43comentários

Semana Polaroid #5: E a Fuji Instax?!

por em 06/07/2012
 

Os mais atentos já notaram que essa semana está sendo dedicada à Polaroid aqui no site… pois então… eu estou aqui para falar um pouco sobre a concorrência: Fuji Instax!

carrega pra ampliar

Na década de 90, a Fujifilm começou a comercializar a linha Instax de cameras e filmes instantâneos. Originalmente, o formato da foto era de aproximadamente 60x99mm – conhecido por instax wide. Mais tarde, acabaram por também comercializar um outro formato, o instax mini, de 62x46mm.

Desde que a Polaroid anunciou o fim da produção de filmes instantâneos, até 2010 – quando a Impossible Project lançou o seu próprio filme – o Fuji Instax foi o único tipo de filme instantâneo em produção, o que de certeza contribuiu muito para afirmar o seu lugar no mercado.

Os mais apaixonados pela Lomografia com certeza já ouviram falar dos filmes Fuji Instax… É o que eles vendem para utilizar com as Instant Backs da LC-A e da Diana F+. Também é comum achar de tempos a tempos, na seção de Instant Cameras na loja online da Lomography, alguns modelos de cameras instantâneas da Fuji. Os mais comuns são esses aí em baixo:

da esquerda para a direita: 210 wide, 7S mini white, 7S mini choco, 25 mini, 50S Piano mini

O fato de existir muito mais variedade de cameras Mini do que Wide, é facilmente explicável pela diferença nos tamanhos das cameras. Por exemplo, a 210 wide tem 17,9 x 9,5 x 11,8 cm e a 25 mini tem 11, x 12 x 5 cm. A meu ver, a maior vantagem do formato wide é ser… wide, e a maior vantagem das cameras mini é a portabilidade. Você pode levá-la facilmente para qualquer lugar. E o tamanho das fotos é quase o mesmo de um cartão de crédito, o que as torna ideais para carregar na carteira, como recordação de algo ou alguém :-)

uma Fuji 7S junto de uma Polaroid Land

No geral, as cameras Fuji Instax vêm com (auto) flash embutido, lente macro, compensação de exposição manual (automática em alguns modelos), obturador eletrônico programado (1/64 ~ 1/200), abertura fixa (f/12 em alguns modelos, f/14 em outros), escolha de área de foco, escolha de distância do flash, etc, etc.

Resumindo, são super fáceis de usar, muito intuitivas e não é necessário ter muitos conhecimentos técnicos para conseguir fazer uma foto! Os puritanos vão me perdoar, mas eu confesso que prefiro utilizar a minha 7S do que o adaptador Instant na Diana F+.  A Diana está “programada” para trabalhar com iso 400, e o filme Instax é de 800, o que obriga você a fazer cálculos mentais na altura de bater a foto, que nem sempre são corretos, e o resultado são fotos subexpostas ou sobrexpostas. Tendo em conta o custo de cada pacote de filme, sai MUITO caro cometer esses erros! Por isso acabei por preferir a 7S mesmo. Em resposta a “eu nunca uso minha camera em modo automático!” alguém uma vez respondeu “é…e às vezes você só tá perdendo tempo”. Para testar/solidificar meus conhecimentos em fotografia eu tenho outras cameras e filmes de sobra para o fazer. No que toca a fotografia instantânea, eu prefiro jogar seguro :-)

fotos de Frankie Yeung

Como pode ver pelas imagens aqui em cima, o filme Fuji Instax é bastante estável. A nitidez, qualidade de imagem e saturação são boas. Não tem efeitos surrealistas, também não são necessários tantos cuidados com temperatura, abanar, esconder, soprar…  eu pelo menos já abanei, já escondi no escuro, já fiquei olhando vendo a imagem aparecer e acho que os resultados foram sempre os mesmos… Por norma só costumo colocar uns minutos dentro da bolsa da camera. Mas esta é só a minha experiência. Pode ser sorte, coincidência… se alguém já usou esse filme e teve experiências diferentes, partilha aí nos comentários! Para terminar, convém dizer que o iso é fixo, só vende 800, e só tem filme colorido, nada de PB.

