40comentários

Fuji Instax: a “Polaroid da Fuji” excelente pro dia a dia…

por em 28/09/2012
 

Lembram que eu contei pra vocês que eu conversei com o pessoal da Fuji sobre a chegada da Instax no Brasil? Pois bem, eles foram super legais e me mandaram uma – com algumas caixas de filme – pra testar a bixinha. Eu fiz isso, e vou contar pra vocês o que achei.

Pra começar, se você ainda não leu, dá uma lida nesses posts já publicados aqui sobre a Instax:

E aqui você encontra a página oficial da câmera no site da Fuji, onde tem tooooodos os detalhes técnicos sobre ela, e essa outra que tem instruções simplificadas e vários exemplos.

Ok, vamos ao que interessa, lembrando que daqui pra baixo, é tudo minha opinião, que pode não ser necessariamente a sua.

Alternate

Tamanho: As fotos da Instax mini são… minis. Esse nome não tá aí atoa. Existe a Instax Wide, que tem fotos do tamanho das da Polaroid, e existe essa aqui que é a Mini. Portanto, não se engane e não diga que não foi avisada ;-)

Cores: São extremamente fiéis e confiáveis. Todas as fotos saem como esperado, todas as vezes. Não existe margem de erro visível nos filmes. Por outro lado, não espere desses filminhos aquelas cores “vintage” que fizeram as Polaroids ficarem famosas. Como eu disse, as cores são naturais, fiéis ao que é fotografado. Na minha opinião, isso dá pouca margem ao lado mais criativo da foto instantânea. Mas por outro lado, torna a câmera perfeita pra uso no dia a dia com amigos e família.

Praticidade: A câmera e o filme não poderia ser mais fácil de usar. E aqui eu vou falar um pouco da câmera sim. ;-) Você liga câmera puxando a objetiva pra frente, escolhe um dos quadro modos (“casinha” pra ambientes internos, “nuvem” pra exterior nublado, “sol” pra luz normal do dia, e “sol forte” pra situações de muita luz) e tira a foto. E ai, meu amigo… é só curtir a foto se revelando bem na frente dos seus olhos. ;-)

Diferente dos filmes da Impossible/Polaroid que têm tinham, até bem recentemente que ser protegidos da luz ao sair da câmera, os Instax não precisam de maiores cuidados. É só tirar a foto e pronto.

Aprendizado foto a foto: veja na galeria abaixo (clique em uma foto e depois navegue por todas) algumas das fotos que tirei, com comentários sobre o que aprendi sobre cada foto. NÃO SE ENGANE, ESSA GALERIA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DO POST, porque é aqui que dou as melhores dicas de como usar, e como não usar, a câmera e os filmes, ok?

Conclusão: é uma câmera divertida de se ter e usar, que registra bons momentos com amigos, dentro ou fora de casa. Ela é o que a Polaroid foi (e pode voltar a ser, se a Impossible realmente conseguir fabricar filmes estáveis e confiáveis) em seus áureos tempos, só que com uma fidelidade de cores que a Polaroid nunca teve.

Aliás, essa fidelidade, e o tamanho das fotos, são os únicos dois “problemas” pra mim (apesar de váaarias pessoas que conheço e pra quem mostrei a câmera concordarem com a Fuji que o tamanho e as cores são ótimas :-). Gosto de instantâneas GRANDES (acho que vou gostar a Instax Wide quando/se ela chegar no Brasil, já que as fotos dela são do mesmo tamanho das Polaroids), e gosto das tonalidades diferenciadas das Polaroids, que fogem do real, do natural.

Enfim, a conclusão é que de dez pessoas pra quem mostrei a câmera, nove disseram que vão comprar (sem exagero!), incluindo a minha esposa :-P Assim como elas, você pode encontrar ela na Fast Shop.

