15comentários

“Sopas de Filme” parte 1: a teoria

por em 17/09/2012
 

Vocês devem se lembrar da Nicola e da Sam, as duas irmãs inglesas que publicam uma revista  chamada Lomo Lovers sobre a qual já falamos aqui e aqui, né? Pois bem, elas fazem mais do que revistas… elas fazem sopas. De filmes. E, depois de ver a “receita” que elas publicaram no blog delas, resolvi trazê-la pra vocês, em todos os detalhes.  

Na verdade vamos publicar dois posts sobre as sopas. No de hoje as meninas ensinam a fazer a sopa, e amanhã elas vão mostrar como a sopa que elas fizeram em casa ficou!

Com a palavra, as irmãs Lomo Lovers! ;-)

nicO vem se tornando rápidamente um expert em criar imagens fantásticas usando Sopas de Filme (Film Soups, no original em inglês). Com a ajuda dele e do super inspirador site coolgirlsshootfilm.tumblr.com, aqui estão algumas dicas pra você experimentar.

Sopas de Filme são uma forma de corromper seu filme de uma forma tal que você tenha sempre resultados imprevisíveis. Existem muitas formas de se corromper um filme. Aqui mostramos uma usando silica gel, água e sabão em pó.

Do que você vai precisar:

  • 1 bacia grande
  • 1 colher de sopa cheia de sabão em pó
  • 1 copo cheio de silica gel
  • 1 copo de água gelada que tenha sido fervida

Você pode comprar silica gel em lojas de fotografia. Eu comprei 500g, que é o bastante para muitas Sopas de Filme.

Passo 1: Faça a Sopa!

Pegue algo grande o bastante pra abrigar a sua sopa. Eu uso uma bacia grande de vidro. Adicione um copo de silica gel e um copo de água fervida (gelada) à bacia. Adicione uma colher de sopa bem cheia de sabão em pó e mexa bastante.

Passo 2: Adicione os Filmes

Nesse ponto você vai mergulhar alguns filmes à mistura e deixar lá por um bom tempo. Você pode escolher qualquer tipo de filme que quiser, e terá resultados diferentes dependendo do filme que escolher. Coloque os filmes na mistura e certifique-se de que eles estão completamente cobertos pela sopa. Em seguida cubra a bacia pra que seus cãos/gatos/filhos/amigos não bebam ela por acidente!

Passo 3: Tire os Filmes

Depois de dois ou três dias, tire os filmes da sopa. Não deixe os filmes por muito mais tempo do que isso, porque eles podem ficar corrompidos demais!

Passo 4: Seque os Filmes

Deixe os filmes em um lugar quente por mais ou menos um dia. Depois disso use um secador de cabelo e um quarto escuro (ou seu banheiro com todas as frestas por onde a luz possa entrar bem, BEM tampadas) pra puxar o filme de dentro do rolo e secá-lo por completo. Você vai perceber que alguns filmes não estão desenrolando (ou re-enrolando) tão bem depois de passarem pela sopa. Pra melhorar isso, apenas desenrole e enrole o filme várias vezes até que ele esteja rodando mais facilmente.

Passo 5: Carregue e Dispare!

Você pode fotografar com eles normalmente. Eu geralmente faço várias multiplas exposições só pra ver o que acontece.

Passo 6: Revele, e Se Prepare…

Quando o filme acabar na câmera, mande ele pra revelação e espere pra ver o que vai receber de volta. Esteja preparado pro fracasso… estamos fazendo experiências, afinal de contas! Se eles ficarem muito corrompidos ou destruidos, diminua a concentração da sua Sopa, deixe-os por menos tempo na mistura, ou ambos. Já caso os filmes não estejam corrompidos o bastante pro seu gosto, tente colocar outras coisas na Sopa, ou deixe os filmes por mais tempo nela.

Passo 7: Tente outra Sopa

Você pode fazer uma Sopa de Filme de praticamente qualquer coisa. Dê uma olhada no blog Cool Girls Shoot Film pra mais algumas idéias!

Todas as fotos desse post foram feitas por nicO com filmes banhados na sopa de silica gel, em várias combinações.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!