Confira no flickr mais resultados da Fuji Instax!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Camila Angelim
    09/12/2015 em 9:12 am

    Olá, estou desejando (faz DOIS anos haha) uma câmera instantânea, e estou na dúvida em qual comprar, gostaria de saber a melhor entre a mini 8 e mini 25.. Obrigada desde já =)

    Responder

  • 30/05/2015 em 9:57 pm

    Olá!
    Por acaso vocês saberiam me indicar alguma forma de usar o Instax Wide em outros tipo de câmera que não sejam as da própria Fuji? Algum jeito de adaptar para usar em uma Hassel ou Mamiya, por exemplo? Gostaria de poder controlar a exposição de um jeito mais preciso… Obrigado!

    Responder

  • Lais
    03/03/2015 em 10:41 am

    Existe alguma diferença entre os filmes para fotos diurnas ou noturnas? Fiquei com essa dúvida, pois uma amiga usou a noite e as fotos não ficaram muito boas.. Obrigada!

    Responder

    • 04/03/2015 em 9:20 am

      Olá Lais! Na verdade existem filmes pra muita luz e filmes pra pouca luz, independente de ser dia ou noite. Filmes com ISO/ASA alto (400, 800…) são pra situações com pouca luz, enquanto que filmes de ISO/ASA baixo (100 principalmente) são pra ambientes de muita luz ;-)

      Responder

    • Diogo W
      04/03/2015 em 10:52 am

      Na verdade, no caso dos filmes fuji instax, não há diferença. Todos eles são ISO 800. No entanto, apesar do ISO elevado, sem flash é bem possível que as fotos não saiam.

      Responder

  • Vitória
    11/07/2014 em 6:56 pm

    olá. você sabe de algum site seguro que dá para comprar filme personalizado?

    Responder

  • eliana
    22/06/2014 em 10:48 am

    Ola! tenho uma mini, e tenho notado que as fotos estão saindo BEM desfocadas, e com pouca nitidez. O que será que posso fazer pra melhorar?

    Responder

    • Diogo G
      22/06/2014 em 12:51 pm

      Oi Eliana! O distância mínima para o objeto estar em foco são 60cm. Se estiver mais próximo, vai sair desfocado. Mesmo utilizando o adaptador close up, tem que manter essa distância (o objecto irá apenas parecer mais perto). Espero que isso ajude!

      Responder

  • 20/06/2014 em 4:27 pm

    André,
    tu sabes um vendedor confiável para eu comprar os filmes?
    Não to encontrando nas lojas, tudo esgotado…

    Responder

  • Beatriz
    23/10/2013 em 1:57 am

    Oi! To vendo as diferenças antes de comprar. Vi que tem uma instax 90. Sabe me dizer se ela “é a melhor delas”? Entre as mini, qual é a mais fácil de achar as pilhas. Hahaa obrigada! Ah, e tem a 7 ou 7s não lembro, no walmart por 250

    Responder

  • karen
    16/09/2013 em 11:56 pm

    Sabe me dizer qnto custa o filme e quantas foto ele tira?

    Responder

  • Eduarda
    03/08/2013 em 9:52 am

    Encontrei a instax 7s no site das americanas.com, mas procurando por preços mais acessíveis vi que no pontofrio.com e no extra.com.br os preços tem diferenças de quase
    30 reais em relação às lojas americanas. E o prazo de entrega é bem menor.

    Responder

  • Laura
    14/03/2013 em 9:27 am

    Olá!
    Estou pesquisando uma Fuji Instax e achei o modelo 8. Parece que é o modelo mais novo. Alguém tem alguma informação dela? Obrigada.