Segundo a Fuji, logo logo ela vai estar em outros varejistas também. Portanto, se a Fast não entrega na sua região, pode apostar que até o natal alguma loja que entrega já vai ter ela à venda ;-)

E eu, vou comprar uma? Não. Mas minha esposa vai, o que explica bastante, né? :-D Eu vou sim é comprar muitas caixas de filme pra fazer experimentos. Quero ver o que dá pra fazer criativamente com elas. Algumas idéias já me vêm à mente:

  • filtros de papel celofane dentro da câmera,
  • colocar os filmes no calor e no frio pra distorcer as qualidades do filme
  • esfregar as fotos logo que elas saem da câmera pra interferir na revelação…

Enfim, idéias malucas, mas que podem dar resultados legais. Vamos ver no que vai dar ;-P

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Isis
    22/06/2015 em 8:14 pm

    Estou com o mesmo problema, sempre funcionou e agora nao esta funcionando :(

    Responder

  • Ingrid Rocha
    13/03/2015 em 11:34 am

    Boa Tarde , a minha camera intax mini 8 não pega , eu coloquei tudo certinho e o papel de proteção que sai primeiro antes de bater as fotos nao esta saindo oque devo fazer ???

    Responder

  • Camila Taíse
    19/02/2015 em 3:17 pm

    Boa tarde

    gostaria de saber se tirando o filme da máquina ainda contendo fotos, isso danifica as fotos perco-as?

    Responder

  • Rafaela
    19/01/2015 em 7:58 pm

    Ainda preciso guardar os filmes na geladeira?

    Responder

  • Lorena
    14/01/2015 em 10:14 am

    Sem dúvida esse foi o post que mais me ajudou a entender a minha Instax Mini 8. Esse lance de poder tapar o flash me parece ariscado, mas vou tentar. Sobre o enquadramento da foto, vi por aí que acontece porque o visor fica um pouco ao lado de onde realmente dispara a foto, fazendo com que ela sempre saia mais pra esquerda. Será que se em vez de enquadrar no visor, tirar ela mais pro lado, faz com que ela saia centralizada?

    Responder

  • Maria
    11/12/2014 em 8:17 pm

    Olá! Eu comprei a minha instax quase há um mês, e as fotos estavam a sair bem, até que começaram a ficar escuras. Tirei várias num estádio de futebol e ficavam muito escuras, hoje tirei ao nascer do sol e houve uma que saiu toda preta e outra que se notava o sol mas muito pouco. É normal isto acontecer em ambas as situações, visto que num caso havia muita luz, e outra pouca luz? Pensei que eu pudesse ter danificado alguma coisa pois disparei a câmara sem filme lá, assim para ver o que acontecia… Acha que é normal ou que o que eu fiz realmente faz algum mal?

    Responder

  • Tatiana
    17/11/2014 em 12:36 am

    Ótimo post sobre a Instax mini8. Acabei de ganhar a minha e estou muito feliz com o resultado das fotos. Porém, li sobre o erro de paralaxe, já que minhas fotos centralizadas no visor ficaram pra esquerda. Sabe dizer se isso tem como amenizar? Pensei até que fosse defeito da minha camera.

    Responder

  • Jessica
    01/11/2014 em 5:32 pm

    Oi, André! Gostaria de saber quais lojas físicas exatamente vende os pacotes com cartuchos. Procurei na internet mas não achei nenhuma informação.

    Responder

  • Rodrigo
    17/08/2014 em 1:29 am

    Da ou não da Pra usar o filme da polaroide pic 300 na instax mini 8?? Dei uma pesquisada e os filmes da polaroide são bem mais baratos.

    Responder

  • 04/08/2014 em 7:44 am

    Oi Ju. É moleza. Custa cerca de 50 reais a caixa com dois cartuchos de 10 fotos cada, e você acha em muitas lojas fisicas ou virtuais do Brasil, já que é a Fuji do Brasil que distribui…

    Você encontra no Submarino, Americanas, Fastshop, Wallmart…

    Responder

  • Ju
    02/08/2014 em 3:11 am

    Em relação ao filme, é facil de comprar? Qual a faixa de preço?

    Responder

  • renata
    25/07/2014 em 5:51 pm

    ola, gostaria de saber se a intax funciona com o filme da polaroid ? muito obrigada

    Responder

  • Karol
    02/07/2014 em 9:08 pm

    muuito obg, eu não tinha reparado no tamanho das fotos, se não fosse você eu teria uma grande e desagradável surpresa..

