11:28 pm

    Adoro essa função na minha Diana Mini!! E sim, quando quis fazer os dois quadros juntos, precisei montar no photo porque os labs não fazem.

    Responder

    • 24/03/2013 em 6:19 pm

      Oi Gabriel!
      Como tu faz o half frame na Diana mini? Já catei em vários lugares mas não acho as instruções… :(

      Obrigada!

      Responder

  • Joao Pedro
    29/06/2012 em 2:14 pm

    eu tenho uma Pen EE to curtindo demais ela, super leve e simples, mas pretendo revelar ela com os 2 quadros por imagem mesmo =D

    Responder

Deixa aí seu comentário!