6comentários

Transformando quartos em câmeras (ou câmaras) com Abelardo Morell

por em 08/10/2012
 

Véi, mano, meu, mermão, você conhece o Abelardo? Não? Não conhece o Abelardo? Você TEM QUE conhecer o Abelardo… ele faz as maiores câmeras do mundo! Sério! Ele faz câmeras do tamanho da sua sala! Oh Wait! Ele faz a sua sala virar uma câmera!

Chamei sua atenção pro Abelardo? Ok. Então vamos baixar a bola um pouco e falar sobre o que viemos falar ;-)

Abelardo Morell, fotógrafo cubano, é um homem  com um projeto. Um SENHOR projeto, aliás. Ele transforma cômodos em câmeras (na verdade em câmaras obscuras, ou câmaras escuras) onde consegue, através de pequenos buracos nas janelas completamente cobertas por panos e plásticos pretos, projetar lindas cenas nas paredes dos cômodos.

MAS PERAÍ:  Pra entender a beleza da obra do Tio Abe, você precisa entender o que são câmaras obscuras. Se j;a conhece, segue em frente. Se não conhece, eu tenho um videozinho bem legal pra você assistir bem aqui. ;-)

Voltando… então. Abelardo Morell viaja pelo mundo escolhendo cômodos que fiquem de frente pra belas vistas, e os transforma em câmaras obscuras, projetando as imagens que passam lá fora nas paredes internas. E, depois de passar um tempão curtindo as imagens projetadas com sua equipe, ele as fotografa pra mostrar pra todo mundo o quão legal essa brincadeira pode ser.

Simples, né? Mais ao mesmo tempo complexo. As misturas das imagens com os objetos e texturas das paredes criam imagens inesperadas, até mesmo pra ele, porém belíssimas. Dá vontade de ter essas imagens pintadas nas paredes de casa. E eu fico imaginando como deve ser única a emoção de cada vez que ele abre o buraquinho e a imagem aparece no fundo da sala. Aliás, tem um video que mostra essa emoção…

Esse video é o mais legal de ver primeiro, porque mostra como as imagens são feitas (além da emoção que falei aí em cima). É uma matéria da BBC. Veja em tela cheia no seu computador, com as luzes apagadas ;-) [Update de 10/10/12: Video retirado do Youtube à pedido da BBC… :-( Se alguém achar outra “cópia” online, me passa pra eu colocar aqui novamente? tks! ;-) ]

No video abaixo, Morell conta como fez uma camara obscura portátil, e do prazer de se ter que ter trabalho pra se conseguir uma imagem.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=9TZNnRYeJsk]

Entrevista dada ao Itaú Cultural quando esteve no Brasil

E aqui, pra terminar, uma galeria de imagens feitas por ele com base em suas projeções.

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!