14comentários

Você sabia que a Rolleiflex e a Nikon ainda fabricam câmeras analógicas?

por em 27/09/2012
 

Antes de tudo, uma explicação: a Rolleiflex original faliu em 2000. nessa época, os funcionários que sobraram na empresa abriram uma nova empresa, compraram o direito de usar a marca em câmeras, e continuaram a fabricação de produtos, como esse que vamos falar aqui.

E sobre o que vamos falar aqui? Do mais novo modelo de TLR analógica da Rollei, a Rolleiflex FX-N, que a empresa está lançando na Photokina (maior evento de fotografia do mundo) de 2012. Ela é a sucessora de outra câmera de filme, a FX.

Acredita-se que ela vai ser bem carinha, como a antecessora… tipo uns cinco mil dólares. Mas é pra ser uma câmera bem boa, que vai valer esse custo, com mecânica e ótica excelentes. Já pensou? Poder comprar uma TLR novinha? Com garantia e tudo? :-D

“Mas e daí? Eu não vou gastar essa grana toda nessa câmera!” Nem eu. Mas não é legal saber que tem mais gente além da Lomography fabricando câmeras de filme ainda? São poucos, e certamente são poucas unidades (você não vai encontrar essa câmera à venda nas Lojas Americanas ao lado das compactas da Sony), mas existem, e estão ali pra quem quiser.

Mas a coisa não para por ai. Pouca gente sabe mas, diferente da arqui-inimiga Canon, a Nikon continua fabricando câmeras de filme. No site americano (até onde sei no Brasil elas não são vendidas) você encontra a FM-10, que tem uma carinha mais vintage, mas também parece ser bem vagabundinha (tanto que custa menos de 300 dólares), e a F6 que – essa sim – parece bem estruturada (tanto que custa mais de dois mil dólares ;-).

[Update de 05/10/2012: Pra minha alegria, parece que a FM10 – segundo os leitores que já a usaram e deixaram comentários aqui no site, é barata porém muito boa! Bom saber que minha primeira impressão estava errada, né? \o/ :-) ]

Quer mais? Ok. A Pentax também fabrica câmeras de filme até hoje. São câmeras suuuper legais? Não. São câmeras bem simples, bem piores do que as clássicas Pentax “pesadonas” como a K1000.

Mas o ponto é entender que, como dissemos outro dia, somos poucos, e assim também são as opções de câmeras novas. Mas praqueles que preferem as novas às “vintage”, fica a dica de que ainda existem coisas legais sendo fabricadas, pra vários gostos.

 

 

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Zorba alberto
    11/10/2015 em 1:49 pm

    A Nikon FM 10 não é uma Nikon. É uma Cosina. Assim como a Olympus OM-2000, Vivitar 2000, e vários outros modelos que são a mesma camera e fabricadas pela Cosina com Logotipo e bayonetas diferentes.

    Responder

  • Luciana
    20/12/2014 em 3:48 pm

    Eu tenho uma Nikon FM 10. É uma máquina excelente, fotografar com analógica é praticar a arte fotográfica, pois temos que pensar, compor, sentir a fotografia antes do clique. Mas, enfim, esse modelo da Nikon é mais barato sim, no entanto ela supera muitas expectativas e felizmente nem sempre as melhores coisas precisam custar muito dinheiro.

    Responder

  • Oliveira
    21/02/2014 em 10:49 pm

    Olha, acredito que a Vivitar ainda produz uma analógica (com lente 50mm f/1.7), bem como a Voigtlander Bessa (comprada por japoneses). Esta última possui uma que tem grande reputação: a R3M.
    E um dado que li em algures, parece que a Nikon ainda compra o corpo da Cosina para fabricar a FM-10(!!).
    Abraço!

    Responder

  • 21/02/2014 em 9:12 pm

    FM10 é fabricada pela Cosina, sempre teve qualide questionável.

    Responder

  • JULIO CESAR
    28/06/2013 em 8:28 pm

    TENHO ALGUMAS NIKONS FM2, F e UMA F2A SÃO BOAS DEMAIS E ESTÃO NOVINHAS ESPERO USA-LAS POR MUITOS ANOS, MAS ESTOU TENDO DIFICULDADE EM ENCONTRAR UM LUGAR PAR REVELAR FILME E COM QUALIDADE MORO NA ZL SP, SE ALGUEM SOUBER DE UM LUGAR BOM PARA REVELAR ME AVISE, ESPERO QUE ESTE SERVIÇO DURE POR MUITOS ANOS AINDA .ABÇ A TODOS

    Responder

  • Roberto
    05/11/2012 em 5:28 pm

    só reiterando, adquiri uma Nikon FM10 novinha há pouco tempo e uso com uma lente 50mm f/1.4. A camera é fantástica, toda manual, com bulb, multipla posição e timer.. custo benefício incrível! se tiver disposto a comprar outra lente melhor ainda!

    Responder

  • Eduardo Andrade
    13/10/2012 em 2:40 pm

    A Nikon F6 é a câmera analógica com mais tecnologia embarcada que já existiu, e veio p/ criar um nicho entre a F5 e a F100, ambas da mesma época e já descontinuadas. A F6 é basicamente uma Nikon D3 em um corpo menor, e ambas possuem muitos componentes em comum, como o obturador/cortina, sistema de foco e metering. O grande problema da F6 é o preço, que fica no meio entre o das recém-lançadas D600 e D800 Mas, por tudo o que ela ofereçe, nem é tão caro assim…

    Responder

  • Eduardo
    29/09/2012 em 10:18 am

    Oi André,

    Eu herdei uma FM-10 e uma F4, que é tipo a avó da F6. Para mim, a FM-10 não é nem um pouco pior que a F4. Elas tem propostas diferentes. A FM-10 é totalmente mecânica, só precisando de bateria para o fotômetro, além de ser a SLR mais leve que eu já vi (fora a pentax 110…). Já a F4 foi uma das primeiras câmeras a ter foco automático e é totalmente dependente de pilhas pra funcionar, sendo bem pesada, mas com mais recursos.

    Enfim, acho que a Nikon continua fabricando essas duas câmeras (e não uma só) porque representam propostas bem diferentes para quem quer continuar fotografando com filme.

    Abraços!

    Responder

    • Pedro
      04/10/2012 em 11:52 pm

      Então, a FM10 é bem boa sim.. tem um corpo legal, faz multiplas exposições e usa bateria apenas para o fotometro, é completamente mecânica. Foi minha primeira câmera analógica e recomendo, tive ótimos momentos e fotos com ela

      Responder

  • 28/09/2012 em 11:20 am

    Fala André!

    As duas câmeras de filme estão listadas no site brasileiro da Nikon sim. Mas deve ser um trampo de achar uma pra comprar.

    http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Film-Cameras/index.page

    Abraço!

    Responder

  • 28/09/2012 em 10:10 am

    tenho uma NIKON analógica, pra vender… se tiver interesse, ligue (83) 8888.6430

    Responder

  • 27/09/2012 em 4:31 pm

    Pelo título da matéria dá a entender que a Nikon também fabrica câmeras TLR :)

    Responder

Deixa aí seu comentário!