12comentários

Comparando diferentes marcas e tipos de filme…

por em 22/10/2012
 

Já tem um tempo que alguns leitores vinham me perguntando se eu conhecia algum lugar que tivesse uma tabela comparativa entre tipos e marcas de filmes. Eu pensava “poxa, deve ter, né? Uma coisa tão essencial de se ter!” Mas procurava, procurava, e nada de encontrar.

Untitled

Por Bianca Bellini

Até que outro dia me lembrei de um site que considero ter algumas coisas bem legais, outras nem tanto: o Guide To Film Photography. Me lembrei de ter visto umas tabelas por lá pras quais nunca tinha dado muita atenção. Voltei lá… e pã! As tabelas eram E-XA-TA-MEN-TE o que eu estava procurando!

Mentira. Não eram não. Eram na verdade uma versão simplificada e bastante pessoal do que eu estava procurando. Uma tabela com alguns (mas não todos) os filmes disponíveis no mercado, e alguns comentários sobre cada filme com relação a cores, grãos, nitidez e etc.

E… pois bem! Na falta de algo mais completo, porque não aprender um pouco com a experiência dos colegas do Guide? Então.. cá estão, traduzidas, as tabelas comparativas para filmes coloridos, PB e cromos/slide.

Leiam, comentem, e divirtam-se! ;-)

Filmes Coloridos:

Marca Nome ISO Granulação Observações
Fuji Superia-200 200 Fina Cores vivas por todo o espectro para uso geral
Fuji Superia-400 400 Fina Uso geral
Fuji Pro-160S 160 Muito fina Cores naturais, tons suavez, muito nítido
Fuji Pro-400 400 Fina Cores incríveis com ótima latitude
Fuji Pro-800Z 800 Alguma granulação perceptível Reproduções fiéis mesmo com pouca luz, e com grande raio de exposição
Fuji Reala-100 100 Granulação fina altamente uniforme Reprodução de cores naturais, resultados nítidos, amplas exposições
Fuji Superia-1600 1600 Granulação perceptível Cores vibrantes e dinâmicas para ambientes com pouca luz
Kodak Portra-160 160 Muito Fina Cores vivas em todo o espectro, bom para uso em ambientes fechados e externos.
Kodak Portra-400 400 Fina Cores naturais por todo o espectro, bem flexível
Kodak Portra-800 800 Alguma granulação perceptível Azuis e amarelos vivos. Pode ser puxado até ISO 1600
Kodak Ultra-400 400 Fina Cores vivas pra uso em exteriores
Kodak Ultra-100 100 Fina Cores vivas pra uso em exteriores

Filmes Reversíveis (Cromo/Slide):

Marca Nome ISO Granulação Observações
Fuji Astia RAP 100 Extremamente Alta Tons de pele naturais e lindíssimos. Para retratos e moda
Fuji T64 64 Muito fina Para luz controlada com o uso de lâmpadas de tungstênio
Fuji Provia 100F 100 Fina For use with daylight, natural color depiction
Fuji Provia 400x 400 Fina Filme de uso geral capaz de lidar com amplas exposições
Fuji Velvia 50 50 Ultra-Fina Reprodução dinâmica de cores
Fuji Velvia 100 100 Ultra-Fina Uso em fotos externas, imagens extremamente nítidas e saturação rica
Kodak E100VS Very 100 Fina Para sessões de estúdio com luz controlada
Kodak E200 200 Fina Escala de baixo contraste em um filme de alta velocidade
Kodak EPP 100 Muito fina Saturação de cores ampliada
Kodak EPY 64 Fina Para luz controlada com o uso de lâmpadas de tungstênio
Kodak PKR 64 Extremamente Fina Para uso externo, imagens extremamente nítidas e cores ricas
Kodak EPL 400 Fina Para situações de pouca luz, balanço de cor morno

Filmes Preto e Branco:

Marca Nome ISO Granulação Observações
Fuji Neopan 100 100 Fina Filme para uso geral, amplo alcance de exposição
Fuji Neopan 400 400 Fina Ampla latitude de exposição, capacidade de revelação com puxadas para até 1600
Fuji Neopan Acros 100 Muito fina Grãos finos para uma ampla gama de aplicações fotográficas
Ilford Delta-100 100 Fina Filme para uso geral, amplo alcance de exposição
Ilford Delta-400 400 Fina Filme flexível, para fotografia de Fine Art
Ilford Delta-3200 1200 Bastante granulado Desenhado para ser puxado para ISO 3200
Ilford FP 4 125 Muito fina Pode ser subexposto em até 2 pontos e superexposto em até 6 pontos
Ilford HP5 400 Fina Ideal para pouca luz ou cenas em exteriores. Pode ser puxado até 3200
Ilford Pan F 50 Extremamente fina Detalhes finos e ausência de grãos, boa para fotografia de Fine Art
Kodak T-Max 1200 Granulado Desenhado para ser puxado para ISO 3200
Kodak T-Max 100 100 Extremamente fina Filme para uso geral, com curto alcance de exposição
Kodak T-Max 400 400 Fina Para luz suave ou ações rápidas. Pode ser puxado em até 2 pontos
Kodak Tri X 400 Fina Ideal para pouca luz ou exteriores, pode ser puxado em até 2 pontos
Kodak Plus X 125 Fina Filme para uso geral, razoavelmente flexível

Bom… é isso. Concorda? Discorda? Mande seu comentário!

Quanto vale esse post pra você?
Pense nisso e, se achar justo, colabore conosco! Você pode apoiar o Queimando Filme através de doações (faça a sua aqui!), divulgando esse post para seus amigos, ou até simplesmente clicando nos banners dos anunciantes! Tudo isso ajuda o Queimando Filme a continuar postando conteúdo de qualidade para todos os amantes da fotografia analógica ;-)

comentários
 
Deixe uma resposta »

 

Deixa aí seu comentário!