3comentários

Apps pra fotógrafos (de filme) para iOS e Android

por em 15/08/2012
 

A galera pediu, pediu, pediu de novo, e eu finalmente perdi a paciência preguiça e resolvi fazer esse postzinho de (in)utilizade pública. Com vocêeeeeees, os trocentos apps legais de um fotógrafo de filme ter no seu iPhone!… ou Android!

Apps de fotografia tem muitos. Mas e apps que te ajudam a fotografar com sua câmera de filme? Tem app pra isso? Ô se tem! Abaixo coloco alguns que já usei, ou li sobre (principalmente no caso dos de Android, já que nunca tive um celular com esse OS).

DICA: Mesmo que você só tenha iPhone, ou só Android, leia as duas listas. Muitas vezes você vai gostar de um app do “inimigo” e vai acabar descobrindo um bem parecido na sua lojinha…

Apps para iOS (iPhone, iPad e iPod):

  • Analogger: Pra registrar no celular qual filme tá usando, o que fez de diferente em cada foto, que lente usou, etc… bem útil pra quem não gosta de andar com caderninho no bolso.
  • FilmEXIF: Muuuito legal. Permite salvar no seu celular os dados EXIF de uma foto que você esteja fazendo com sua câmera de filme, pra depois exportar pro computador e importar pra sua foto digitalizada. [Update de 16/08: Dica do leitor Victor Arlé: “Tem o Film Tracks também. Mesmo estilo do FilmExif, mas com mais opçoes.”
  • LomoKino Maker: Primeiro app oficial da Lomography, serve pra usar (melhor) o acessório LomoKino Smartphone Holder, que permite digitalizar os filminhos feitos com a câmera LomoKino com o seu celular (inclusive filmes negativos, que ele converte pra positivo!).
  • Massive Dev Chart Timer: O melhor e mais completo companheiro pra quem revela filmes em casa. Traz todos os tempos de revelação de todos os químicos e filmes (tá bom, “todos” é exagero… traz a maioria), além de um cronômetro todo cheio de frufrus super legais. Pra se ter uma idéia, ele até te diz quando mexer o tanque de revelação, e quando deixar ele em repouso!
  • Calculadoras de DoF (Profundidade de Campo): Vocês não têm NO-ÇÃO de quantos apps desse tipo existem. São tantos que nem vale à pena listar um por um aqui. Por isso, #ficadica: entre no iTunes e busque por “dof calculator” ou simplesmente “dof” na busca por aplicativos. Depois, se prepare pra gastar algumas horas testando uma penca de apps…
  • Fotômetros: Mais uma categoria com mais apps do que seria necessário. Basta procurar por “light meter” no iTunes e se preparar pra enchurrada. Aqui eu posso opinar um pouco. Gosto do “Pocket Light Meter” porque é de graça e bem simples. E te permite travar ou deixar variável tanto ISO quanto diafragma e obturador.
  • Pinhole Exposure Calculator: É isso. Te ajuda a saber qual o ISO e o tempo de exposição necessário pra se tirar uma boa foto com uma câmera pinhole, com base na abertura da lente do furo.
  • Pinhole Assist: Parecido com o daí de cima, mas BEM mais completo…
  • Bulb Exposure Calculator: ajuda a escolher o melhor tempo de exposição para usar no modo Bulb da sua câmera dependendo da situação.
  • Classic Cameras: App com fotos, detalhes técnicos e até brochuras de  90 das câmeras mais clássicas já feitas. Legal… mas 90 é pouco, concorda?


Apps para Android (dispositivos com… Android):

  • Exif4Film: App pra você registrar os dados da sua foto de filme (Exif) no celular, e depois exportar pro computador. Segundo ele, dá pra depois importar pro Lightroom! \o/
  • Photography Assistant: App cheio de ferramentinhas pra te ajudar a calcular o DoF e outras paradinhas…
  • Acacia: Mais um assistente legal pra ajudar a calcular as paradinha tudo.
  • Photo Tools: Mais um assistente, dessa vez com 17 calculadoras (pra quê tanto?! E, by the way, não dava pra fazer um icone um pouco menos feio?)
  • Calcula Exposição Fotográfica: Adivinha o que ele faz?
  • Massive Dev Chart Timer: O melhor e mais completo companheiro pra quem revela filmes em casa. Traz todos os tempos de revelação de todos os químicos e filmes (tá bom, “todos” é exagero… traz a maioria), além de um cronômetro todo cheio de frufrus super legais. Pra se ter uma idéia, ele até te diz quando mexer o tanque de revelação, e quando deixar ele em repouso!
  • Fotômetros: Uma categoria com mais apps do que seria necessário. Basta procurar por “light meter” na lojinha e se preparar pra enchurrada.
  • Calculadora de DoF: Pra que tanto app com a mesma função, deus do céu…

 “Pô! Só isso de Android?!” Olha, sorry… eu não tenho Android. Então mesmo que eu passe cinco horas procurando apps de Android, não vai chegar nem perto dos dois anos de buscas pra apps de iPhone ;-)

Mas se você conhece algum app legal que não está aqui, posta aí nos comentários que eu atualizo o post com ele, ok?

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!