    Responder

  • Isabella
    28/01/2013 em 12:41 pm

    No site americano da Fujifilm já se fala em filme preto e branco, é o FP-3000B, mas aí é da linha mais profissional http://www.fujifilm.com/products/instant_photo/films/fp_3000b/

    Responder

  • Camila
    16/01/2013 em 10:50 pm

    Olá, estou interessada em comprar uma máquina destas e gostaria de saber se você encontrou até o momento alguma dificuldade para encontrar o filme.
    Agradeço a atenção. =)

    Responder

    • Andrea Xavier
      17/01/2013 em 12:59 am

      Olá Camila! Eu não tive nenhuma dificuldade em achar os filmes pra Instax Mini 7S. Compro os meus pelo site da Fast Shop, eles cobram um frete razoável, mas de maneira geral encontro fácil em lojas virtuais e físicas. Até agora estou satisfeita com a minha, que é diversão pura.

      Responder

    • 17/01/2013 em 8:55 am

      Oi Camila! Realmente acho fácil, hoje em dia, achar o filme. A Fujifilm do Brasil já vende ele através de várias grandes lojas, como a Fast, que a Andrea citou, mas você deve encontrar em muitas outras lojas também. Dá uma pesquisada na internet que você vai ver… ;-)

      Responder

  • alline
    18/10/2012 em 8:50 am

    to louca pra comprar uma, amei tudo isso. Obrigada

    Responder

  • Vanclécio
    19/09/2012 em 6:33 pm

    Legal, muito bom o post. Estou me programando para comprar a Instax em novembro. :)

    Eu estava com receio que o filme da Instax fosse como os da polaroid. É bom saber que ele requer menos cuidados.

    Responder

  • Bru
    28/08/2012 em 11:09 am

    Olá!
    Gostaria de umas informações sobre as diferenças entre a 7s e a 25!
    A 7s utiliza pilhas AA, não é?
    É ruim? (Tive uma máquina digital nas antigas que utilizava pilha e era uma droga)
    Vem o carregador junto?

    Bjs!

    Responder

  • Gabriela
    15/08/2012 em 9:40 am

    Qual a diferença entre a mini 7S e a 25 ? Qual vc recomenda para iniciantes ?

    Responder

    • Diogo G
      15/08/2012 em 10:40 am

      Olá Gabriela,
      A 7S é mais barata, a 25 é menor e mais leve. Em relação a especificações técnicas, a 25 tem um painel digital onde se pode controlar a exposição, tem um modo de paisagem e traz um espelhinho para auto-retratos e um adaptador para fotos close-up. A 7S n tem painel digital mas tem 4 controlos de exposição (interior, nublado, sol e muito sol) e no ebay voce tb consegue achar lente para close-up e o espelho para auto-retrato. Eu tenho uma 7S, a 25 nunca experimentei, mas à excepção de ser menor, não vejo nenhuma mais valia que valha assim a diferença dos preços (que se você for pesquisar ainda é grandinha…). A qualidade das fotos é igual nos dois modelos.

      Responder

  • 07/08/2012 em 11:46 am

    André, queria avisar que há Instax 7S à venda na FastShop e filmes também. Encomendei no domingo e chegou em 24h para SP.

    Responder

  • 12/07/2012 em 3:11 pm

    Bacana saber do resultado “mais seguro” que ela oferece. Sempre encontro elas em site como o deal extreme.

    Responder

  • 06/07/2012 em 4:10 pm

    há, engraçado que ontem mesmo fiz um comentário falando das instax. Tenho uma wide e a única coisa que acho irritante nela é o flash automático que dispara mesmo que vc tenha desligado. Daí acaba estourando muito algumas fotos.

    Sabe alguma maneira para amenizar isso?

    Responder

  • Joao Pedro
    06/07/2012 em 1:17 pm

    onde encontro dela com um preço legal? ou só aquelas do Mercado Livre mesmo?

    Responder

Deixa aí seu comentário!