13comentários

Semana Polaroid #2: os filmes e seus mistérios…

por em 03/07/2012
 

Já falamos das câmeras Polaroid, e – por várias vezes – dos filmes. Mas nunca fizemos o que vamos fazer hoje: detalhar os filmes, suas características. E também seus problemas. Vamos fazer isso hoje e amanhã. Hoje falamos dos mistérios, e deixamos as belezas pra outro post.

Se você leu os posts anteriores, já entendeu que filmes Impossible não são iguais aos filmes Polaroid, e que têm características próprias. Por isso é importante entender como cada um funciona, e o que esperar de cada um deles. E pra começar, vamos à…

Regra de Ouro: quanto mais novo o lote do filme, mais estável, mais confiável e mais cuti-cuti será seu filme.

Não sei se você entendeu, então vou explicar com calma: como os filmes Impossible ainda estão em desenvolvimento, eles implementam melhorias a cada lote. O que significa que um filme do tipo X de 12/2011 é mais aprimorado, mais maduro, do que um de 06/2011, que por sua vez é mais bem mais maduro do que um de 08/2009. Captou? Logo, se você quer filmes com menos surpresas, e mais estabilidade, compre apenas os dos lotes mais recentes. No momento em que estou escrevendo esse post, os mais recentes da geração original são de 12/2011, e os da geração COOL são de março ou abril desse ano (nunca comprei nenhum pra ver o que vem marcado na caixa), que é o primeiro lote desse novo tipo de filme.

E faz muita diferença? Faz. Aqui embaixo você tem duas fotos, do mesmo tipo de filme, de lotes diferentes. A primeira é de um lote de 2009 e a segunda de um lote de 2011.

Lote 11/2009

Lote 11/2012

MESMO FILME, DATAS DE FABRICAÇÃO DIFERENTES, ok? Então, da próxima vez que for comprar, EXIJA saber a data de fabricação.

Vale ainda lembrar que os filmes não vêm com data de validade nas caixas, e sim data de fabricação. É dessa forma que você sabe qual o lote. Hein? Qual é a validade? Nem eles sabem… é sério! Tem isso no site deles. Como os filmes estão em desenvolvimento, ainda não foram definidos prazos de validade. O recomendado é usar até 6 meses depois de comprado, mas eles falam que isso é só pra constar. No que diz respeito à validade, os Impossible se parecem com Polaroids, e existem até hoje Polaroids vencidos a mais de 20 anos que ainda registram belas imagens.

Bom, voltando aos tipos de filme, existem dois tipos apenas (colorido e preto e branco), divididos por tipos de câmera, tipos de sistema, e por geração. Ou  seja, pra escolher qual filme você quer, basta ver qual o sistema de filmes que a sua câmera usa (600, SX-70, Image/Spectra, ou… bom, 99% de chance da sua câmera usar um desses três. Existem outros sistemas, vamos vamos deixar pra lá, por hora).

Diga “Aaaaaaaahhhhhh…”

“Como eu seu qual filme serve na minha câmera?” Moleza. Abre a tampa onde se coloca o filme na câmera, olha lá dentro, que você vai ver um adesivo com o tipo do filme.

A melhor forma de conhecer todos os filmes existentes pra sua câmera é ir nessa página da Impossible e navegar pelo menu lateral, que já divide os filmes pelo tipo de câmera.

Ok. Agora que você achou os filmes pra sua câmera, pode comprá-los (ou na Impossible mesmo, ou na Toycamera, ou no vendedor do Mercado Livre de sua preferência… :-)

Mas i mais importante vem DEPOIS de comprar o filme: a forma certa de usá-lo!

E é aí que a maioria das pessoas se frustra, diz que rasgou dinheiro, e fica de #mimimi pela internet afora… um filme Impossible não é como um Polaroid. Ele é diferente, e deve ser tratado de maneira diferente. Vamulá:

1) As fotos devem ser protegidos da luz no SEGUNDO em que saem da câmera até 5 a 10 minutos após. 

Já explicamos aqui porque isso acontece. E se você está se perguntando como vai sacudir o filme enquanto protege ele da luz, então você tem que ler esse outro post, porque você tá bem, mas bem no caminho errado ;-) Aqui tem algumas dicas de como proteger o filme da luz, e existem até produtos feitos pra isso, como o PX Shade, e a Frog Tongue. Mas eu uso mesmo é a mão. Assim que o filme sai da câmera, meto a mãozona, pego ele e grudo ele de cabeça pra baixo na primeira superfície lisa (e limpa) que tiver pela frente.

