1comentário

Isso é o que acontece para quando se joga um filme 35mm em ácido clorídrico

por em 15/07/2012
 

Post inútil do dia da semana do mês do ano: o professor norteamericano de fisica e química conhecido (no twitter) como MattAttackPro fez uma experiência simples, daquelas de laboratório de colégio, mas que ajuda a galera a literalmente separar uma coisa da outra quando se fala sobre filme.

A foto aí embaixo é de um pedacinho de filme misturado com ácido clorídrico. O ácido provoca o descolamento da emulsão, composta pelas camadas do filme sensíveis à luz suspensas em gelatina, se descolando da película em si, ou acetato, ou “pedaço de plástico onde fica a emulsão do filme”, que aparece na foto transparente, livre, leve e solto.

Veja a foto originalmente postada pelo Matt aqui

Inútil? Não acho. Desnecessário? Talvez. Divertido? Com certeza :-P

Pra terminar, algumas inutilidades sobre esse ácido:

Em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, é conhecido como ácido muriático (muriático significa pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros.

Este ácido pode ser encontrado no estômago.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!