    Responder

  • Mayara
    24/06/2014 em 2:05 pm

    Eu tenho essa câmera e tentei tirar fotos na praia com ela e todas saíram bem brancas, só colocando o dedo no flash consigo uma foto bacana?? Essa não precisa mesmo proteger o filme da claridade??

    Responder

  • Livia
    14/07/2013 em 3:51 pm

    ela não armazena as fotos né? hm

    Responder

  • Thauany
    03/10/2012 em 11:59 am

    Oi Andre :) adorei os comentarios.
    Minha camera chegou essa semana e eu já comecei da dar umas aventuradas pode o dedo no flash e tals…
    maaaaaas quero ver o resultado desses seus experimentos maluco pra saber se vai dar certo! haha

    Responder

  • Flávia
    02/10/2012 em 3:35 pm

    O problema da fuji Wide, a meu ver, é o tamanho da câmera, que é GIGANTE. Maior que uma SLR em largura e altura, mas não em profundidade. Acho que ainda prefiro as polaroids.

    Responder

  • Julianne Santos
    01/10/2012 em 4:25 pm

    Oi André! Adoro o “Queimando Filme”! :)
    Já comprei a minha Instax mini, tô esperando chegar!
    Fiquei animada com a idéia de ter fotos instantâneas pra levar na carteira, colocar na geladeira, fazer mimos pros amigos… Tô super ansiosa pra pegar a tranqueirinha! :)
    Tenho certeza que a sua esposa vai pirar nos filmes com bordinhas coloridas e decoradas, ou na fofura dos mini-álbuns pra guardar as fotos… :)

    Eu vi também que tem adaptações de lentes da Holga (Tele, Wide, Fisheye) pra Instax mini! De repente, isso pode ser uma solução pra vc brincar mais com ela… Eu não resisti e acabei comprando tudo no eBay, hahahaha! Se vc quiser, mostro pra vcs quando chegar (#comofaz com a ansiedade? ahhahaha!).

    Beijos e parabéns pelo blog!

    Responder

    • 01/10/2012 em 7:43 pm

      Opa Juliane, obrigado!

      Olha, me interessa muito ver essas fotos com esses filtros sim, viu? Vamos fazer um post mostrando essas fotos? :-) me passa o link desses acessórios?

      Responder

  • 28/09/2012 em 7:53 pm

    ótimo post! dicas muito úteis na galeria.

    Uma pergunta, o flash tem a opção de ser desligado ou ele dispara sempre, mesmo sob sol?

    Responder

  • 28/09/2012 em 3:47 pm

    por enquanto eu fico só pegando as dicas sem sair por aí pra fotografar. eu gostei bastante, tenho muito interesse em ter (;

    Responder

  • Melissa
    28/09/2012 em 3:00 pm

    Oi, eu tenho uma polaroid igualzinha a instax da Fuji, inclusive o filme da instax funciona normalmente na polaroid. O problema maior é realmente o visor/oque está sendo mostrado. Sempre saem tortas as fotos, mesmo que eu tente compensar, sempre é uma surpresa. Você tem alguma dica de como posso “estabilizar” mais isso, pra não cortar mais cabeças ou pessoas? rs

    Responder

  • Thiago C.
    28/09/2012 em 2:41 pm

    Eu tô doido em uma Wide destas aí, também. :P

    Responder

  • Vanclécio
    28/09/2012 em 1:47 pm

    Legal, André.

    Já me decidi e vou comprar a minha em novembro. :)

    No ebay vi que dá pra comprar o espelhinho, que só vem pra Mini

    http://www.ebay.com/itm/Fuji-Instax-Mini-7s-Close-up-Lens-Self-Shot-Mirror-Fast-Shipping-/251099212811?pt=US_Lens_Adapters_Mounts_Tubes&hash=item3a76adec0b

    E tem também uns filtros de cores:

    http://www.ebay.com/itm/4-Colors-Filter-Close-Up-Lens-For-Instax-Fujifilm-Mini-7S-Polaroid-Wall-Ablum-/251059236050?pt=Camera_Lenses&hash=item3a744becd2

    Pensei também em pegar os filtros coloridos que vieram na minha Colorsplash e brincar na Instax, colocando na frente do flash e da lente, fazer combinações e ver no que dá… :)

    Bem, fica a sugestão.

    Responder

Deixa aí seu comentário!