Outras dicas são:

Use a caixinha do filme pra proteger ele da luz, colocando ela na frente da câmera,

 

Vire imediatamente o filme com a parte da imagem pra baixo em uma superficie lisa.

 

Use o dark slide (aquela parada preta que sai quando você coloca o filme na câmera) pra tampar o filme,

 

Ah! E se a imagem ainda estiver azul, ou azulada, guarde de novo no escuro IMEDIATAMENTE! O azul é sinal de que o filme ainda está revelando, e não deve ser exposto à luz ainda…

2) Filme Polaroid também tem ISO. E faz TODA a diferença…

Surreal

Dentro de casa, só com flash…

Os números que estão nos nomes dos filmes (PX 70, PX 100, PX 600, PX 680…) representam o ISO aproximado do filme (o ISO exato está nas especificações de cada um). E a regra é a mesma dos filmes “comuns” que você tá acostumado a usar: quanto mais baixo o ISO, mais luz precisa. Na verdade, é bem parecido mesmo… quer ver? Você tiraria, com sua câmera de filme 35mm, uma foto dentro de casa, sem flash, com um filme de ISO 100? Não, né? Ë a mesma coisa aqui… o ideal, aliás, é usar flash em TODAS AS FOTOS que não sejam embaixo da luz do sol. Assim você se garante. Até porque mesmo os filmes de ISO 600 precisam de bastante luz pras fotos sairem legais. Por isso a maioria das Polaroids já vem com flash embutido, sacou?

3) Os diferentes tipos de filmes têm diferentes necessidades de ajustes na câmera. Se não ajustar como deve, dá merda.

Todas as Polaroids possuem um comando “lighten/darken” (“clarear/escurecer”), que em algumas câmeras é uma rodinha, metade preta e metade branca, e em outras é uma alavanquinha, que você pode puxar pro lado preto ou pro lado branco. Pois bem, esses comandos significam o seguinte: se você quer CLAREAR sua foto, porque você está em um ambiente com pouca luz, você puxa pro lado branco. Se você quer ESCURECER sua foto, porque está num lugar com muita luz, puxa pro lado preto. Ou seja, as cores (branca/preta) simbolizam o que você quer fazer com a foto, e não o quanto de luz tem no seu ambiente. Cuidado pra não se confundir.

E qual a configuração certa?

Pra filmes Silver Shade (preto e branco): comece deixando no meio, pra ver como fica, e depois, quando sacar qual é a do filme e da luz do ambiente, ajuste pra que a próxima foto fique melhor. Mas cuidado que o filme é bem sensível à essa parada… se deixar tudo puxado pro lado branco do botão, e tirar uma foto num puta sol de meio-dia, a foto vai sair branca como a neve, ok?

Pra filmes Color Shade (coloridos): deixe o botãozinho sempre um pouquinho pro lado preto. Mas só um pouco… tipo, menos da metade. Deixe sempre nessa posição.

4) Os filmes são MUITO sensíveis à temperatura ambiente. Isso afeta DIRETAMENTE a foto.

…e você achou que a Polaroid dava essas bolsas pra quê? pra você levar cerveja pra praia?

É isso aí. Os filmes Impossible devem ser armazenados na geladeira, pra ficarem entre 5 e 10 graus, e as fotos devem ser tiradas entre 17 e 24 graus pra que o processo de revelação aconteça nessa temperatura.

“Ah, mermão! Vaisifudê!” Calma, playboy… a brincadeira sempre foi assim. As Polaroids também eram assim. Tanto que, no Brasil, as câmeras vinham com bolsas térmicas pra você guardar suas câmeras e filmes enquanto não tivesse fotografando! Portanto, não culpe a Impossible… sempre foi assim. Você é que não sabia ;-)

Depois de revelada a foto (coisa de 15 minutos), já dá pra relaxar. Mas, pra ela durar mais, o ideal é manter essa temperatura pra armazenamento também.

5) Tenha paciência. O processo de revelação acontece, em grande parte, nos primeiros minutos depois da foto tirada, mas só termina 24 horas depois.

Outra coisa que sempre foi assim: as fotos só ficam prontiiinhas no dia seguinte. Mas, sim, dez minutos depois de tirada, se você fez tudo certinho, você já pode dar uma olhada na foto, mostrar pros amigos e talz… mas pra foto durar mais, ficar mais legal, depois guarda ela no escuro de novo até o dia seguinte, beleza?

