5comentários

A sombra, essa linda!

por em 08/08/2012
 

Por Alexey (ou Alexej) Bednij

“Diz que” fotografar ao meio-dia não é bom, porque o sol forte marca demais as coisas e pessoas, deixando sombras bizonhas. Bom… quem disse? Porque, se a gente pensar que no mundo da experimentação, quanto mais bizonho, mais opções surgem, eu diria que fotografar ao meio-dia é legal pra cacete, e que quanto mais sombra melhor.

Ok, ok… sei que tô exagerando. Mas chamei sua atenção, né? ;-) A questão é simples: a regra de não fotografar com o sol à pino é super válida se você quer tirar uma foto da sua namorada sem que ela fique parecendo estar com umas olheiras imensas e um nariz de pinóquio. Mas, se você quer experimentar, brincar com as formas, curvas e texturas, o sol bem em cima do seu assunto fotográfico pode ser “mó legal”.

E não precisa ser “bem em cima”, na verdade. Se a questão aqui é brincar com sombras, o lance é ter uma luz forte batendo no assunto de modo que produza sombras interessantes. Pode ser sol do meio-dia, pode ser uma luz de poste de madrugada e, é claro, pode também ser o sol do fim de tarde ou do amanhecer, desde que ele esteja forte, e você exponha sua foto um pouco mais do que devia, pra estourar os claros e deixar a sombra mais viva (ou qualquer técnica que destaque mais sua sombra amiga).

Por Alexey (ou Alexej) Bednij

O fotógrafo Alexey Bednij, por exemplo, se amarra em montar composições em pb que, apesar de realistas, ficam parecendo texturas, ou quadros d e M. C. Escher. Outros tantos fotógrafos trabalham muito fotografando as sombras apenas, ou principalmente, deixando o objeto que produz a sombra total ou parcialmente oculto… e – pasme! – você mesmo já deve ter tirado fotos nesse “estilo” e nem percebeu! Dei uma olhada no nosso Flickr Group, e vi dezenas de exemplos! Já deu uma olhada no seu próprio álbum? :-)

“Ahh… mas eu não sei tirar foto em preto e branco…” Ah vá! Primeiro que tirar foto preto e branco não tem nada de mais. É começar a clicar e aprender na marra o que fica legal e o que não fica. Não precisa ter medinho. Segundo que, apesar de fotos de/com sombras ficar lindo em pb, não tem que ser em pb. Tem muita foto colorida de/com sombra legal por aí… eu só usei somente fotos pb nesse post porque achei que ia ficar bonitinho ;-)

O lance é ter consciência da sombra. Saber que ela está ali, e usar ela a seu favor, seja reforçando a presença dela (como nos exemplos desse post) ou ocultando ela. Mas ignorar ela, fingir que ela não vai estar na sua foto, é deixar pra sorte decidir se a foto vai ficar boa ou não… ;-)

Pense na sombra, veja a sombra, seja a sombra, ame a sombra… enfim presta atenção na porra da sombra, beleza?

canonet Ql 19 - Tri-x 400

Por André Auke

Se quiser ver mais algumas fotos relacionadas a essas idéias, dá uma olhada nessa busca que eu fiz no Google Images por “shadow photography”. Muita coisa legal!

E achei também esses links estilo “trocentos exemplos fantásticos de fotografia desse ou daquele tipo”. Veja se não tem umas coisas bem legais… no meio de muita, muita coisa cafona ;-)

 

E ai? Deu pra inspirar? ;-)

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!