12comentários

Making Of: Limpando uma TLR comprada na feirinha

por em 17/10/2012
 

Hoje de manhã fui limpar uma câmera TLR que comprei na Feirinha do Bixiga pra vender na Lojinha Queimando Filme. Foi tão legal que fotografei tudo e resolvi fazer esse post pra compartilhar com vocês minha aventura. Afinal, se ainda não montei meu laboratório até hoje, de repente monto uma oficina, né? ;-)

E vou fazer de uma forma estilo “show and tell”. Você clica na primeira foto da galeria ai embaixo e vai navegando pelas fotos. Eu vou, nos comentários de cada foto, dizendo o que fiz, como fiz, com o que eu fiz, ok? No final do post de uma lista das coisas que usei.

Sobre a galeria, atenção: dependendo do tamanho do seu monitor você vai ter que dar um scrolzinho pra baixo pra ver o que escrevi embaixo de cada foto.

O que usei (além de água, flanela e cotonetes):

Bom, é isso… ou foi isso. Me diverti bastante, e recomendo como terapia e forma de relaxar esquecendo os problemas de fora (da câmera).

Ah! E se você tá interessado na câmera, esquece. Foi vendida pra uma ex-aluna antes mesmo de eu acabar de limpar :-P Mas fica de olho na lojinha que sempre tem coisa nova!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 
  • Thyago
    05/12/2014 em 4:00 pm

    Olá! Sabe como posso ter acesso aos controles de velocidade de obituracao na yashica 635? Comprei uma, já desmontei e limpei lentes, espelho e tudo mais… Só nao tive acesso a essas partes em especifico… É que que em velicidades abaixo de 1/15 ela ta desregulada… Acho que apenas uma limpeza resolve…

    Responder

  • Lonez
    27/07/2013 em 6:39 pm

    Uma das minhas atuais duvidas, era realmente sobre como dar uma geral nas cameras.
    Estou querendo comprar alguma “das antigas”, mas fiquei pensando: “E se precisar de limpeza? Aqui onde moro não tem nem revelação em p&b, imagina limpeza e manutenção de uma Zorki por exemplo!”

    Com um post cheio de fotos e dicas como esse, já deu uma boa esclarecida no assunto “limpeza em casa”.

    Agora uma pergunta: que lance é esse de Lojinha Queimando Filme? É só por email ou tem como ver as cameras em algum anuncio?

    Obrigado! :D

    Responder

  • Nicole
    17/04/2013 em 5:11 pm

    Opa André!
    Me caiu como uma luva esta matéria… Tenho uma Lubitel 2 que ganhei a pouco e ela está com muitas manchas na lente… Vou tentar abrir para dar uma olhada… =D

    Responder

  • Francisco
    10/04/2013 em 5:48 pm

    Muito interessante mesmo! Eu estou com uma Rolleiflex 2.8, e quero muito dar uma geral nela, só que não sei como/por onde começar, e o medo de fazer m@#$a é grande! Onde posso encontrar algum site ou tutorial sobre limpeza de Rolleiflex?

    Responder

    • 11/04/2013 em 1:18 pm

      Opa Francisco! Olha, mnunca procurei por algo assim… mas acho que o mais recomendado é você levar ela pra manutenção. Eu NUNCA teria feito o que fiz nesse post se essa camera fosse uma Rolleiflex :-D

      Responder

  • 13/11/2012 em 1:43 pm

    Já fotografei com uma Start B. A minha estava um tanto mais conservada. Foi empresta e já devolvi para o dono, um senho octagenário, pai de uma amiga.
    http://www.flickr.com/search/?w=35182097@N00&q=start%20b

    Responder

  • Gustavo
    18/10/2012 em 5:55 pm

    olha, muito bom! dei uma limpada geral na minha yashica 124G aqui depois do seu post, e especialmente o visor está uma lindeza agora!

    Responder

  • 18/10/2012 em 8:35 am

    Se vc tivesse postado isto no inicio da semana eu pouparia 180 q me cobraram pra fazer isso!! :-)

    Responder

Deixa aí seu comentário!