1comentário

Analogue Sunrise: um coletivo que virou tumblr, que virou adesivo, que se espalhou pelo mundo.

por em 23/08/2012
 

Se você, só por curiosidade, quiser ir no Google Images agora e buscar por “analogue sunrise stickers”, já vai conseguir ver o que esse projeto anda fazendo por aí. E foi assim que conheci essa turma, e seu “lider”, Derek Corneau. Por trás de um nome extremamente poético e otimista, em uma era tão digital*, existe um grupo de amantes da fotografia com filme, que se uniu em torno de um grupo no Flickr (que já tem 1080 membros). A idéia dos adesivos veio mais tarde, mas não antes da idéia do Tumblr que seleciona uma foto por dia do grupo, criando uma lindíssima seleção para se acompanhar no dia-a-dia.

Como é sempre mais legal deixar quem teve a idéia contar a história, conversei com o Derek Corneau, e trouxe pra voc6es aqui o nosso papo. Fala Derek!

Por favor informe seu nome, local de nascimento, local de residência, idade, tamanho de sapato e câmera analógica preferida.

Derek Corneau, nascido em St. Petersburg, Florida, 31 anos, sapatos 42, apesar de ter já usado um sapato 43 por alguns anos. Não sei exatamente porque… talvez sapatos grandes fossem moda naquela época. Minha câmera preferida é a Canon AE-1 com um filme Kodak Elite Chrome (que descanse em paz…)

WTF é o Analogue Sunrise?

Analogue Sunrise é um coletivo que reúne muitos, muitos fotógrafos de filme de todo o mundo. Nesse momento é uma plataforma aberta: artistas enviam suas fotos para nosso grupo no Flickr e, todos os dias, eu seleciono uma foto e a coloco como “Foto do Dia”. Todos os meses nós temos também um mix das fotos daquele mês. Eu nunca imaginei que fosse crescer da forma como cresceu, mas por algum motivo as pessoas se sentem atraídas por fotografia com filme, eu acho.. ;-)

Qual é a dos adesivos?

Os adesivos foram apenas uma maneira simples que encontrei de promover  o que eu vinha fazendo com o Analogue Sunrise. As pessoas começaram a gostar muito do logo, e começaram a chover pedidos de adesivos. Até agora eu já mandei mais de dez mil adesivos pra pessoas de todo o mundo.

E o Tumblr?

O Tumblr me parece uma grande plataforma pra fotógrafos, artistas, músicos etc. E aparentemente temos uma audiência de um tamanho bem bacana no nosso Tumblr, e por isso continuamos usando ele.

Porque fotografia analógica?

Essa é uma daquelas perguntas do tipo “Filme versus Digital”? :-) Eu prefiro câmeras de filme e fotografia de filme às digitais por muitas razões. Mas minha razão principal é a possibilidade de se capturar momentos na sua forma mais crua e pura. É que existe alguma coisa incrível no processo de se fotografar com filme. Desde o momento da escolha de qual filme usar, carregar a câmera, fotografar o dia inteiro sem realmente saber o que vai sair dali, e então a emoção da revelação. Isso tudo junto forma algo que prezo com muito carinho, é um dos grandes fatores que me fazem fotografar com filme nos dias de hoje.

“Analog” ou “Analogue”?

Analogue é mais sexy ;-)

Nota do QF: Pra quem não entendeu, existem duas formas de se escrever “analógico” na língua inglesa (essas duas aí de cima). E ambas estão corretas. Analogue é mais usado na Inglaterra/Europa, enquanto analog é mais usado nos EUA

Qual é o sentido da vida?

Boa pergunta. Se um dia eu descobrir, eu te aviso ;-)

Você já esteve no Brasil?

Não, mas adoraria ir um dia desses

Já conheceu um brasileiro?

Sim, eu conheço alguns. Todos muito gente boa.

Se o mundo acabar em um apocalipse zumbi, quem vence: filme ou digital

Ah! Filme, é claro!

Quais os seus planos pro futuro? Quero dizer, antes do apocalipse zumbi… ou depois… sei lá…

Bom, daqui a três meses me mudo pra San Francisco. Quando chegar lá quero lançar a primeira de muitas exposições  fotográficas do Analogue Sunrise. Com participantes de todo o mundo e etc. Além disso, tenho um novo site em desenvolvimento. Eu tenho grandes planos, com certeza. Fique ligado :-)

Well, Derek, valeu pela entrevista! E vê se me manda logo aqueles adesivos que a gente combin… oops! Não era pra contar ainda ;-) Afinal, qual é a graça de vocês saberem que vamos sortear adesivos do Analogue Sunrise pros leitores do Queimando Filme antes deles chegarem? Humm… deixa pra lá.

Agora é aquela coisa, né? Assinar o Tumblr, entrar no Grupo no Flickr, e ficar de olho no que o Derek vai aprontar antes do apocalipse zumbi (ou depois. Sei lá).

* “Analogue Sunrise”, em bom português, é “Alvorecer Analógico” ou “Amanhecer Analógico”. Bonito, né? :-)

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!