6) Guarde as fotos em um lugar protegido da luz, de preferência com pouca umidade, ou usando um desumidificador.

“Tá de sacanagem… tenho que guardar a foto no escuro pra sempre?! Não posso colar no meu mural lindinho?” Pode, claro que pode… esse conselho é pra que a foto dure muitos, muitos anos. Se você tem fotos Polaroids, originais, de 10… 20 anos atrás em casa, vai reparar que aquelas que ficaram perdidas guardadas nas gavetas escuras duraram muito mais do que as que ficaram em murais ou outros lugares expostos a luz e a umidade. É isso… se cuidar melhor, dura mais. Na verdade toda foto impressa é assim, né?

7) Pra finalizar, “read the fuck’n manual!”

O site da Impossible tem tudo… até videos!

É isso aí. chinguei mermo. E chinguei sabe porque? Porque tudo, TUDO isso que eu falei aí em cima tá escrito no folheto que vem dentro da caixa do filme, e tá escrito no site da Impossible. Ou seja, a informação estava aí, e você é que não leu.

Mas beleza… agora você entendeu que a coisa precisa de carinho, e vai ler das próximas vezes, né? Que bom :-)

Enfim, acho que é isso… ainda essa semana a gente continua falando dos filmes, e das diferenças estéticas de cada um deles, tá?

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • garcia
    05/12/2015 em 6:49 pm

    Olá amigo gostaria de saber se na polaroid 600 tem algum comando para inserir a data na foto. Grato.

    Responder

  • Isabelle
    30/07/2015 em 10:51 am

    Oi, André. Adquiri uma Polaroid 600 e dois filmes da Impossible (B&W e colorido). A minha dúvida é o seguinte (desculpa se parece ser imbecil, mas sou “novata” nesse negócio!): os filmes vêm com a bateria. Se é para deixar o filme na geladeira (mesmo ele estando lacrado), tem problema se a bateria for para a geladeira também?! Obrigada!

    Responder

  • Fernanda
    08/10/2013 em 1:00 pm

    oi! comprei uma polaroid 600, e achei o filme px680 color no e-bay. chegou hoje. e tô com medo de abrir e testar. medo de dar merda e eu perder dinheiro. rs.
    uma dúvida: depois que eu colocar o filme na câmera, tenho que tirar as 8 fotos na mesma hora, não né? como faço pra guardar esse filme (ele continua dentro da câmera né?) sem danificá-lo, já que diz na caixa que ele tem q ser refrigerado?
    tem como desligar a câmera, pra não bater a foto sozinha?

    aguardo resposta.
    att.

    Responder

    • 08/10/2013 em 2:22 pm

      Oi Fernanda! Você deixa o filmje dentro da câmera. Não precisa tirar todas as fotos na mesma hora não, tá? Elas vão saindo de uma a uma, a medida em que vão sendo usadas… :)

      Responder

  • Camila
    02/04/2013 em 9:50 pm

    Gostaria de saber como devo guardar meus filmes … Eles estão dentro das caixas,ainda não abri … É verdade que tem que ser na geladeira ?

    Responder

    • 02/04/2013 em 10:27 pm

      Oi Camila! A geladeira é recomendada sim pra armazenamentos a longo prazo e/ou em cidades muito quentes (temperatura media acima dos 25 graus), poque os filmes da Impossible são sensiveis ao calor (fotos feitas em temperatura muito quente ficam superexpostos)… era isso que voce queria saber? :-)

      Responder

  • 12/02/2013 em 3:59 am

    Da hora esse post. vou comprar uma polaroid.

    Responder

  • Débora
    24/01/2013 em 9:32 pm

    oi, onde eu posso comprar os filmes da Impossible ???

    Responder

  • 03/07/2012 em 10:40 pm

    Eu fiz uma pequena gambiarra colando aquela película protetora que sai do filme no momento em que o colocamos na câmera. Colei com fita bem pertinho da saída da foto e vou usando como frog tongue. Tem que tomar cuidado ao pegar a foto recém tirada para não colocar o dedo na imagem e estragar a revelação. É importante pegar a foto pelas laterais. Com meu Impossible tenho deixado as fotos revelando embaixo de uma jaqueta preta e depois mais um pouco no guarda-roupas e todas ficaram muito boas!

    Responder

Deixa aí seu comentário!